;

Especiais

Síndrome de Tourette: veja as causas e sintomas para a doença marcada por tiques

 

Fonte: CNN Brasil  Foto: Getty Images

A Síndrome de Tourette é uma doença neuropsiquiátrica que combina “sintomas neurológicos e psiquiátricos”, conforme explicou a neurologista Joyce Yamamoto à CNN Rádio, no Correspondente Médico.

O Tourette ganhou mais atenção uma vez que artistas como Billie Eilish e Lewis Capaldi revelaram que tiveram o diagnóstico recentemente.

“É uma doença complexa, não são só tiques. Ela começa desde a infância e pode seguir até a idade adulta”, disse.

Os tiques, segundo a neurologista, “parece proposital, mas é semi-involuntário”: “O paciente consegue controlar parcialmente a realização, a pessoa sente um fenômeno premonitório, agonia no local, consegue parcialmente controlar, mas gera agonia quase incontrolável e, quando solta, sente alívio.”

A especialista em distúrbios do movimento afirmou que, embora ela seja caracterizada por esses tiques motores e vocais, “pode ter como comorbidades transtornos psiquiátricos.”

“É uma bola de neve, entre 80 e 90% dos pacientes possuem doenças associadas, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Obsessivo Compulsivo, ansiedade, síndrome do pânico e depressão.”

Causas do Tourette

Há uma “mistura de causas” para a doença.

“O risco é genético, embora não seja um gene sozinho, com uma pré-disposição com fatores de risco não identificados”, disse Joyce.

O que isso significa é que o cérebro funciona como uma rede de circuitos, com neurotransmissores que fazem funcionamento adequado, e esse circuito, embora preservado, deixa de funcionar.

Tratamento e diagnóstico

O diagnóstico é clínico, ou seja, não há um exame que identifique a doença, cabe ao profissional perceber os sintomas.

Já o tratamento é “multidisciplinar”: “Envolve médico neurologista, psiquiatra, família, ambiente onde está e a psicoterapia.”

“Tourette tem tratamento, mas é ao longo do tempo, não é agudo, em que se dá um remédio e acabou”, completou.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.