;

Especiais

Referência na região, Centro de Hemodiálise de Costa Rica passa a atender Alto Taquari e outros três municípios

SAÚDE 

Fonte/Foto: Assessoria Prefeitura de CR


A partir da próxima semana, o Centro de Hemodiálise Andreza Cristina Pereira da Costa, passará a atender, além de Costa Rica, também os pacientes de Paraíso das Águas (MS), Figueirão (MS), Chapadão do Sul (MS) e Alto Taquari (MT).

Através da Portaria GM/MS nº 3.717 de 4 de outubro de 2022, o estabelecimento de saúde fica habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC) com Hemodiálise e nos Estágios 4 e 5 (Pré-dialítico).


“Com apenas 8 meses de funcionamento, nosso Centro de Hemodiálise já é referência na região e está apto a expandir os atendimentos aos municípios circunvizinhos, o que nos deixa muito orgulhosos pelo desempenho da nossa equipe multiprofissional e felizes por mais uma vez podermos contar com apoio dos Governos Estadual e Federal. Agradeço e parabenizo também os gestores de Paraíso das Águas, Figueirão, Chapadão do Sul e Alto Taquari que não mediram esforços e uniram forças conosco para que tudo isso se tornasse possível”, destaca o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.

Entre as considerações da portaria está a documentação apresentada pelo Município de Costa Rica na Proposta SAIPS nº 160780 e na correspondente avaliação da Coordenação Geral de Atenção Especializada do Departamento de Atenção Especializada e Temática – CGAE/DAET/SAES/MS.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Centro de Hemodiálise já estava em funcionamento com recursos próprios do Município e com a habilitação passará a contar com aporte financeiro estadual e federal.   

“Foi um trabalho conjunto que hoje nos possibilita a partir de agora melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes renais crônicos, tanto de Costa Rica como da região. Ao todo, a Unidade passará a atender cerca de 40 pacientes de forma escalonada já na próxima semana”, completou o secretário. 



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.