terça-feira, 11 de outubro de 2022

Polícia apreende mais de 63 mil litros de óleo lubrificante clandestino

MATO GROSSO

Fonte: G1MT  Foto:Polícia Civil


Nessa segunda-feira (10), a Polícia Civil apreendeu mais de 63 mil litros de óleo lubrificante clandestinos, utilizados em veículos automotores, em Cuiabá. Participaram da ação, a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Procon Estadual.

Segundo a Polícia Civil, a força-tarefa esteve em duas grandes distribuidoras de óleo lubrificante que forneciam o produto para todo o Mato Grosso, localizadas nos bairros Parque Ohara e Jardim Paulista em Cuiabá.

Ainda segundo a polícia, na primeira distribuidora, foram apreendidos 16.456 mil litros de óleo lubrificante de duas marcas de origem clandestina e que não possuíam informações sobre fabricante, nem o número de registro válido na ANP. A oficina também não tinha o alvará de segurança contra incêndio e Pânico.

Já na segunda empresa, foram apreendidos 47.301 mil litros de óleo lubrificante de três marcas clandestinas, que também não possuíam informações completas sobre fabricantes, registro na ANP e outras informações exigidas pela legislação, informou a polícia.

A polícia ainda informou que os proprietários das distribuidoras não foram presos em flagrante, mas serão interrogados nos próximos dias e responderão, junto com os fabricantes dos produtos que forem identificados, por crime contra a ordem econômica e contra as relações de consumo, com penas, que somadas, podem chegar 10 anos de prisão, além de multa.

Ainda conforme informações da polícia, as distribuidoras também foram autuadas pela ANP e os valores das multas, que serão definidos durante o processo administrativo instaurado, podem chegar até R$5 milhões para cada empresa. O Procon também vai instaurar processo administrativo para aplicar pena administrativas e multas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.