segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Eleições em Alto Taquari (MT): Veja como foi a votação no 2º turno

ALTO TAQUARI 
Fonte: G1 Foto:Reprodução 
 


Alto Taquari (MT) já definiu os votos para presidente no segundo turno das eleições 2022, realizado neste domingo (30).

Os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito nacional. Os números abaixo se referem apenas aos votos em Alto Taquari (MT)

Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Alto Taquari (MT). Ele recebeu 3.551 votos, o equivalente a 66,65% do total da cidade. Já Lula (PT) foi a escolha de 33,35% dos eleitores e recebeu 1.777 votos

Jair Bolsonaro teve mais número de votos que no primeiro turno, quando recebeu 3.302 (62,01%). Lula recebeu mais número de votos que no outro pleito, em que registrou 1.761 votos, o equivalente a 33,07%.

Ao todo, 2,13% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para presidente.




sábado, 29 de outubro de 2022

Policiais civis prendem em Alto Taquari mulher envolvida com o tráfico de drogas

ALTO TAQUARI 

Fonte: PJCMT  Foto: Reprodução 


Uma mulher atuante no comércio de drogas em Alto Taquari, região sul do estado, foi presa em flagrante pela Polícia Civil, na sexta-feira (28.10), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. 

O trabalho está inserido na operação "Boca Maldita" deflagrada visando reprimir crimes como tráfico, roubos, homicídios, bem como fortalecer o combate a criminalidade na região. 

Durante investigações, os policiais civis identificaram o envolvimento da mulher, a qual utilizava uma motocicleta para praticar o crime na modalidade "delivery". Com base nos indícios, foi representado pelo pedido de busca e apreensão deferido pela Justiça.

Com a ordem judicial a equipe foi até o endereço e nas buscas foram apreendidas várias porções de maconha e cocaína, balança de precisão, máquina de cartão, anotações referentes ao tráfico, pinos para acondicionamento da droga, dinheiro, entre outros materiais.

Diante do flagrante, a suspeita de 32 anos foi conduzida até a Delegacia de Alto Taquari, onde foi ouvida e autuada pelo crime de tráfico de drogas. 



sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Cascudinho-da-soja gera prejuízo em lavouras de Mato Grosso

AGRO

Fonte: Canal Rural   Foto: Canal Rural | Reprodução 


O cascudinho-da-soja, popularmente também conhecido como “torrãozinho”, está tirando o sono de muitos produtores das regiões sul e sudeste de Mato Grosso na fase inicial da germinação das plantas. Em algumas propriedades já foram realizadas quatro aplicações de defensivos químicos e há estimativa de 30% de perda nos estandes.

A preocupação com o cascudinho-da-soja nas lavouras mato-grossenses é o tema do episódio 57 do Patrulheiro Agro desta semana.

Gabriel Berwanger deve semear nesta safra 2022/23 uma área de 1,7 mil hectares de soja em Jaciara. Ele revela já estar na quarta aplicação contra o cascudinho-da-soja e acredita que possa chegar a sete até o final do ciclo.

“Ele começou a cortar o caule das plantas. Se for pegar para analisar já tem uma perda de 30% de estande na área. A gente calcula em torno de umas oito a 10 sacas por hectare que vai produzir menos e um custo de R$ 300 a R$ 400 a mais por hectare só com controle dessa praga”, diz Berwanger.

Cascudinho-da-soja altera programação de aplicações

Na propriedade em que o operador de máquinas Adão Partecka trabalha o cronograma de aplicações de defensivos precisou ser alterado de última hora.

“Nós plantamos a soja dia 5 de outubro e já estamos fazendo a primeira aplicação. Não estava nos planos entrar essa aplicação. Está bem crítica a situação. Do jeito que está vai para quatro a cinco aplicações”, relata Partecka.

Danos são causados tanto por larvas quanto adultos

Os danos do cascudinho-da-soja podem ser causados tanto pelos adultos, que cortam a base do caule de plantas jovens, que tombam e morrem, quanto pelas larvas que se alimentam de raízes.

Além da soja, o inseto pode alimentar-se também de braquiárias, fedegoso, amendoim-bravo, feijão e milho.

O período, segundo produtores e especialistas, é o mais favorável para o ataque voraz da praga.

