;

Especiais

Macron quer discutir combate à desinformação nas redes com Lula

POLÍTICA 

Fonte: CNNBrasil Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters


O presidente da França, Emmanuel Macron, enviou dois auxiliares próximos ao Brasil para estreitar relações com o governo Luiz Inácio Lula da Silva e comunicar sua vontade de fazer uma visita oficial ao país ainda neste ano.

Um dos temas prioritários no radar dos franceses é dialogar sobre “combate à desinformação” nas redes sociais e identificar estratégias comuns para “regulação da internet”, no momento em que o governo brasileiro prepara uma proposta de regras mais rígidas para a retirada de conteúdos considerados antidemocráticos do ambiente digital.

A ministra das Relações Exteriores, Catherine Colonna, já acertou sua vinda a Brasília na próxima quarta-feira (8). Antes dela, passaram pela capital brasileira o conselheiro de Macron para Américas, Walid Fouque, e a diretora de Américas da chancelaria francesa. Foram recebidos no Itamaraty e no Palácio do Planalto.

Aos seus interlocutores, Fouque classificou o governo Jair Bolsonaro como um período de “eclipse” nas relações Brasil-França. Bolsonaro ignorou o ex-ministro francês das Relações Exteriores quando ele veio ao Brasil, em 2019, trocando um encontro pré-agendado por uma ida ao cabeleireiro. Depois, concordou nas redes sociais com um seguidor que debochava da mulher de francês, comparando-a fisicamente com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Nas reuniões em Brasília, Fouque contou que Macron ficou acordado até depois de meia-noite em 30 de outubro, data das eleições presidenciais no Brasil. Ele foi consultado pessoalmente sobre a nota oficial de reconhecimento da vitória de Lula no segundo turno e aprovou os termos da declaração. O receio, em Paris, era de contestação de Bolsonaro ao resultado eleitoral. Na avaliação de Macron, a comunidade internacional precisava ser rápida no reconhecimento.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.