quinta-feira, 3 de março de 2022

Pode inviabilizar a próxima safra, diz presidente da Aprosoja-MT sobre impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia

 AGRO

Fonte: G1  Foto: Rafael Aparecido Silvério Barbosa 


O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, avalia que a guerra entre Rússia e Ucrânia pode trazer consequências desastrosas para o agronegócio.

Um dos principais países que importam fertilizantes ao Brasil, a Bielorrússia comunicou da suspensão das negociações por bloqueio da rota de entrega.

Segundo o presidente da Aprosoja, os produtores de Mato Grosso já vinham enfrentando aumento considerável nos custos da produção. Destaca que os fertilizantes já estavam sendo vendidos com 200% de acréscimo do valor da safra passada. Afirma ainda que o ambiente está se tornando insustentável a ponto de inviabilizar a safra 2022/2023 do estado.

Cadore afirma que esse aumento nos custos poderá ser sentido nos supermercados com o aumento dos produtos, consequentemente, a elevação da inflação.

"Os solos do Brasil são dependentes de adubação. Então, esse impacto é do custo do produtor rural e, obviamente, na prateleira do supermercado, com o poder de gerar uma inflação ainda maior dos alimentos", disse o presidente da entidade.

Ele ressalta que a solução ao problema seria a liberação da mineração de fósforo e potássio que poderiam ser explorados neste momento de emergência, mas que a burocracia impede.

"A burocracia não nos permite explorar, não permite que sejam exploradas para que nosso país seja autossuficiente e não dependa de outros países em uma condição desta. É hora de unir forças, o governo e os parlamentares para que possamos explorar nossas reservas e essa conta não seja paga pelos produtores e a população", destacou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.