sexta-feira, 30 de junho de 2023

Esmagamento de soja em Mato Grosso registra recorde em maio

 

Fonte: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso  Foto: Rafael Silvério 

As indústrias mato-grossenses processaram no mês de maio 1,04 milhão de toneladas de soja. O volume é considerado recorde para o estado. Entre os fatores para tal resultado está a demanda externa aquecida, principalmente para o farelo de soja.

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que no comparativo com o mês de abril houve um aumento de 4,97% no volume de soja esmagada no estado. Em abril foram cerca de 990 mil toneladas. Ao se comparar com fevereiro e março, o montante segue superior as 870 mil toneladas e 980 mil toneladas processadas, respectivamente.

“Esse cenário é pautado pela melhora na margem bruta das indústrias, que aumentou 3,54% no comparativo mensal, ficando projetada em R$ 635,69 a tonelada na média de Mato Grosso”, pontua o Imea.



Demanda externa aquecida

Outro ponto destacado pelo Imea para o aquecimento do esmagamento de soja é quanto a demanda externa está aquecida neste momento, principalmente para o farelo de soja, que tem apresentado níveis recordes nas exportações.

Em maio, Mato Grosso exportou 4,49 milhões de toneladas de soja em grão, alta de 11,07% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Já em relação ao escoamento de farelo foram 858,61 mil toneladas em maio, 14,33% a mais em relação a 2022 no mês, e em óleo de soja 63,19 mil toneladas.

“Desse modo, espera-se que o ritmo do processamento das indústrias em Mato Grosso continue aquecido até o final do ano, devido à “lacuna” deixada pela menor oferta da Argentina, cenário já observado no escoamento dos subprodutos, em que o estado tem abastecido países que não compravam há algum tempo ou não tinha relações comerciais, como: Cuba, Egito, Gana e Costa do Marfim”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.