O Governo do Estado desenvolveu
uma plataforma digital de relacionamento com o cidadão que reúne, em um só
local, as informações sobre todos os serviços ofertados pelos órgãos públicos,
tornando o acesso mais simples, ágil e fácil. O novo portal está em fase de
transição e nele o cidadão encontra uma Carta de Serviços Públicos ao Usuário
com orientações sobre mais de 570 serviços ofertados.
A Carta de Serviços ao Usuário é
uma espécie de cardápio onde os órgãos públicos adicionam suas informações e
listam os serviços por eles prestados. Além do novo Portal do Governo, ela
também estará disponível no aplicativo MT Cidadão. Para facilitar a busca, os
serviços foram categorizados por público-alvo, órgão prestador e por área.
Na carta de serviços ao usuário,
o cidadão encontrará mais informações sobre todos os serviços ofertados pelo
Estado, bem como a forma de acessá-los e os padrões de qualidade e de
atendimento que deve esperar.
Criado nos mesmos moldes do
projeto executado pelo governo federal (gov.br), inspirado por iniciativas
semelhantes no Reino Unido, México e Uruguai, o usuário precisará de uma só
conta de cadastro, que é o seu MT Login, já utilizado pelos aplicativos MT
Cidadão e Nota MT para ter acesso personalizado à plataforma, podendo inclusive
também utilizar o mesmo acesso criado para o portal federal (Gov.br).
Por meio do portal, o cidadão
poderá ainda avaliar os serviços públicos, fazer denúncias, sugestões e
elogios, e terá acesso a uma galeria de aplicativos móveis do governo,
disponíveis nos sistemas iOS e Android, podendo baixá-los nas lojas virtuais a
fim de economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários para receber
atendimento público.
A plataforma foi desenvolvida
pela Secretaria de Planejamento e Gestão e Empresa Mato-Grossense de Tecnologia
da Informação (MTI), sob a orientação do Sistema de Governança Digital do
Governo de MT, e permanecerá em constante evolução para que novos serviços
sejam relacionados, transformados digitalmente e acessados com mais facilidade
pela população.
“Utilizar a tecnologia para
facilitar a vida do cidadão faz parte da missão da MTI, e esta entrega além de
cumprir obrigações legais contribui de forma prática para que o cidadão tenha
uma melhor experiência na sua relação com o Governo”, ressaltou Cleberson
Gomes, presidente-interino da MTI.
Para conhecer o novo Portal do
Governo acesse: www.portal.mt.gov.br
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