;

Especiais

Significado de amor na Bíblia (Estudo)

Fonte: Bibliaon  Foto:production/shutterstock

Do começo ao fim da Bíblia, o amor é citado como um grande mandamento e algo a ser praticado por todos os crentes em Jesus Cristo.

A Bíblia enxerga o amor como o principal valor entre todas as relações, ou seja, entre os humanos e entre Deus e suas criaturas.

O amor é um dos atributos de Deus, algo que faz parte de seu caráter, e que podemos conhecer. O apóstolo João declara sobre Deus:

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
- 1 João 4:7-8

Portanto, amor é algo que qualifica Deus inteiramente. E desse amor vem a motivação de Deus de criar todas as coisas, para que outros pudessem desfrutar do seu eterno amor.

Como Deus é amor, é isso que Ele exige das pessoas:

Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento.
- Mateus 22:37-39

Jesus está citando Deuteronômio 6:5, verso que os judeus costumam declarar todos os dias. Esse fato demonstra a importância que o amor pelo Senhor tem para a vida do povo d'Ele.

Ame a Deus

Como citado acima, o maior mandamento de todos é amar a Deus de todo coração, alma e entendimento. Dessa forma, o amor a Deus é algo que exige uma dedicação muito grande da nossa parte, para que nossos sentimentos, compromissos e observações sejam sobre o Senhor.

Jesus é o caminho para amar a Deus, principalmente quando ele ensina que:

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
- João 14:6

É através de Jesus que as pessoas conhecem verdadeiramente a Deus. Quem ama o Filho, ama também o Pai.

Ame o próximo

O amor entre as pessoas é o que sustenta a convivência saudável entre todos. Deus exige, no segundo maior mandamento, que as pessoas amem ao próximo:

E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
- Mateus 22:39

Jesus ainda diz que toda Lei e os profetas do Antigo Testamento são baseados nesses dois grandes mandamentos (amar a Deus e amar ao próximo).

Toda ajuda aos necessitados e boa convivência entre as pessoas próximas que a Bíblia exige é fundamentada no amor pelas pessoas. Todos são dignos de amor, não por merecimento próprio, mas por serem feitos à imagem de Deus. Esse amor não se refere a sentimentos vazios, mas de ações, como entrega, misericórdia e justiça.

Ame os inimigos

Mais do que amar aqueles que são mais próximos, Jesus chama os seus seguidores a amar aqueles que os perseguem:

"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam...
E que mérito terão se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os pecadores agem assim.
- Lucas 6:27-28, 33

A oração do cristão por aqueles que lhes causam problemas deve ser em amor. Por exemplo, se alguém zomba de você no trabalho por ser cristão, por pior que seja a situação, nosso dever é amá-lo.

As características do amor

O apóstolo Paulo, entendendo a grandiosidade e importância do amor, desenvolve um grande tratado sobre o amor na igreja.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
- 1 Coríntios 13:4-7

Diz ainda que sem amor, toda obra de caridade que fizesse, ou palavra que dissesse, não valeria de nada. Pelo que parece, o amor é a chave que faz as obras terem algum valor diante de Deus.

O amor cristão é um ideal muito alto, às vezes difíceis demais para serem alcançadas. Mas a verdade é que o Espírito Santo auxilia os crentes no exercício desse amor, por isso devemos confiar n'Ele.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.