“É uma praga que está se espalhando muito e rapidamente. E, em um período desse em que está mais seco, que favorece o aparecimento, isso acaba se tornando um custo absurdo para uma praga que você não estava esperando muito”, comenta o segundo vice-presidente região Sul da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jorge Giacomelli.

De acordo com Giacomelli, o cascudinho-da-soja é um inseto que morre fácil, entretanto há dificuldades em “acertar o alvo”, uma vez que ele fica escondido por baixo da palhada.

Pesquisas com diversas técnicas de manejo nas últimas quatro safras estão sendo realizadas em Mato Grosso. O objetivo é identificar a mais efetiva para atingir diretamente o inseto na lavoura.

“Trabalhos com tratamento de sementes, pulverizações folheares com diferentes produtos. Nessa safra também estamos realizando um trabalho de tecnologia de aplicação, identificando ângulos aonde poderemos ter resultados de melhor controle desse inseto”, comenta a pesquisadora entomologista da Fundação MT, Lucia Vivan, quanto aos estudos realizados.



Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo turno?

ELEIÇÕES 

Fonte: G1 Foto: Divulgação 



Os candidatos à presidência Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições poderão votar no segundo turno, em 30 de outubro, se estiverem com o título regularizado.

Quem não compareceu ao local de votação precisa justificar a ausência em cada um dos turnos e, no máximo, até 60 dias depois.

É possível justificar por meio do aplicativo e-Título, disponível para download nas Plataformas Android e iOS.




Autor de estupro é preso pela CPE em Mineiros

Fonte/Foto; Jornalismo Verde Vale

Após a divulgação das imagens que mostraram o momento em que a criança de 12 anos foi abordada pelo autor do estupro, a Companhia de Policiamento Especializado (CPE), conseguiu localizar e prender o autor do crime na manhã desta sexta-feira (28)devido a diversas denúncias de pessoas que reconheceram o autor nas imagens.

Na noite de ontem (27), o autor conseguiu fugir do cerco policial. Desde que tomaram ciência do crime as polícias civil e militar estavam a sua procura.

Ainda de acordo com informações preliminares, a criança teria feito o reconhecimento do homem e do veículo, inclusive apontando algumas características específicas.

O flagrante está sendo realizado na delegacia de polícia civil. O delegado Júlio César ainda não se pronunciou sobre o fato.




Brasileiros criam tratamento que aquece e mata células de câncer ósseo

SAÚDE

Fonte: Só Notícias Boas  Foto: Freepik



Cientistas brasileiros da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), desenvolveram um material para ajudar na recuperação de pacientes com câncer ósseo. Hoje o Brasil registra quase 2,7 mil casos desse tipo de câncer por ano, ou seja, 2% dos diagnósticos oncológicos, segundo a Sociedade Brasileira de Canceorologia (SBC).

O novo tratamento é baseado em uma técnica chamada Hipertermia térmica, um tipo de terapia que aquece as células cancerígenas há uma temperatura aproximada de 43°C. Esse aquecimento destrói as proteínas do câncer e recupera a saúde óssea.

“Nesse caso, o controle de temperatura é extremamente importante, uma vez que impede o superaquecimento local e, consequentemente, a destruição dos tecidos saudáveis adjacentes à área de tratamento”, disse Geovana Santana, autora do estudo.

Tratamento menos agressivo

O tratamento utilizado hoje é baseado na remoção cirúrgica do tumor e logo após, são aplicadas terapias como quimioterapia e radioterapia.

Entretanto elas acabam não sendo boas para o paciente porque destroem o tumor maligno e também células saudáveis.

Com o novo material, os tratamentos são mais práticos e bem menos invasivos. A terapia utiliza uma matriz de vidro bioativo com partículas magnéticas.

A matriz vítrea, quando entra em contato com fluidos biológicos, tem a capacidade de regenerar o tecido ósseo, formando uma camada de hidroxicarbonato apatita.

O hidroxicarbonato apatita é um mineral presente naturalmente no osso humano – e que é cristalizado entre o vidro e o tecido ósseo, permitindo a fixação do compósito ao osso.

Geovana explicou que as partículas ao serem submetidas a um campo magnético externo são responsáveis pela produção de calor e viabilizam o controle da temperatura máxima alcançada.

