;

Especiais

Lei que promove doação de sangue em Alto Taquari é sancionada

ALTO TAQUARI 

Foto: Imagem de sabin urcelay por Pixabay 

 


A Lei nº1313/2022 que inclui o Dia de Doação de Sangue no Calendário Oficial da Secretaria de Saúde do Município de Alto Taquari – MT é sancionada pela prefeita municipal.A campanha será anualmente no segundo sábado do mês de agosto. 

A data de que trata esta Lei tem como objetivo promover a importância da doação de sangue para salvar vidas, bem como próximo à data será realizado campanhas, palestras e formas diversas de ampla publicidade.  

Para atendimento da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Taquari poderá firmar convenio com o Banco de Sangue de Rondonópolis – MT.

Pré-requisitos para doar

Para que uma pessoa seja considerada apta para fazer a doação é preciso estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos.

Homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações e mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Impedimentos para doar

Pessoas que possuem diagnostico de hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, além de uso de drogas ilícitas injetáveis não podem doar sangue.

As pessoas que estiverem gripadas, resfriadas, com febre é preciso esperar até 15 dias após o desaparecimento dos sintomas. No caso dos que fizeram tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação e piercings é preciso esperar até 12 meses. No caso de exames ou procedimentos endoscópicos, deve-se aguardar um período de 6 meses. E situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, é preciso aguardar 12 meses.

Mulheres grávidas não podem doar sangue. Elas devem esperar um prazo de 90 dias, caso tenham tido parto normal, e 180 dias, caso tenha sido cesárea. Mas, em ambos os casos, se a mulher estiver amamentando ela deverá aguardar 12 meses após o parto para ir doar sangue.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.