quarta-feira, 24 de agosto de 2022

MS tem 4 novos vasos de varíola do macaco e um deles é de Costa Rica

SAÚDE 

Fonte: MS Todo Dia   Foto:CDC/Brian W.J. Mahy/Handout via REUTERS


Mato Grosso do Sul registrou quatro novos casos de varíola do macaco, sendo um deles de um morador em Costa Rica, conforme boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) desta segunda-feira (22). São, até o momento, 16 casos no Estado.

Dos quatro novos casos, três são em Campo Grande, todos do sexo masculino, de 27, 31 e 47 anos de idade, e mais um em Costa Rica, também homem, de 61 anos, o primeiro caso da cidade. Conforme o boletim da SES, 31 notificações já foram descartadas e outras 28 ainda são consideradas suspeitas.

O vírus, embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos”, infecta roedores na África e os macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. Conforme o Campo Grande News, a SES criou o COE (Centro de Operações de Emergência), em caráter de urgência, para enfrentamento da varíola dos macacos. O Centro visa definir as estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública no âmbito estadual.

Atuam em conjunto o Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Também fazem parte da ação a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.