Doença silenciosa

O câncer ósseo é uma doença silenciosa e muitas vezes é diagnosticado em estágio avançado, o que dificulta os tratamentos.

“O tumor inicia no próprio osso, músculo e articulação”, explica o médico ortopedista oncológico, Valter Penna.

Ele ainda conta que o tumor pode ser resultado de metástase – que são tumores ósseos mais comuns – e que são provenientes de um câncer de outro órgão como mama, próstata e pulmão.

De acordo com Valter, trata-se de uma doença genética e, por não possuir prevenção, seu diagnóstico precoce e correto se torna de extrema importância.

Próximos passos

Após os primeiros testes, os cientistas já se preparam para as próximas fases do estudo. Agora, os pesquisadores pretendem avaliar a toxidade do material, em culturas celulares e otimizar o processo de geração de calor dos compósitos e assim estabilizar a temperatura.

Com os testes finais apresentando o mesmo resultado positivo, os cientistas vão se preparar para criar a terapia final, que será disponibiliza aos profissionais de saúde da área.





Júri de Flites Alberto, assassino de Josué Almeida, é adiado para 2023

ALTO TAQUARI 

Foto: PJC- PR

Adiado em 2020 devido à pandemia, o júri popular do acusado de matar Josué Teixeira Almeida, com 22 anos na época, é adiado pela segunda vez e está previsto para ocorrer no dia 31.03.2023, na Câmara Municipal de Alto Taquari, cidade onde o crime ocorreu em novembro de 2017.  A previsão é que comece as 09h. 

O acusado foi preso em 2019, dois anos após o crime em Londrina- PR, no entanto, devido à pandemia foi solto. Desde então, aguarda o julgamento em liberdade.

A sessão do júri deverá ser presidida pela juíza substituta, Dra. Marina Dantas Pereira.

Conforme denúncia do MPE (Ministério Público de Mato Grosso), o réu, de 33 anos, é acusada de homicídio qualificado por motivo fútil, emprego de arma fogo, recurso que dificultou a defesa da vítima e por tentativa de homicídio contra Jesse Jhonata Oliveira, amigo da vítima e ex-funcionário do autor. 

O Crime

Josué foi morto com vários tiros. 

No dia 27 de novembro de 2017, Josué Teixeira Almeida (22) estava no restaurante de sua mãe quando foi chamado para comparecer a loja do Flites Alberto Barbosa da Silva (26), que após uma discussão acabou desferindo vários tiros contra Josué, toda ação aconteceu dentro da loja no centro da cidade.  Na época o mandado de prisão foi expedido pela Justiça, assim como o bloqueio do Passaporte.

Josué foi atingindo por vários tiros disparados por Flites, e apesar de a vítima ter sido socorrido por sua mãe, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito horas depois no hospital.  Após o crime, Flites fugiu. 


quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Criança de 9 anos cai do 3º andar de prédio, e vizinha impede impacto com chão ao tentar segurá-la

BRASIL 

Fonte: G1


Uma menina de 9 anos caiu de um prédio no Bairro dos Novais, em João Pessoa, e uma vizinha conseguiu evitar o choque da criança com o chão, na quarta-feira (26). A queda, de cerca de oito metros, foi gravada pelas câmeras de segurança por volta das 18h. Em período pós-cirúrgico, a vizinha viu a menina pendurada na janela, "deu dois passos" e levantou os braços para segurá-la.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a criança, que é autista, para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde a vítima recebeu atendimento médico de emergência e segue em observação. De acordo com boletim médico da unidade hospitalar do início da manhã desta quinta-feira (27), o quadro clínico é estável.

O vídeo começa com a criança já pendurada na janela, com o corpo para fora do prédio. Em seguida, é possível ver quando o síndico sai do bloco na frente de onde a criança está e entra no prédio para subir até o apartamento. Neste momento, é possível ver quando a vizinha, Thallyta Kelciene se levanta e abre os braços embaixo de onde a menina está. No mesmo segundo, a criança despenca e é segurada por Thallyta, que logo em seguida levanta a menina.

Em entrevista à TV Cabo Branco, nesta quinta-feira, Thallyta, que está em recuperação de uma cirurgia, contou como aconteceu a queda.

