terça-feira, 31 de maio de 2022

Mineiros tem um caso suspeito de hepatite aguda de causa desconhecida, diz Saúde

REGIÃO 

Fonte: G1  Foto: Claudivino Antunes/Divulgação


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem registros de três casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida, segundo nota divulgada no sábado (28). Segundo a pasta, os pacientes são moradores de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Mineiros.

Supereintendente de Vigilância em Saúde do estado, Flúvia Amorim contou que há teste em andamento que indicarão a classificação de cada caso sob investigação.

"Tínhamos dois, até ontem/antes de ontem, agora temos mais um caso. Lembrando que, desses três casos notificados, nenhum foi classificado. Estamos aguardando resultados de alguns exames para saber em qual categoria esse caso vai ser classificado", disse.

De acordo com o comunicado da SES, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) "tem participado de reuniões da Sala de Situação instalada, em 14 de maio, pelo Ministério da Saúde, para monitorar e acompanhar os casos de hepatite aguda de causa a esclarecer".

A reportagem questionou a pasta sobre qual a cidade, sexo, idade e quadro de saúde do paciente notificado recentemente, mas a secretaria não deu detalhes.

Hepatite aguda

Pouco se sabe sobre a hepatite aguda grave, também conhecida como hepatite de causa desconhecida. No entanto, Flúvia explicou que existem três classificações para este tipo de hepatite: suspeito, provável ou descartado. Somente exames laboratoriais podem confirmar a classificação da doença.

"Primeiro se descarta a causa, como viral ou bacteriana. Se todos [exames] forem negativos, vamos tentar identificar qual é o agente causador da infecção por meio de exames mais complexos", disse Amorim.

Alguns países, entre eles o Reino Unido, por exemplo, acharam o adenovírus e o sars-cov como agentes causadores deste tipo de hepatite, conforme explicou a superintendente.



Termina hoje prazo para pagar Licenciamento de veículos com placa final 5 em MT

MATO GROSSO 

Fonte: Detran-MT  Foto: Reprodução 


Proprietários de veículos com placa final 5 têm até o dia 31 de maio para efetuar o pagamento do Licenciamento, conforme calendário 2022 do Detran-MT. A taxa pode ser emitida no site da Autarquia, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pode ser emitido, após o pagamento da taxa, em formato digital (arquivo em PDF) ou impresso em papel A4, pelo site do Detran, em qualquer lugar que tenha acesso à internet e impressora.

O Licenciamento em papel moeda, o antigo “verdinho”, não é mais emitido pelo Detran há mais de dois anos. A nova versão do documento é de caráter definitivo e possui o mesmo valor jurídico do antigo, com autenticidade e segurança garantidos por meio de QR Code, que está ligado à base nacional de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O Detran-MT reforça que, para licenciar o veículo e transitar de forma regular é preciso quitar todos os débitos pendentes como IPVA, taxa de licenciamento, possíveis multas de trânsito, além da regularização de pendências administrativas ou jurídica, caso tiver. 

Por decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Economia, há dois anos não está sendo mais cobrado o seguro DPVAT.

Vale lembrar que, caso o condutor seja flagrado em uma abordagem de fiscalização de trânsito circulando sem o licenciamento do ano corrente, o automóvel será apreendido e removido, além da penalidade de multa no valor de R$ 293,47.

No Instagram do Detran-MT (@detranmt), o cidadão pode verificar o passo a passo para pagar a taxa e imprimir o Licenciamento. Clique AQUI e confira o vídeo orientativo.  



segunda-feira, 30 de maio de 2022

Suspeito de estuprar enteada de 5 anos é preso após mãe gravar crime em MT

MATO GROSSO

Fonte: G1MT  Foto: Reprodução 


Um homem de 38 anos foi preso suspeito de estuprar a enteada de 5 anos, neste domingo (29), em Feliz Natal, a 518 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Militar, a mãe da criança suspeitou sobre os abusos e resolveu deixar o celular filmando no quarto do casal. Com a prova em mãos, ela denunciou o caso à polícia.

