;

Especiais

Casos de dengue aumentam 112% em um ano em MT

SAÚDE

Fonte: G1MT  Foto: Reprodução/EPTV


Os casos de dengue aumentaram 112% em um ano em Mato Grosso. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de 1° de janeiro até o dia 23 de abril, foram registrados 15.754 casos de dengue no estado e, no ano passado, no mesmo período, foram 7.431 casos.

O risco no estado é considerado alto. O informe epidemiológico foi divulgado no dia 27 de abril pela SES.

De acordo com o boletim, o município que mais registrou casos de dengue foi Sinop, a 503 km de Cuiabá. Foram registrados 1.570 casos de dengue neste ano. No ano passado foram 421, ou seja, 272% casos a mais do que 2021. O risco no município é considerado alto.

O segundo lugar no ranking foi Tangará da Serra, a 142 km de Cuiabá, com 431 casos de dengue. No ano passado, foram 59 registros e o município também foi classificado com risco alto da doença,

Cuiabá ficou em terceiro lugar com 339 casos do vírus. No ano passado foram 345, ou seja, o número teve uma leve queda e o risco é considerado baixo. Já Várzea Grande, região metropolitana da capital, se manteve com 99 casos registrados nos dois anos.

Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, os casos aumentaram de 57 para 76 neste ano, porém o risco é considerado baixo.

 Além da dengue, o estudo também traz casos de chikungunya e zika.

 Zika e Chikungunya

Em relação aos casos de zika em Mato Grosso, o número diminuiu 44%. No ano passado foram 92 casos e neste ano, 51.

De acordo com a SES, o município que mais registrou casos do vírus foi Cuiabá com quatro casos e em segunda lugar, Sinop com dois casos.

Já os casos de Chikungunya aumentaram 31% no estado. Neste ano foram registrados 114 casos do vírus e no ano passado foram 87.

Os municípios de Sinop e Cuiabá foram os primeiros colocados com o mesmo número de casos, seis. Depois, vem Várzea Grande com três registros.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.