"No momento nem lembrei que estava operada, a reação foi mais de 'levanta, vai, tenta segurar'. Quando eu tava sentada, que o síndico passou correndo, me assustei pela velocidade. Estava muito barulho por causa de uma carreata e me veio o pensamento 'olha pra cima'. Quando olhei, ela já estava 100% para fora da residência. Só dei dois passos e, meio e assim que levantei os braços, ela caiu. O impacto foi em mim, mas no que ela bateu e que girou porque eu peguei no braço, ela caiu no chão quietinha e eu não percebi nada fraturado", relatou.

Ainda conforme Thallyta, o pai da criança foi até a casa dela à noite para agradecer o ato. "O pai dela falou comigo e disse que ela está bem, está estável. A família me agradeceu, mas eu disse que agradecesse a Deus, ele quem opera por nós. O que importa foi ter salvado ela. Eu faria novamente, por qualquer pessoa", completou.

Em entrevista à Tv Cabo Branco, Erasmo Henrique, o pai da menina, diz que a criança foi aparada por Deus. "Eu sempre tenho em mente, Deus usa quem ele quer da forma que ele quer, não é a toa que aquela pessoa estava lá embaixo", afirma. Ele agradece a vizinha, "ela salvou a vida da minha filha. Primeiramente Jesus, meu Deus todo poderoso, só tenho a agradecer a Deus e a ela. Deus usou ela e ela se deixou ser usada por Deus", diz o pai.



Domo de Araguainha é um dos 100 sítios que são patrimônio geológico

BRASIL

Fonte: Agência Brasil Foto: Rodinei Crescêncio/RDNEWS


Uma comissão de avaliadores da União Internacional das Ciências Geológicas (UICG) selecionou três sítios do patrimônio geológico do mundo, entre os 100 propostos por 55 países. Os três sítios incluídos na lista são o Domo do Araguainha, entre Goiás e Mato Grosso; o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro; e a região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

A professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG), Joana Sánchez, que integra a comissão, destacou hoje (26), em entrevista à Agência Brasil, que a cratera de impacto de Araguainha foi a única do gênero aprovada entre os projetos propostos.

“Não que não tenham outras espetaculares, mas a que foi aprovada foi ela”, disse. A cratera, ou Domo de Araguainha, foi formada pela queda de um asteroide na divisa de Goiás e Mato Grosso, entre as vilas de Araguainha e Ponte Branca, há cerca de 250 milhões de anos. Com um diâmetro de 40 quilômetros (km), é a maior cratera de impacto da América do Sul e uma das poucas do mundo que tem toda a sua estrutura preservada.

Em toda a América do Sul, há apenas dez crateras de impacto, das quais sete estão no Brasil: Domo de Araguainha (GO-MT), Serra da Cangalha (TO), Vargeão (SC), São Miguel do Tapuio (PI), Colônia (SP), Cerro Jarau (RS) e Piratininga (SP). Outras duas crateras ficam na Argentina (Campo del Cielo e Rio Cuarto) e uma terceira no Chile (Monturaqui).

Primeiro projeto

Joana é a única representante do Brasil na comissão de avaliação do Patrimônio Geológico da UICG, formada por 34 pessoas. Ela figura, ainda, entre os quatro principais autores do projeto do patrimônio geológico mundial da entidade internacional.

A professora informou que tudo começou quando a UICG, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), abriu oportunidade para apresentação de projetos para financiamento. Joana foi convidada para participar do primeiro projeto, que consistia em escrever e elaborar a metodologia para os primeiros 100 geossítios mundiais. “Eu sou parte da equipe do projeto e avaliadora”, contou.

Os geossítios são locais bem delimitados geograficamente e que concentram formações geológicas com grande valor científico, estético, ecológico, turístico, cultural e educativo. Rochas, fósseis ou até mesmo o solo podem estar entre as características próprias desses locais que ajudam a contar a história da Terra.

Quarto sítio

A etapa seguinte foi o convite para que professores brasileiros propusessem sítios para a lista. Joana não foi proponente porque fazia parte da comissão de avaliação.

A relação foi preparada em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e incluía quatro sítios, dos quais três foram aceitos. O quarto sítio era uma mina de scheelita, localizada em Seridó (RN).

