;

Especiais

Operadoras podem ser multadas em até R$ 50 milhões caso não repassem desconto do ICMS ao consumidor, diz Anatel

ECONOMIA 

Fonte: G1  Foto: Reprodução G1


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às prestadoras de serviços de telecomunicações o repasse imediato aos seus consumidores da redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A decisão consta em medida cautelar editada na terça-feira (20) à noite pela agência. O texto foi divulgado nesta quarta (21). Ainda falta a publicação no "Diário Oficial da União", prevista para esta quinta (22), quando a medida vai entrar em vigor.

Entenda, ponto a ponto, a determinação da Anatel:

O que a Anatel determinou às empresas de telecomunicações?

A agência determinou às prestadoras de serviços de telecomunicações - empresas como Claro, TIM, OI, Vivo, entre outras - o repasse imediato aos seus consumidores da redução das alíquotas do ICMS, um imposto estadual.

Por que a Anatel fez essa determinação?

Porque a Porque a Lei Complementar nº 194, de 23 de junho de 2022, limitou a 17% ou 18%, dependendo do estado, a alíquota do ICMS cobrada sobre serviços essenciais, como telecomunicações. O ICMS é um imposto estadual e, em geral, os estados cobravam alíquotas maiores.

Porém, o desconto oriundo da redução da alíquota ainda não foi repassado integralmente aos consumidores. Ou seja, segundo a Anatel, as empresas estariam recolhendo menos imposto, mas ainda não repassaram o desconto ao consumidor, obtendo uma vantagem "indevida".

Qual é o prazo para as empresas repassarem o desconto?

O prazo é de até 15 dias, contados a partir da publicação da medida cautelar no "Diário Oficial da União". A cautelar foi publicada na edição desta quinta-feira (22) do DOU.

As empresas precisam passar o desconto retroativo?

Sim. Segundo a Anatel, as medidas deverão ser adotadas no prazo de até 15 dias, contados a partir da publicação no "Diário Oficial", com efeitos retroativos à data da publicação da Lei Complementar.

As empresas podem oferecer serviços adicionais no lugar do desconto?

Não. Segundo o conselheiro Emmanoel Campelo, da Anatel, oferecer serviços adicionais no lugar do desconto é irregular e não será aceito pela agência.

A Anatel vai monitorar o cumprimento da decisão?

Sim. Reclamações registradas nos canais de atendimento da Anatel também vão subsidiar esse acompanhamento, além das informações prestadas pelas empresas.

Qual a punição para a empresa que não repassar o desconto ao consumidor?

O descumprimento das medidas pode resultar na aplicação de multa de até R$ 50 milhões, conforme prevê o regimento da agência.

A medida cautelar abrange todas as prestadoras de serviços de telecomunicações?

Não. A determinação não se aplica às empresas que optaram pelo regime tributário simplificado, o Simples Nacional, pois essas empresas já possuem carga reduzida e não foram atingidas pela Lei Complementar 194/2022.

Qual o desconto que o consumidor pode ter nas suas faturas com o repasse?

Depende do tipo de serviço e plano contratado, além do estado. Em geral e em média, o desconto pode ser de 10% a 11%, nos cálculos da Anatel. Mas, novamente, varia de consumidor para consumidor, aleta a agência.

O que dizem as principais empresas de telecomunicações?

A Conexis, que representa as principais empresas de telecomunicações, disse que "sobre esse assunto de ICMS, as empresas estão respondendo de forma individual". O g1 procurou as principais prestadoras e aguarda retorno.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.