;

Especiais

Mais Médicos: MT tem 91 vagas abertas para novos profissionais

 

Fonte: G1MT Foto: André Ávila / Agência RBS

Mato Grosso tem 91 vagas abertas para contratar novos profissionais da saúde para atender no programa Mais Médicos, de acordo com edital publicado pelo governo federal nesta segunda-feira (22).

Ao todo, serão 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios no país. As inscrições começam na sexta-feira (26) e seguem abertas até dia 31 de maio.

A prioridade inicial é para a convocação de profissionais brasileiros formados no país. Médicos formados no exterior, sejam eles nascidos no Brasil ou estrangeiros, também serão convocados, mas nas vagas remanescentes.

De acordo com o governo, o edital aberta é para "recompor vagas ociosas dos últimos quatros anos". Além disso, mil dessas vagas serão para atender a região da Amazônia.

Cada bolsa-formação concedida pelo programa será no valor de R$ 12.386,50 por 48 meses prorrogáveis pelo mesmo período.

A seleção se dará por meio de avaliação do currículo dos candidatos, com pontuações para cada formação a mais ou experiência anterior que o médico tenha. Cada candidato poderá fazer 90 pontos ao todo.

Entre as novidades no novo edital, estão:

Tempo de contrato (de três para quatro anos)

Possibilidade de licença maternidade (seis meses) e paternidade (20 dias)

Especialização em medicina da Família e Comunidade e a possibilidade de mestrado em Saúde da Família

O Programa

O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Atualmente, o programa conta com mais de 8 mil médicos.

O governo estima que "cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social". Só neste ano, 117 médicos foram enviados para atuar em Distritos Sanitárias Indígenas (DSEIS), como o presente no território Yanomami.

Regras de inscrição

Ter diploma de medicina com habilitação para exercício da profissão. Para estrangeiros é preciso que esteja autorizado a atuar no exterior;

Não possuir pendências criminais seja na Justiça Federal ou Estadual, nos últimos seis meses;

Para os homens brasileiros, estar com a situação regular com as obrigações militares; e

Não possuir pendências na Justiça Eleitoral.

É vedada a inscrição:

Quem participa atualmente do programa;

Quem participa atualmente do pograma Médicos pelo Brasil;

Quem já participou do programa e foi desligado por descumprimento das regras; e

Quem se desligou do programa a menos de 180 dias.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.