Apesar de ser considerada patrimônio geológico, a mina não foi escolhida, mas Joana acredita que deverá fazer parte das próximas listas. A scheelita é um tungstato de ocorrência restrita. Depois da wolframita, é o segundo mais importante minério de tungstênio, metal considerado estratégico.

“A gente ficou muito contente porque foram três geossítios brasileiros incluídos, apesar de o Brasil não ter muito essa cultura geológica. A gente é muito novo dentro da geologia para ter sido contemplado assim”, comentou.

Ainda não há perspectiva para a elaboração de uma segunda lista de patrimônio geológico mundial. Joana está, no momento, na Espanha, acompanhando a apresentação dos sítios, propostos por 200 especialistas de 55 países de todos os continentes. Ela retorna ao Brasil no próximo dia 29.



Governo firma parceria para implantação de posto do Sine estadual em Alto Garças

MATO GROSSO

Fonte: Setasc-MT  Foto: João Reis


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), assinou nesta quarta-feira (26.10) termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Alto Garças para a implantação de um posto de atendimento do Sine estadual no município. 

“Até então, os moradores tinham que se deslocar até o município mais próximo, que é Alto Araguaia, para ter acesso ao serviço do Sine. No entanto, vamos mudar essa realidade ainda neste ano, graças a iniciativa da Prefeitura em buscar essa parceria com o Governo do Estado”, destacou a secretária Rosamaria Carvalho.

Com 31 postos de atendimento já espalhados pelo Estado, o Sine-MT é responsável pela intermediação da oferta de vaga de emprego com o trabalhador. No local, também são repassadas orientações em relação à Carteira Digital, uma vez que o órgão não emite mais o documento físico. 

"O trabalhador também pode procurar o Sine para a habilitação do seguro-desemprego, ou mesmo para orientações sobre o mercado de trabalho e como montar um bom currículo. O órgão tenta promover essa integração do trabalhador e do empregador, visando minimizar o índice de desemprego na região", explica a secretária adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Rosineide Porcionato da Silva.

Para o funcionamento do posto de atendimento no mês de dezembro, a Setasc vai promover a capacitação técnica dos servidores do município que irão atuar na unidade, bem como equipar o local com os materiais e equipamentos necessários ao seu funcionamento. O Estado também vai auxiliar no processo de credenciamento do novo serviço à população. 

Já a Prefeitura de Alto Garças disponibilizou a estrutura física e cedeu os servidores para o funcionamento da unidade. O município também fica responsável por cumprir as normas técnicas e diretrizes expedidas pela Secretaria. 

A nova unidade do Sine será instalada no Centro de Atendimento Empresarial (CAE) - sala 1, localizado na Avenida 7 de Setembro, n. 459, no Centro.

O termo de cooperação técnica tem vigência até dezembro de 2026, podendo ser prorrogado.




quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Criança é sequestrada a caminho da escola, estuprada e abandonada na rodovia, em Mineiros

MINEIROS 

FONTE: VERDE VALE  FOTO: REPRODUÇÃO INTERNET 


Uma criança de 12 anos relatou que foi estuprada na última segunda-feira (24) em Mineiros (GO), após ser sequestrada por um homem em uma motocicleta, próximo ao Lago Municipal Canto do Cerrado. O sequestro aconteceu quando a menina estava a caminho da escola, por volta de 12h.


Conforme o boletim de ocorrência, a menor foi encontrada pelas autoridades policiais às margens da BR-364 - perto do quilômetro 295, sentido Jataí (GO) – local onde teria sido abandonada pelo agressor após sofrer os abusos sexuais.

A vítima revelou que foi coagida a subir na motocicleta, mediante grave ameaça de morte. Segundo o relato, o estuprador portava uma arma de fogo e dois capacetes no momento da abordagem.

Após raptar a criança, o autor se dirigiu para os fundos de uma chácara, local em que a agrediu com choques e a estuprou. Posteriormente, o agressor novamente ameaçou matá-la, caso ela revelasse o abuso sexual que havia acabado de sofrer.




