Governo e Congresso têm piorado o cenário para 2023
ELEIÇÕES 2022
Fonte: CNNBrasil Foto:
O que já estava muito mal
desenhado só está piorando. As recentes investidas do governo e do Congresso em
torno dos preços dos combustíveis conseguiram causar ainda mais espanto. A
ideia de mexer nas regras de governança das estatais para permitir que se
consiga alterar os preços da gasolina e do diesel deveria ser expressamente
barrada pelos ministérios da Economia e das Minas e Energia.
A pouca institucionalidade que se
conseguiu no mercado de petróleo corre o risco de ser desfeita e, o que é pior,
ainda ser bem-vista por um eventual futuro governo petista.
Não à toa, a taxa de câmbio
voltou a ficar pressionada e próxima de R$ 5,2 nos últimos dias, o que nos
remete à ideia de que há um descompasso muito grande entre o que os fundamentos
sugerem para a taxa de câmbio e o que os riscos políticos e fiscais de fato
sinalizam para a taxa.
Com efeito, modelos econométricos
mostram que a taxa de câmbio de equilíbrio, aquela coerente com os fundamentos
de juros da economia, por exemplo, deveria estar em R$ 3,8, bem distante dos
quase R$ 5,2 de hoje.
Por trás disso, há o enorme risco
fiscal criado naquele momento em torno da continuidade do governo dela, risco
esse que se mantém presente quando se vê um governo que deveria ter mais
responsabilidade fiscal jogar contra o equilíbrio fiscal desejado para os
próximos anos.
Boa parte dessa diferença no
câmbio poderia diminuir se houvesse compromisso do atual e do próximo governo
com um equilíbrio fiscal efetivo, o que não parece ser o caso.
De fato, a expectativa de
inflação começa a subir mais para 2023 por conta dos riscos de diminuição das
desonerações feitas este ano. O IPCA já começa a ser visto na casa dos 5% a 6%
para o ano que vem, cada vez mais distante da meta de inflação. E, com isso, a
Selic terá que subir mais, para pelo menos 13,75%, e o crescimento ano que vem
está cada vez mais comprometido, com projeções que indicam recessão ficando
mais frequentes.
A essa altura, o desespero do
governo em tentar entregar algum resultado para a população tem levado a essas
tentativas agressivas, como na questão de desmontar a governança das estatais.
A ideia mais recente de voucher
para os caminhoneiros entra na conta eleitoral, pois não são apenas eles que
sofrem com a alta dos combustíveis obviamente, mas são os mais vocais contra o
governo. De qualquer maneira, um voucher mais geral poderia ser uma solução se
não tivessem sido feitas as mudanças no ICMS, como já discutido aqui em colunas
anteriores.
As consequências do que tem sido
feito devem afetar o próprio governo, pois não mudarão a inflação, pelo
contrário, tendem a piorar a mesma. Cada vez que o governo lança alguma solução
para os combustíveis, a taxa de câmbio deprecia mais, o real perde mais valor e
a inflação pode subir ainda mais.
Politicamente, o governo tem trabalhado arduamente para facilitar a vida da oposição nas eleições deste ano, ao mesmo tempo que vai dificultar a nossa com a herança maldita que está sendo construída este ano. Não adiantam medidas positivas como a privatização da Eletrobras se muito do equilíbrio macro poderá ser perdido por conta do que tem sido feito.
Como temos falado neste espaço,
2023 será um ano particularmente difícil com uma polarização política ainda
instalada e uma política econômica sem sinais positivos, como vimos na proposta
de governo recém-lançada do PT.
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