;

Especiais

Neymar exalta jogador tcheco que assumiu ser gay: "Dia importante'

 

ESPORTE 

Fonte: GE  Foto: Franck Fife/AFP


O atacante Neymar, do PSG, exaltou a decisão do meia tcheco Jakub Jankto, do Sparta Praga, que assumiu sua homossexualidade nesta segunda-feira. Em entrevista coletiva na véspera da partida contra o Bayern, pela Champions, o brasileiro reiterou que as pessoas precisam ser livres para serem o que desejam em qualquer espaço.

“É um dia importante pela forma de se expressar. Eu não tenho preconceito com nada. Acho que o preconceito, hoje em dia, tem que ser cada vez menos com tudo, homofobia, racismo... tudo que for possível”, declarou.

Neymar foi perguntado sobre o assunto por um jornalista italiano e confessou que não sabia da declaração de Jankto e até pediu desculpas por não estar ciente da notícia. O atacante brasileiro reiterou que não há mais espaço para discriminação.

“Você tem que ser livre, tem que entender o que a pessoa quer. Ela tem livre e espontânea vontade para fazer o que quiser”, disse Neymar.



– Todo ser humano tem o direito de ser o que quiser, ser quem quer. Não pode proibir ninguém de ser o que tem vontade de ser – reiterou o atacante.

Jankto, de 27 anos, tem 45 jogos pela seleção da República Tcheca e tem longa passagem no futebol italiano. Ele jogou por Ascoli, Udinese e Sampdoria e também atuou no Getafe, na temporada passada. O meia está emprestado pelo time espanhol ao Sparta Praga.

Jankto é um dos poucos jogadores profissionais da atualidade que tiveram coragem de assumir ser gay. Recentemente, Josh Cavallo, meia do Adelaide United, da Austrália, e o jovem Jack Daniels, do Blackpool, da Inglaterra, também tomaram a decisão.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.