INTERNACIONAL
Fonte: G1 Foto: Divulgação/DoNotPay
Um robô "advogado"
treinado por inteligência artificial será usado pela primeira vez em um
tribunal dos Estados Unidos.
Em uma audiência marcada para 22
de fevereiro, ele vai orientar uma pessoa que deseja recorrer de uma multa de
trânsito.
A ferramenta foi desenvolvida
pela DoNotPay ("não pague", em tradução livre), que usa inteligência
artificial para automatizar pedidos de reembolso e contestações de cobranças
injustas. A ideia é que consumidores façam isso sem precisar contratar
profissionais especializados.
"Pela primeira vez, um robô
representará alguém em um tribunal dos Estados Unidos. A inteligência
artificial da DoNotPay vai sussurrar no ouvido de alguém exatamente o que
dizer", disse Browder.
O executivo afirmou à CBS News
que o robô funciona em um celular, onde poderá ouvir os argumentos apresentados
no tribunal e indicar, por meio de fones de ouvido, o que a pessoa que está
sendo julgada deve responder.
A empresa não revela em que
tribunal o teste será feito, nem o nome da pessoa que contará com a ajuda da
inteligência artificial.
De acordo com a CBS News, a
maioria dos tribunais americanos tem restrições sobre equipamentos eletrônicos,
mas a DoNotPay decidiu aproveitar uma permissão relacionada a aparelhos
auditivos.
Robô tem mais de 100 serviços
O robô da DoNotPay será testado pela primeira vez em um tribunal, mas já é usado há anos para se comunicar com empresas por mensagens de texto. Ele está disponível em um aplicativo para iPhone (iOS) e um assistente virtual (chatbot) no Messenger.
No início, a ferramenta só
permitia recorrer de multas de trânsito, mas, depois, passou a oferecer outras
funcionalidades para cidadãos dos EUA e do Canadá. Hoje, ele tem mais de 100
serviços e ajuda a cancelar assinaturas, contestar taxas bancárias e acionar
seguros, por exemplo.
O robô foi usado em mais de 2
milhões de casos, incluindo o cancelamento de 300 mil assinaturas, desde seu
lançamento, em 2016, segundo Browder.
A ferramenta custa US$ 36 a cada
dois meses (cerca de R$ 185, na cotação de 24 de janeiro). A empresa defende
que ajuda consumidores a economizarem tempo e dinheiro, livrando-os da
burocracia.
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