De acordo com a mãe, o companheiro ainda quebrou o aparelho celular em vários pedaços ao descobrir que estava sendo gravado.

O Conselho Tutelar foi acionado e está prestando apoio às vítimas.

A mulher contou à polícia que não havia denunciado o marido antes porque estava sendo ameaçada e agredida para que não contasse nada.

No entanto, após conseguir a filmagem, ela entregou o caso à polícia.

O suspeito foi encaminhado à delegacia do município sem lesões corporais. Além de estupro de vulnerável, ele deve responder pelos crimes de ameaça em ambiente doméstico e dano.

A Polícia Civil informou que investiga o caso.



Nova carteira de habilitação começa a ser emitida a partir de junho

MATO GROSSO 

Fonte: Detran-MT  Foto: Lidiana Cuiabano 


O Governo de Mato Grosso, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), começa a emitir, a partir de 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a nova identidade visual. A nova versão foi determinada pela Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e será impressa para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez a partir de junho.

“O novo modelo da CNH vai evitar fraudes, pois traz novos itens de segurança em relação à anterior e não sofrerá alteração na taxa, permanecendo o mesmo valor”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Devido à necessidade de ajustes no sistema das gráficas para a impressão do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, a emissão das CNHs estará suspensa do dia 27 de maio a 1º de junho em todo Estado, conforme já deliberado com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

O que vai mudar

A nova versão da CNH terá as cores em verde e amarelo, identificação das categorias com equivalência internacional e, no verso, texto em português, inglês e espanhol facilitando a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro. No verso da CNH, além do QR Code o documento também terá um código de leitura internacional de dados.


A categoria da CNH ficará visível na primeira coluna junto a imagem do tipo de veículo o qual o condutor está habilitado. No canto superior direito do documento terá uma indicação por meio da letra P (se o condutor tiver apenas permissão para dirigir) e a letra D (se a CNH for definitiva).

O documento também terá um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas. A nova CNH contará com mais dispositivos de segurança como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.

O Detran-MT reforça aos condutores que possuem o documento na versão antiga e dentro do prazo de validade, que não precisam se preocupar, pois o mesmo continuará válido até a sua data de vencimento para renovação. 

Documento obrigatório

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional e também serve como documento individual de identificação em todo País. Atualmente em Mato Grosso, cerca de 1,5 milhão de condutores são habilitados em todas as categorias.

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, reforça que, por mais que a nova versão da CNH tenha informações em português, inglês e espanhol, para dirigir nos mais de 150 países que assinaram a Convenção de Viena, ainda é obrigatório o porte da Permissão Internacional para Dirigir (PID), se o condutor for permanecer por mais de 180 dias.

“A nova CNH pode ser utilizada nos países que não participaram da convenção, mas que possuem acordo bilateral com o Brasil, como o acordo Mercosul. Para trafegar nos demais países é obrigatório o porte da PID, caso o condutor fique viajando por mais de 180 dias”, ressaltou.

A CNH está disponível na versão física e digital. O acesso à versão eletrônica é somente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado em aparelhos celulares com tecnologias Android e IOS.  





sábado, 28 de maio de 2022

Comarca de Alto Taquari abre processo seletivo para conciliadores

ALTO TAQUARI 

Da Redação com Nativa News  Foto:Divulgação 


A Comarca de Alto Taquari está com processo seletivo aberto para o credenciamento de conciliadores. A seleção é regida pelo Edital n.4/2022-DF, assinado pela Juíza  Marina Dantas Pereira, e será feita por meio de aplicação de prova de caráter eliminatório e classificatório.

Para se candidatar, é necessário ser bacharel ou acadêmico de Direito (a partir do 3° ano ou 5° semestre), ser maior de 18 anos, não possuir antecedentes criminais, não exercer nenhuma atividade político-partidária ou ser filiado a partido político, não advogar no Cejusc ou no Juizado Especial da comarca, não ter punição ética-disciplinar pelo Tribunal de Ética da OAB e não cumular cargo público.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do envio da ficha de inscrição anexa ao edital para o endereço de e-mail alto.taquari@tjmt.jus.br. O prazo de inscrição começa no dia 01 de junho e vai até o dia 19.

