;

Especiais

Jovens que não concluem o ensino médio ganham salário mais baixos e vivem menos, diz estudo

 


Fonte: G1  Foto: TV Globo

Um estudo da FIRJAN-SESI mostra os graves impactos da evasão escolar no Brasil. Apenas seis em cada dez alunos concluem o ensino médio no Brasil. Uma taxa pior do que a do México, Costa Rica, Colômbia, Portugal e muito inferior ao Chile, que fez um intenso trabalho de combate à evasão.

Os números da evasão escolar no Brasil são alarmantes: 500mil brasileiros com mais de 16 anos deixam a sala de aula todos os anos. Esse abandono tem consequências na vida pessoal deles e na economia do país. O ganho anual se a taxa de evasão do ensino médio fosse igual a do Chile seria de R$135 bilhões. Apenas 6 em cada 10 alunos conclui o ensino médio no Brasil.

Entre os mais pobres, o percentual de jovens entre 20 e 24 anos que concluíram o ensino médio é de 46%. Conforme a renda aumenta, o abandono escolar diminui. Entre os mais ricos, 94% terminam a escola.

Quem não conclui a educação básica tem salário mais baixo, consegue menos emprego formal. E até vive menos. A expectativa de vida é três anos menor, segundo mostra a pesquisa. A consultora em educação da FIRJAN-SESI Andrea Marinho comenta que a evasão escolar atinge a todos nós e que a educação precisa ser prioridade nacional.

"A evasão do ensino médio é uma tragédia silenciosa que atinge toda a todos nós. Obvio que atinge mais profundamente o jovem mais vulnerável, o jovem da classe mais pobre e que precisa portanto ser enfrentada. Enfrentada como prioridade nacional", diz Andrea Marinho.

O estudo apresenta propostas a partir de práticas que já existem e deram certo. Como programas de recuperação de aprendizagem, auxílio-financeiro e apoio psicológico aos alunos.

A estudante Isabela Matos conclui o ensino médio em 2023 e fala da importância de seu diploma.

“Sempre foi um desejo meu fazer o ensino médio com o ensino técnico porque acho isso muito importante, você sair do ensino médio já direcionado para uma carreira, já dentro do mercado de trabalho”, conta Isabela.

A Vanuza Matos, mãe da Isabela, depois dos filhos grandes, também voltou para a escola e garantiu o diploma do ensino médio e não quer mais parar.

“Meu sonho ainda não acabou não. Tenho sonho de fazer a faculdade. Acho muito legal. Eu já vi pessoas com bem mais idade que consegue se formar. Eu acho que é por aí”, afirma Vanuza.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.