;

Especiais

Governo alerta para golpes de sites falsos para pagamentos de licenciamento e IPVA em Mato Grosso

 

Fonte: Secom-MT  Foto: Secom

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) alerta os contribuintes sobre um site falso criado por criminosos para aplicar golpe. O endereço falso é: https://sefazmtgov.com/, com o layout idêntico ao site do Detran-MT porém, o endereço eletrônico é diferente do site oficial.

Ao fazer a consulta com os dados do veículo, o site falso apresenta uma tela semelhante ao do licenciamento. Na página é apresentado um QR Code falso para pagamento via PIX, com desconto. Se for pago, o valor é repassado para conta corrente de criminosos.

Para que o cidadão não caia no golpe, a orientação é que a atenção seja redobrada na hora de pagar o IPVA ou licenciamento. O boleto para o pagamento deve ser emitido apenas nos sites e canais de atendimento oficiais da Secretaria de Estado de Fazenda e do Detran, além do aplicativo MT Cidadão e do portal de serviços do Governo de Mato Grosso.



O Detran-MT e a Sefaz-MT reforçam ao contribuinte para que sempre se atente ao endereço eletrônico do site antes de digitar dados pessoais ou emitir qualquer boleto para pagamento. O site oficial do Detran-MT é: www.detran.mt.gov.br e o da Sefaz-MT: www.sefaz.mt.gov.br, ambos com o domínio final “mt.gov.br”.

O contribuinte deve se atentar, também, às formas de pagamento oferecidas. O licenciamento possui valor de R$ 140, sem descontos. Já o IPVA pode ser pago à vista, com 15% de redução, ou parcelado em até oito vezes. Para duas parcelas é oferecido 10% de desconto e de 5% em três vezes.

Desde o início do ano, criminosos têm criado diversos sites fraudulentos com o objetivo de aplicar o golpe e cobrar valores relacionados ao IPVA e licenciamento. A Sefaz e o Detran estão trabalhando para remover e bloquear as páginas para que a população não sofra nenhum prejuízo.

O Detran-MT já está tomando as providências necessárias para a retirada do novo site falso do ar e orienta ao cidadão, caso tenha caído em algum golpe em nome do órgão, que registre um Boletim de Ocorrência (BO) junto a delegacia de polícia.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.