Prova - A prova terá conteúdos de Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Política Judiciária de Tratamento Adequado dos Conflitos, Lei dos Juizados Especiais e Legislação Específica.

A data e o local de aplicação da prova ainda serão definidos e divulgados posteriormente.

Remuneração - O conciliador será remunerado por abono variável, de natureza indenizatória pelo exercício da função, observado o teto máximo correspondente ao subsídio do cargo de Técnico Judiciário, Classe A, Nível I, atualmente no valor de R$ 3.342,19.

Os interessados devem preencher formulário que está disponível no Anexo I, disponibilizado no site do tribunal de Justiça – www.tjmt.jus.br – serviços – credenciamento.



quarta-feira, 25 de maio de 2022

Homem de 61 anos é preso pela Polícia Civil após abusar sexualmente de enteada de 12 anos

MATO GROSSO 

FONTE|FOTO: PJCMT

A Delegacia da Polícia Civil de São José do Xingú, na região nordeste de Mato Grosso, cumpriu na segunda-feira (23.05) a prisão preventiva de um homem de 61 anos investigado por estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos.

De acordo com o delegado Gustavo Ataíde Fernandes, a prisão foi representada à Justiça após a investigação instaurada apontar que a menor de idade sofreu abusos sexuais do padrasto. O mandado de prisão foi deferido pela 3º Vara Criminal da Comarca de Porto Alegre do Norte.

A Polícia Civil apurou que ele tocou as partes íntimas da adolescente em troca de presentes que prometeu à menor. Os fatos ocorreram entre os meses de fevereiro e março deste ano.

A investigação apontou ainda que ele ficava observando a menina tomar banho e ainda teria incentivado os outros dois irmãos da vítima, ambos menores, a manterem relações sexuais entre si, enquanto ele abusava da adolescente. Os irmãos se recusaram a fazer o que o investigado havia pedido. A mãe dos menores procurou a Polícia depois que pediu que o suspeito saísse de casa. Apesar disso, ele ficava rondando a residência, causando temor na família.

“Além do crime cometido, esse comportamento motivou também a representação pela prisão preventiva, haja vista a gravidade dos fatos e para preservação das vítimas”, destacou o delegado Gustavo Fernandes, acrescentando que o autor do crime se aproveitou da situação de vulnerabilidade econômica da família, que veio do Maranhão sem recursos, para praticar os atos.

A investigação está em fase final e será remetida ao Poder Judiciário.



terça-feira, 24 de maio de 2022

Homem cai no ‘golpe dos nudes’ em Alto Taquari e perde mais de R$ 1 mil

 ALTO TAQUARI

Foto: Ilustrativa|Divulgação Internet


Um morador de Alto Taquari ficou no prejuízo após cair em um golpe. A informação chegou ao Alto Taquari em pauta nesta segunda-feira (24) através do nosso whatsapp. A fonte que pediu para não ser identificado, nos informou que seu colega havia caído em um golpe popularmente conhecido como “golpe dos nudes” e que teria depositado R$ 1.300,00  na conta dos bandidos. 

Sabendo da importância de ALERTAR você leitor, pesquisamos na internet e constatamos que há várias vítimas deste golpe pelo país. Segundo reportagem do R7, neste tipo de prática, criminosos trocam fotos íntimas com internautas. Em seguida, usam outros perfis para dizer que o internauta se envolveu com menores de idade. Depois, começam as tentativas de extorsão, sob ameaças de denúncias de pedofilia. Os criminosos teriam ligado e se passado por um delegado para fazer a ameaça.

Ainda segundo reportagem, o golpe vem sendo aplicado desde 2021 e já fez diversas vítimas pelo Brasil.

É de suma importância que se cair neste tipo de golpe registre o boletim de ocorrência para que as autoridades competentes cheguem até os criminosos e seu dinheiro seja recuperado. 




