;

Especiais

Pessoas não vacinadas têm maior risco de desenvolver Covid longa, aponta estudo

SAÚDE

Fonte: CNN Brasil Foto: Ruben Bonilla Gonzalo/Getty Images


A infecção pelo coronavírus pode resultar em uma variedade de quadros clínicos, desde infecção assintomática ou sintomas leves até hospitalização e morte.

Covid-19 pode causar impactos ao organismo que vão além de alterações no sistema respiratório, com sintomas prolongados que podem durar semanas ou meses. A chamada Covid longa está associada a alterações neurológicas, de comportamento, insônia, dores musculares e nas articulações.

Um n


ovo estudo conduzido por pesquisadores dos Estados Unidos aponta um risco maior do desenvolvimento de sintomas prolongados de Covid-19 entre pessoas que não foram vacinadas e entre aqueles que tiveram sintomas moderados ou graves. Os resultados foram publicados no periódico científico JAMA nesta quarta-feira (18).

Dados de ensaios clínicos e estudos observacionais demonstraram que a vacinação contra a Covid-19 é altamente protetora contra sintomas agudos, hospitalização e morte pela doença considerando uma variedade de variantes.

A relação entre a vacinação e as condições pós-Covid permanece incerta. Alguns estudos sugerem que a vacinação após a infecção pode reduzir o risco de condições pós-Covid.

O estudo recente, com a participação de 1.832 pessoas adultas, aponta que o risco de relatar sintomas por 28 dias ou mais após o início da Covid-19 foi significativamente maior em participantes que não foram vacinados e entre aqueles que relataram sintomas de doença aguda moderada ou grave.

Além disso, seis meses após o início, os participantes apresentaram risco significativamente maior de problemas pulmonares ou neurológicos, de saúde mental e de diabetes em relação ao período anterior à infecção.

Mais da metade dos participantes avaliados tinham de 18 a 44 anos, eram do sexo masculino, não tinham sido vacinados e não apresentavam comorbidades. Um total de 728 participantes (39,7%) teve doença que durou 28 dias ou mais. Os participantes não vacinados relataram doença inicial moderada ou grave, tiveram mais dias de internação foram mais propensos a relatar 28 ou mais dias de sintomas.

Entre os participantes não vacinados, a vacinação pós-infecção foi associada a um risco 41% menor de relatar sintomas em 6 meses.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.