Taxista que estuprou moradora de Alto Taquari é condenado a 14 anos de prisão em Rondonópolis

Foto: TJMT

A juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni da 2ª vara Criminal de  Rondonópolis condenou um motorista de táxi a 14 anos de prisão em regime inicial fechado pela prática de estupro contra uma moradora de Alto Taquari. O crime aconteceu na cidade Rondonópolis (MT), em meados de maio deste ano. 

O estupro ocorreu em 25 de maio de 2022. A vítima foi uma senhora de 60 anos moradora de Alto Taquari que estava em Rondonópolis realizando o  tratamento de um câncer de mama.

Consta nos autos que no dia 25 de maio de 2022, durante o período matutino, a vítima que estava em uma clinica de saúde onde após solicitou um taxi, momento este que, nas proximidades da empresa Taipa em de Rondonópolis-MT, o denunciado subtraiu para si, mediante violência e grave ameaça exercida com emprego de arma branca, coisas alheias móveis pertencentes à vítima idosa e, em seguida, também a constrangeu, mediante violência e grave ameaça, a praticar atos libidinosos para satisfação da sua lascívia.

"O contexto geral dos crimes praticados permite concluir que a colocação do réu em liberdade ensejará risco à ordem pública, pois, além da repercussão social de crimes dessa natureza, existe uma necessidade premente de se coibir novas práticas por parte do réu, conforme acima mencionado. Observo, assim, que permanecem intactas as razões que ensejaram a prisão preventiva do acusado, de modo que se justifica a manutenção da custódia cautelar decretada. Desse modo, NÃO CONCEDO ao réu o direito de recorrer em liberdade", diz parte da decisão. 

Além da condenação, o réu terá que indenizar a vítima pelos danos causados. 

Da decisão cabe recurso.



Com Libertadores como alvo, Corinthians e Fluminense jogam em Itaquera

ESPORTES

Fonte: Agência Brasil  Foto: © Marcelo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reservados


O Corinthians e Fluminense medem forças, a partir das 21h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira (26) na Neo Química Arena, em busca de importantes pontos para a classificação direta para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo.

Na verdade o Timão e o Tricolor protagonizam um reencontro, após as duas equipes disputarem uma das semifinais da atual edição da Copa do Brasil, disputa que foi vencida pela equipe do Parque São Jorge.

Ocupando a 4ª posição da classificação com 57 pontos, o Corinthians tem certo favoritismo na partida válida pela 34ª rodada da competição, em especial por contar com o apoio de sua fiel torcida.

Porém, o técnico português Vítor Pereira deixou claro que não espera vida fácil, mesmo atuando em casa. “Estou cansado e agora tem o Fluminense, que é outra obra […]. Podia vir uma coisinha mais fácil. Corinthians é sofrimento”, declarou.

Algo que pode deixar a missão do Timão ainda mais complicada é o desfalque do atacante Yuri Alberto, expulso na última rodada, na vitória de 1 a 0 sobre o Santos. Assim, uma possível escalação do Corinthians para medir forças com o Tricolor é: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Mateus Vital, Gustavo Mosquito e Róger Guedes.

Se o Corinthians vem de vitória, o Fluminense vem de empate com o Botafogo. O resultado deixou a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz na 5ª posição com 55 pontos. E o grande destaque do Tricolor na partida foi o atacante Matheus Martins, que tem grandes possibilidades de voltar a receber uma oportunidade na equipe titular. Caso isso aconteça, Fernando Diniz deve mandar a campo: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Calegari (Cris Silva); André, Martinelli e Ganso; Matheus Martins (Yago Felipe), Arias e Cano.

Mesmo com o recente confronto pela Copa do Brasil, o comandante do time das Laranjeiras diz que a partida desta quarta é completamente diferente: “É um jogo diferente. Naquele momento, tínhamos perdido o Nonato e o André para o jogo. Ficou 1 a 0 até o fim, e tivemos a oportunidade de empatar. O 3 a 0 [placar final da partida em Itaquera] não diz o que foi. Claro que temos que corrigir. Temos que jogar dentro das nossas características”.




domingo, 23 de outubro de 2022

Justiça Eleitoral proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas em 16 municípios no 2° turno em MT

MATO GROSSO 

Fonte:  G1  Foto:Maria Ana Krack/PMPA


A Justiça Eleitoral proibiu a venda, a distribuição e o consumo de bebidas alcoólicas em 16 municípios de Mato Grosso no segundo turno, no dia 30 deste mês.