Cemitério de Alto Taquari vai exumar corpos de túmulos e jazigos que estão "abandonados" nos próximos meses

ALTO TAQUARI 

Foto: Aparecido Marden 

Visando a necessita de mais espaço no cemitério Municipal Neuza da Silva Araújo, a prefeitura de Alto Taquari através do Edital de Notificação e Chamamento Público nº 01/2022 vem a público notificar todos os familiares de pessoas que foram sepultadas no cemitério, no entanto, os túmulos/jazigos estão abandonados e/ou em estado de abandono, sem identificação e sem a visitação que será  realizado a exumação a partir do dia 10 de julho.  A medida foi divulgada no Diário Oficial desta terça-feira (24).

A notificação está sendo feita via edital, devido o fato de que muitas sepulturas estão sem identificação, sem numeração ou mesmo o nome do “de cujus” e ou de sua família, o que impossibilita que se possa fazer uma notificação de forma direta.

Segundo o edital, a localização dos túmulos/jazigos que serão exumados estão compreendidas entre o primeiro e o segundo portão no sentido Centro/Bairro conforme mapa dos túmulos do Cemitério Municipal Neuza da Silva Araújo, o qual se encontra disponível para consulta junto a Secretária de Engenharia, Obras e Planejamento.

Para quem não sabe, foi aprovada uma Lei Municipal que autoriza a criação do Ossuário Público onde serão abrigados os restos mortais destas sepulturas que serão alvos de exumação. Além da criação do Ossuário, também foi aprovada a Lei Municipal que autoriza a ampliação do cemitério.



segunda-feira, 23 de maio de 2022

PM e PRF apreendem 220 quilos de cocaína dentro de veículo em Alto Garças

REGIÃO 

Fonte: PMMT  Foto:PMMT


Em ação integrada, equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal apreenderam na tarde da última sexta-feira (20.05), na BR-364, em Alto Garças, 220 quilos de cloridrato de cocaína. As drogas foram encontradas em um caminhão cegonha e o motorista do veículo foi preso em flagrante.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 16h, durante operação conjunta entre a PM e PRF, um caminhão cegonha, transportando um veículo Fiat Doblô, foi abordado pelas equipes, na BR-364.

Feita vistoria minuciosa, os policiais localizaram um compartimento, que não fazia parte do veículo original, onde foram encontrados 200 tabletes de substância análoga à cocaína, pesando 220 quilos.

Questionado, o motorista do caminhão afirmou desconhecer a procedência das drogas e revelou o nome de um outro homem, que seria o dono do Fiat Doblô. 

Diante dos fatos, o suspeito, que dirigia o caminhão, foi autuado pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado à delegacia de Alto Garças, junto com o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939. 



domingo, 22 de maio de 2022

Polícia Civil investiga tentativa de homicídio registrada neste domingo em Alto Taquari

ALTO TAQUARI 

Foto: Aparecido Marden 



A Perícia Oficial e Identificação Técnica - POLITEC esteve em Alto Taquari na manhã deste domingo (22) atendendo a um chamado da Polícia Civil.

Segundo informações, o perito e o investigador da Polícia Civil estiveram nas proximidades do Complexo Esportivo Rodrigo Briancini no Bairro 13 pontos para capturar imagens do local onde um homem foi brutalmente espancado na madrugada deste domingo. 

Os dados da vítima não foram divulgados, no entanto, há informações que ele foi encaminhado para Rondonópolis.

O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio devido os ferimentos e o mecanismo utilizado, "pedradas na cabeça e face". 

A Polícia Civil deu início às investigações.





sábado, 21 de maio de 2022

Padre termina cerimônia ao ver cães entrarem com alianças: “O cúmulo”

GERAL 

Fonte: Metrópoles   Foto: Reprodução Instagram



A cerimônia de casamento dos jovens Brenda Jamili, 18 anos, e Eliwelton Silva, 24, terminou antes do previsto por um motivo inusitado. O padre César Retrão, incomodado ao ver dois cachorros entrando na igreja para levar as alianças, se recusou a dar a bênção final aos noivos.

