sábado, 26 de novembro de 2022

MT recomenda uso de máscara a pessoas com sintomas gripais e crianças da rede pública de ensino

MATO GROSSO

Fonte: G1  Foto: Heloise Hamada/g1

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recomendou, que pessoas com sintomas gripas e estudantes de 5 a 11 anos da rede pública de ensino voltem a usar máscaras, principalmente em ambientes fechados com aglomeração ou com pouca ventilação.

A decisão da SES ocorre um dia após a confirmação do primeiro caso da subvariante da ômicron da Covid-19 no estado, chamada de BQ.1 e foi tomada em reunião integrada com o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) com a presença remota de gestores municipais, representantes de conselhos de classe e instituições.

Os dados nos últimos 14 dias revelam um registro de 567 casos confirmados da doença, o que representa uma incidência de 16,27 casos por 100 mil habitantes. Segundo a SES, o estado está em nível 1 de alerta, sendo considerado como de risco baixo. Contudo, ao menos 55 municípios integram a classificação de risco de transmissão da Covid-19. Um município aparece em nível alto -- Acorizal, a 59 km de Cuiabá, 13 em moderado e 41 em baixo.

A SES ainda ressalta a importância da população em se manter vacinada, como a única forma de evitar casos graves e internações. Atualmente, o estado registra 67% de cobertura vacinal da população em geral.

Para o público infantil, a taxa de imunização está em 26%. Já os adolescentes também estagnou nesse patamar. Aos adultos menores de 40 anos a taxa não chega a 50% da cobertura, conforme o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância da SES, Juliano Melo.

De acordo com dados do painel epidemiológico, foram registrados 841.630 casos desde o começo da pandemia no estado. Deste total, 825.035 se recuperaram da doença e 15.257 morreram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.