;

Especiais

MT tem 90 municípios com risco alto para dengue

SAÚDE 

Fonte: G1   Foto: GComMT/Junior Silgueiro


Mesmo no período de seca, Mato Grosso tem 90 municípios classificados como risco alto para dengue. O Centro-Oeste lidera o ranking de incidência da doença e em todo país, mais de 500 pessoas morrem por causa da dengue este ano.

Mato Grosso registrou 10.806 casos de dengue em 2021 e um total de 27.986 este ano, aumento de 159%. Em relação as mortes confirmadas, o aumento foi de 85%. Foram sete mortes no período de janeiro a junho do ano passado e este já foram registradas 13 óbitos.

Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, é um dos municípios do estado na lista de maior risco para dengue. Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, de janeiro a junho de 2021 foram registrados 79 casos de dengue, no mesmo período deste ano foram 813 casos, um aumento de 929%.

Prevenção

A recomendação dos serviços de saíde é o de usar apenas dez minutos semanais para se proteger do Aedes aegypti. O mosquito transmissor da dengue, vírus da zika e chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das casas.

Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.