“Isso é o cúmulo, dois animais entrando na igreja com as alianças. É inadmissível”, teria dito o padre. O caso aconteceu no último sábado (14/5), em Nova Olinda (CE).

Segundo o casal, apesar da atitude do religioso, eles tinham autorização da paróquia para levar os animais. Em entrevista ao UOL, a noiva contou que se sentiu muito triste ao ouvir a declaração do padre. “Apenas assinamos o livro, e ele deu as costas. Nos sentimos envergonhados, fracos, não tivemos ação nem de reagir na hora”, disse.

Os noivos são voluntários do Instituto Lilica, ONG que resgata animais de rua e os encaminha para adoção. Foi o caso dos vira-latas Pipoca e Scooby, adotados por Brenda e Eliwelton e escolhidos para fazerem parte da cerimônia.

Pipoca foi resgatada machucada e cega de um olho. Scooby perdeu o movimento de uma das pernas após um acidente. Os dois entraram na igreja guiados por familiares.

Nas redes sociais, a jovem fez um desabafo. “Eu e Eliwelton somos católicos, cremos que nosso casamento precisa da bênção de Deus, e precisamos do homem para isso. Enfim, não tivemos essa bênção pelo fato de o padre achar um cúmulo dois cachorros entrarem com as alianças. Não fomos declarados marido e mulher porque é um absurdo dois cachorros entrarem com as alianças, não teve o ‘agora os noivos podem se beijar’ porque dois cachorros levaram as alianças”, lamentou.

“Isso nos enfraqueceu na hora, eu não tive ação, eu chorei, gelei, passei os dois últimos dias pensando no que aconteceu, a forma que fui tratada comparada ao que esses animais passam na rua, e ‘vistos como o cúmulo'”, assinalou.

“Ao meu ver, ninguém é obrigado a gostar de qualquer animal, mas aceite, não despreze, você não é obrigado a ter um animal em sua casa, a alimentar os das ruas, mas aceitar que é um ser que pode ser bem-vindo em qualquer lugar é um dever seu”, ressaltou Brenda.

Diante da repercussão, o Instituto Lilica soltou nota afirmando que não compactua com os ataques direcionados ao padre, que “já ajudou a presente entidade por diversas vezes e de várias formas”.

“Manifestamos nossa tristeza pelo ocorrido, uma vez que, ao nosso entender, como cristãos e amantes da causa, o amor estava ali representado, assim como estava respeitada a Igreja, visto a autorização prévia da secretaria paroquial, sendo angustiante a surpresa do repúdio em meio à cerimônia”, encerrou.



Jovem é preso em MS com maconha avaliada em R$ 44 mil que seria entregue em Mineiros-Go

REGIÃO 

Fonte: Da Redação com Campo Grande News  Foto: Choque


Drogas que seriam entregues em Mineiros-GO, foram apreendidas pelos policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Campo Grande- MS. O suspeito de transportar 26 tabletes de maconha em sua bagagem foi identificado apenas como John, 18 anos. A droga foi avaliada em R$ 44 mil.

Segundo informações do site Campo Grande News, junto a bagagem além das drogas foi encontrada uma a arma de fogo, calibre 9 milímetros.

A equipe do Canil do Choque abordou o coletivo onde o suspeito estava na Avenida Cônsul Assaf Trad no centro de Campo Grande -MS. Durante a revista o cão de faro dos policiais, indicou uma mala onde estavam os 19,6 quilos de maconha. 

Diante do flagrante o dono da bagagem admitiu que havia sido contratado para levar a droga até Mineiros, GO. A droga foi encaminhada à Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) já a arma e o suspeito foram levados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro.





sexta-feira, 20 de maio de 2022

Secretaria Estadual de Saúde fortalece município de Alto Araguaia nas ações de promoção da amamentação

ALTO ARAGUAIA 

Fonte: SES-MT  Foto: Divulgação|Fernanda Nazário 


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (Cophs), fortalece os municípios de Mato Grosso para que promovam ações de proteção e apoio à amamentação. A cidade de Alta Araguaia é um dos municípios com iniciativas bem-sucedidas voltadas para a temática, com o Programa Cegonha Araguaiense.