A proibição vale das 6h às 18h do domingo. Quem descumprí-la pode responder por crime de desobediência e ter os produtos comercializados apreendidos.

Segundo a decisão, a "Lei Seca" será necessária para manter a ordem nos locais de votação.

Ao todo, cinco zonas eleitorais publicaram portarias com a determinação, que abrangem:

  • Paranatinga
  • Gaúcha do Norte
  • Planalto da Serra
  • Chapada dos Guimarães
  • Nova Brasilândia
  • Canabrava do Norte
  • Confresa
  • Porto Alegre do Norte
  • São José do Xingu
  • Nova Xavantina
  • Novo São Joaquim
  • Campinápolis
  • Alto Boa Vista
  • Luciara
  • Novo Santo Antônio
  • São Félix do Araguaia



sábado, 22 de outubro de 2022

Mulher esquece WhatsApp aberto e tem conversas expostas por patrão

MINAS GERAIS

Fonte: G1  Foto: Lucas Figueira/g1


Uma ex-funcionária de uma empresa de estética em Patos de Minas deverá ser indenizada em R$ 6 mil por danos morais, após ter conversas particulares expostas em uma reunião com outros colaboradores.

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), ela foi demitida e se esqueceu de sair do WhatsApp Web. Um dos sócios da empresa “L&D Centro Especializado em Emagrecimento e Estética Eireli“ acessou o aplicativo e viu as conversas privadas da mulher.

Entre os contatos, estava a de uma outra funcionária da empresa. O sócio então acessou essa conversa e tirou diversos prints das conversas entre as duas, na qual elas falavam de um possível romance extraconjugal entre esse homem e outra funcionária.

Exposição

A funcionária que conversava com a ex-empregada contou em depoimento que o sócio convocou uma reunião após saber do conteúdo das conversas. Nessa reunião, ele esclareceu que os boatos eram falsos e chamou a antiga funcionária de “falsa e incompetente”. Ela ainda relatou que os prints da conversa foram exibidos.

Diante da situação, a empresa foi condenada em 1ª instância, tentou recurso, mas o relator, o juiz, Leonardo Passos Ferreira, manteve a decisão por entender que houve invasão da intimidade e privacidade da trabalhadora.

“Ainda que fossem reprováveis as fofocas propagadas, as conversas particulares jamais poderiam ter sido divulgadas a terceiros, sobretudo da forma grosseira e explosiva como ocorreu. Toda a situação poderia ter sido conduzida de modo mais discreto e respeitoso”, diz o relator na decisão.

O valor da indenização foi de R$ 6 mil e avaliado como razoável e proporcional à extensão do dano e à capacidade econômica das partes. A ação não cabe mais recursos.

A reportagem procurou a L&D Centro Especializado em Emagrecimento e Estética Eireli para comentar sobre o caso, mas as ligações não foram atendidas.



Cidadão de Alto Taquari poderá quitar conta de água atrasada com facilidade até dia 31 de outubro

ALTO TAQUARI 

Fonte: Prefeitura Municipal  Foto: Susanne Jutzeler, Schweiz, por Pixabay


A Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Fazenda (SMAF), está concedendo uma nova oportunidade para o cidadão quitar a fatura de água atrasada com facilidades. Trata-se do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que estará ativo até o dia 31 de outubro.

A medida é válida apenas para a conta de água. Quem parcelar a dívida em até 6 vezes, poderá ser beneficiado com 100% de desconto nos juros, multa e correção monetária. Dividindo em outras quantidades de parcelas, o contribuinte terá desconto diferenciado nos juros, multa e correção monetária:

80% de desconto, parcelando em 12x;

70% de desconto, parcelando em 18x;

60% de desconto, parcelando em 24x;

50% de desconto, parcelando em 36x.

O proprietário que possuir débitos precisa ficar atento à negociação para evitar cortes no fornecimento de água. Para aderir ao Refis, basta procurar o Departamento de Saneamento Municipal, no endereço: Rua Alexandre de Carvalho, Nº 444, Centro (ao lado do Cecoi).

Mais informações nos contatos: (66) 3496.1682 ou (66) 99621.1028 - WhatsApp.