;

Especiais

Começa o projeto piloto da semana de 4 dias de trabalho em Portugal

Fonte: TRT Português Foto:Olga Tarasyuk/iStock


O Governo de Portugal, anunciou que a partir do dia de hoje, começou a ser aplicado o regime-piloto da semana de trabalho de 4 dias em cerca de 100 empresas.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, da Segurança Social e Solidariedade, afirmou que o decreto-lei, que entrou em vigor a 5 de junho, deu início à implementação de uma semana de trabalho de 4 dias para empregadores e trabalhadores que queiram participar voluntariamente, sem qualquer redução salarial.

As empresas que participam no programa-piloto elaborarão um relatório, partilhando com o ministério informações sobre a produtividade, os custos intermédios e o bem-estar dos trabalhadores antes, durante e após a semana de trabalho de 4 dias.

A Bélgica foi um dos primeiros países da Europa a iniciar a experiência da semana de 4 dias de trabalho, que passou a estar na ordem do dia após a pandemia do novo tipo de coronavírus (Covid-19) em novembro.

Alguns países do norte da Europa, como a Suécia e a Finlândia, também estão a experimentar estes programas, e a Espanha começou a experimentar a semana de trabalho de 4 dias em 41 empresas do setor da indústria, no início deste ano.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.