O Programa viabiliza o acompanhamento da mãe que reside em Alto Araguaia. A primeira fase da ação ocorre no pré-natal, parto, pós-parto e segue até os 28 dias de puerpério. São realizadas visitas domiciliares de apoio à amamentação, estendendo também o apoio no ambiente de trabalho da mulher trabalhadora que amamenta.

Além disso, há a entrega de um kit maternidade que incentiva as mulheres a participarem das rodas de conversas. O material é oferecido como incentivo à amamentação exclusiva por 6 meses, continuando até os 2 anos ou mais, como preconiza o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

Nas duas etapas do programa, a mãe é apoiada em seu psicológico, físico, econômico e nutricional. Para a coordenadora da Cophs, Rosiene Rosa Pires, essas ações reforçam o compromisso da pasta em mobilizar os municípios mato-grossenses para o fortalecimento das ações estratégicas de promoção, proteção e apoio à amamentação e alimentação complementar saudável.

“Nosso papel é implementar, junto às cidades, ações estratégicas de avaliação e monitoramento, além de realizar reuniões de incentivo e mobilizações sociais para que a população abrace a causa”, explica Rosiene.



O responsável pela equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável (Epamacs), Rodrigo Carvalho, ressalta que é por meio das Secretarias Municipais de Saúde que a informação chega aos pais. “Alta Araguaia fez o dever de casa e está tendo êxito na realização de promoção à amamentação. O principal beneficiado com isso é a criança, que terá uma vida mais saudável”, pontua.

O gestor municipal que tem interesse na temática, mas tem dúvidas sobre como trabalhar em sua cidade, pode entrar em contato com a SES para receber as orientações necessárias e, se preciso, agendar uma capacitação. “Estamos à disposição para auxiliar no que for preciso”, diz Rodrigo.

Programa Cegonha Araguaiense

O Programa Cegonha Araguaiense é desenvolvido pelas Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) de Alto Araguaia. Em 2021, foi constatada uma adesão de 90% das mulheres amamentando seus filhos exclusivamente até os 6 meses de vida.

De acordo com a presidente da Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM) da SMS de Alto Araguaia, Shirley Lopes, o programa nasceu devido ao alto número de doações de fórmulas infantis para crianças de 0 a 6 meses, em 2017, que deveriam estar em Aleitamento Materno Exclusivo (AME), e o elevado número de crianças com infecções intestinais internadas.

“Desde então, a CAAM criou os protocolos baseados nas diretrizes da Rede Cegonha e deu início a um extenso processo de capacitações aos profissionais de saúde da atenção primária, hospitalar e ambulatorial, envolvendo também a unidade descentralizada de reabilitação e os centros de referência em assistência social. Formamos uma potente rede de apoio à mulher que amamenta”, conclui Shirley.




Inscrições para o Enem 2022 terminam no sábado

BRASIL

Fonte: Agência Brasil  Foto: Valter Campanato 


Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o próximo sábado (21) para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

As inscrições para o Enem 2022, tanto para a edição impressa como para a digital, devem ser feitas na Página do Participante. Para acessá-la, clique aqui. A taxa é de R$ 85, e poderá ser paga via PIX, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

No momento da inscrição, o candidato escolhe se quer fazer a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol. Ele escolhe também se quer o exame impresso ou digital e informa se precisa de algum atendimento especial (acessibilidade, por exemplo).

O estudante também preenche um questionário socioeconômico informando se já concluiu o ensino médio e outras informações cadastrais.

Provas



As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. Pela primeira vez, o candidato poderá apresentar a versão digital de documento de identificação no dia da prova. Serão aceitos e-título, Carteira de Habilitação Digital ou RG Digital. O candidato deverá abrir o aplicativo e apresentar o documento ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas.

O exame terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

O tempo para realização da prova é de cinco horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. No segundo dia, o tempo para realizar o exame é de cinco horas, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após a última prova.