Justiça Eleitoral realiza palestra sobre participação jovem na política em Alto Taquari
Fonte: TRE-MT Foto: Reprodução TRE-MT (Daniel Dino) |
Cerca de 160 jovens da Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, localizada no município de Alto Taquari, tiveram uma aula bem diferente nesta terça-feira (06.06). Eles participaram de palestra proferida pela juíza da 8ª Zona Eleitoral de Alta Araguaia, Marina Dantas Pereira, onde o tema principal foi: Fake News e urnas eletrônicas.
"No ano passado, muitas Fake News foram divulgadas na internet sobre a urna eletrônica, mas os senhores não podem acreditar nessas informações enganosas. Ela é um equipamento seguro, não é conectada à internet e passa por diversas etapas de auditoria. Uma delas ocorre na carga e lacre, que é uma audiência pública em que estão presentes os servidores do cartório eleitoral, o juiz eleitoral, promotor eleitoral, imprensa e partidos convidados. Nessa audiência são inseridos os dados de candidatos e eleitores e as urnas são lacradas, já prontas para serem usadas no dia da eleição”, destacou a magistrada.
O evento teve como propósito abordar a participação dos jovens na política, sendo que a Justiça Eleitoral foi a convite da professora de Trilhas do Conhecimento, Lucienne Lizaldo Tolentino Barbosa. A palestra foi realizada em dois períodos, sendo destinada a aproximadamente 100 alunos no período matutino e a cerca de 60 alunos no período vespertino.
Para a chefe de cartório, Shirley de Jesus Oliveira Pereira, esta foi uma oportunidade de falar aos jovens sobre a importância do alistamento eleitoral como condição necessária para o exercício pleno da cidadania. "Para escolher seu representante na política, é necessário analisar que candidato defende a implementação de políticas públicas que são importantes para você. Se você não escolher, alguém vai escolher por você."
Além dos temas citados, foram discutidos temas relacionados à cidadania, democracia e direitos políticos. A iniciativa segue o compromisso do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) em promover a educação cívica e a conscientização política entre os jovens, contribuindo para a formação de cidadãos participativos e engajados na construção de uma sociedade democrática.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.