BRASIL
Fonte: Só Notícias Boas Foto:Ari Dias / AEN-Divulgação
Rosilene Gregório, de 32 anos,
que não escuta desde os dois anos de idade, conseguiu entender tudo o que
acontecia durante a cesariana e inclusive as orientações da equipe médica do
Hospital do Trabalhador (HT).
“Estou muito feliz e grata,
porque para o surdo é muito difícil essa comunicação e com a intérprete fica
mais fácil. É muito importante essa acessibilidade. Agora eu e meu filho
estamos bem e espero que esse serviço possa chegar em mais hospitais”, afirmou
a mãe.
Sandra Mara Mathias foi a
intérprete que traduziu um dos momentos mais importantes da vida de Rosilene e
ela falou da necessidade da comunicação com os pacientes.
“A dificuldade dos surdos dentro
da sociedade vai muito além do dia a dia, há necessidades de comunicação em
todas as áreas. Ver que ela entendia claramente as informações que o médico
estava passando, especialmente naquele momento, foi muito emocionante, não tem
como descrever a importância desse trabalho, de traduzir para o surdo, na
língua deles, de maneira clara, algo tão especial”, disse Sandra.
O bebê
Com toda essa atenção e carinho,
nasceu Teodhoro Gregório, com 3,4 quilos.
Ele é o terceiro filho de
Rosilene, mas foi o primeiro dela com acompanhamento e tradução integral para
deficientes auditivos. Diferença o total para que ela se sentisse mais
tranquila durante o procedimento.
Atendimento especial para mães
surdas
O caso de Rosilene foi o primeiro
deste ano no HT, que é o maior hospital da Secretaria estadual da Saúde.
No ano passado a unidade
registrou outros dois partos com presença de intérprete.
O serviço é oferecido pela
prefeitura de Curitiba, por meio da Central de Libras.
Curso de Libras para
profissionais
E para formar mais profissionais
capacitados também em Libras, o CHT tem apoio de instituições parceiras que dão
curso de Libras para eles e disponibiliza pelo menos uma vaga por setor.
“Os serviços de saúde precisam
estar preparados para atender todo o tipo de paciente que necessite de
atendimento, independentemenrte da condição ou dificuldade que exista naquele
momento. Essa acessibilidade faz com o que o serviço seja mais humanizado e
possibilita que o paciente entenda perfeitamente todo o processo que está sendo
realizado”, lembrou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
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