;

Especiais

O que é CORPUS CHRISTI?

Fonte: Esbocosermao  Foto:Jacob Bentzinger via Unsplash

I Coríntios 11.24 e 12.27

Introdução: Muitas tradições religiosas são repetidas sem questionar ou compreender sua origem e significado. A comemoração do Corpus Christi é muito importante em muitas nações de tradição católica, sendo considerada feriado ou ponto facultativo em muitos lugares. Muitos evangélicos guardam esta data sem refletir a respeito, mantendo costumes do catolicismo.

Qual o significado do Corpus Christi?

Vamos refletir sobre a origem e propósito desta festa e compreender o motivo por que os evangélicos não a celebram:

 

1- Significado do Corpus Christi

A expressão do latim significa “Corpo de Cristo” ou "Corpus Domini" (corpo do Senhor) se referindo ao símbolo do pão que representa o Corpo de Cristo.

 

2- Propósito do Corpus Christi

O objetivo do Corpus Christi é celebrar o sacramento da eucaristia ou comunhão representada na hóstia que é carregada em procissão pelas ruas ornamentadas para a festa.

 

3- Quando acontece o Corpus Christi

A festa do Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa sempre numa quinta-feira, por isso não tem uma data específica, podendo alternar entre o fim de maio e início de junho.

 

4- Origem do Corpus Christi

A tradição católica conta que uma jovem freira chamada Juliana de Cornillon (por volta de 1230 d.C.) recebia visões sobre celebrar o sacramento da eucaristia, onde o próprio Cristo ordenaria que seu corpo fosse adorado publicamente, visto que tantos outros santos eram homenageados. Posteriormente a data foi oficializada pelo papa Urbano IV em 1264 d.C.

 

5- Doutrina do Corpus Christi

Para o catolicismo, a hóstia ou pão realmente se transforma em parte do Corpo de Cristo de forma milagrosa, que é chamado de Transubstanciação. Por isso acredita-se que o corpo de Cristo deva ser adorado, reservado num lugar especial do altar chamado santíssimo e carregado em procissão no dia de Corpus Christi.

 

6- Lendas sobre o Corpus Christi

Em 1263 um sacerdote na Itália que duvidava que a hóstia poderia se transformar em Corpo de Cristo e aconteceu que enquanto partia o pão escorreu sangue provando então a transubstanciação. Este fato passou a ser considerado um milagre e começou a existir uma mística de que se alguém morder a hóstia ela poderia sangrar, então a mesma deve ser dissolvida na boca sem mastigar.

 

7- Tradições do Corpus Christi

Costuma-se enfeitar as ruas por onde passa a procissão com imagens que representam símbolos do cristianismo, inspirado na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mateus 21.6-8).

 

8- Porque os evangélicos não comemoram o Corpus Christi?

Os cristãos de origem protestante não acreditam que o pão se transforma em Corpo de Cristo e nem que deva ser venerado, considerando isso uma forma de idolatria e superstição (I Coríntios 10.14).

 

9- O que a Bíblia diz sobre o Corpo de Cristo?

I Coríntios 11.24 “e, tendo dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.”

I Coríntios 12.27 “Ora, vocês são o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo.”

O corpo de Cristo na terra é a Igreja (Romanos 7.4) e todos os cristãos são membros deste corpo espiritual (Romanos 12.5), como representantes do Reino de Deus na terra (I Coríntios 12.12).

A Santa Ceia também é uma lembrança do sacrifício de Jesus e pão representa o Corpo de Cristo que foi partido por nós (I Coríntios 10.16). Mas o pão da Ceia não se transforma em carne, continuando a ser apenas trigo e representando simbolicamente o corpo de Jesus que foi partido por nós (Lucas 22.19).

 

 A Igreja é o Corpo de Cristo!

CONCLUSÃO

I Coríntios 10.14 “fugi da idolatria”

A idolatria muitas vezes se disfarça de coisas boas como a Santa Ceia que é um sacramento ordenado pelo próprio Cristo, mas que deve ser interiorizado em cada um de nós não venerado como algo místico.

Como corpo de Cristo na terra, todos nós temos o compromisso de fazer as obras de Jesus como seus representantes, para ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.14).

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.