;

Especiais

Síndrome Mão-Pé-Boca: conheça os sintomas da doença que registra alta de casos

 


Fonte: CNN Brasil  Foto:Tucker Good na Unsplash

Os casos da Síndrome Mão-Pé-Boca tiveram um aumento em relação ao ano passado nos três primeiros meses do ano.

Em São Paulo, por exemplo, a alta foi de 149% em relação a 2022 – além de registro de surtos em Minas Gerais, Santa Catarina e Minas Gerais.

Em entrevista à CNN Rádio, no Correspondente Médico, o infectologista pediátrico Márcio Nehab explicou que se trata de uma doença viral, causada pelo vírus Coxsackies e enterovírus, transmitida pelo contato.

“Ela é transmitida tossindo, falando, com contato de secreções contaminadas, incluindo fezes”, disse.

O período de incubação é de 3 a 6 dias, e o contágio preocupa, já que “crianças eliminam vírus por semanas ou até meses nas secreções respiratórias e fezes.”

A doença, que afeta em sua maioria as crianças, não é restrita a elas, e pode acometer adolescentes e adultos.

“Ela se manifesta com o aparecimento de lesões principalmente dentro da boca, nos pés e nas mãos, por isso o nome”, contou.

O infectologista destacou que essas lesões são avermelhadas em um primeiro momento e às vezes evoluem como pequenas bolhas d’água, similares à catapora.

“As lesões dentro da boca são muito doloridas, se assemelham a aftas e são um problema para as crianças, que muitas vezes têm a hidratação e ingestão de alimentos dificultada.”

A prevenção, segundo o especialista, “passa por evitar contato com adultos ou crianças doentes.”

“Antes de se ter os sintomas é muito difícil impedir completamente”, disse.

Dessa forma, é importante que, se a criança não estiver bem, que seja mantida fora de suas atividades normais de creches ou escolas.

Não há tratamento específico para a síndrome Mão-Pé-Boca, o que são tratados são os sintomas, como dor, febre e vômitos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.