;

Especiais

Senar-MT realiza diagnósticos em Alto Araguaia para produtores obterem selo arte

AGRO

Fonte: Agrolink  Foto: Divulgação


Produtores rurais de Alto Araguaia estão em processo de obtenção do selo arte, certificação nacional que possibilita a comercialização de produtos artesanais de forma regularizada e legal.  Os produtores que demandaram são atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), na cadeia de bovinocultura de leite e pretendem obter o selo para a comercialização do queijo cabacinha.

Em Mato Grosso, o órgão responsável pela obtenção da certificação é o Instituto de Defesa Agropecuária do estado (Indea-MT). O Senar-MT participa do processo orientando os produtores atendidos pela ATeG sobre como obtê-la. O produtor rural de Mato Grosso que quiser informações sobre o selo ou demandar auxílio para sua obtenção, deve solicitar via Sindicato Rural de seu município.

A legalidade traz benefícios tanto aos produtores rurais quanto aos consumidores. A confiança do consumidor para obter esses produtos será muito maior e o produtor rural poderá expandir o seu negócio e enviar os produtos a outros estados.

Nesta primeira semana de fevereiro estão sendo realizados levantamentos com os produtores para analisar documentos já existentes e infraestrutura. Em Alto Araguaia há uma agente de comercialização, profissional que auxilia na regularização das certificações sanitárias.

Selo Arte – Segundo definição do Governo Federal, o selo arte é uma certificação destinada a produtos artesanais como queijos, embutidos, pescados e mel, possibilitando a comercialização em território nacional, eliminando entraves burocráticos. Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

O Senar Central produziu um vídeo explicando sobre a certificação, os produtos que podem recebê-la e o passo a passo para obter o selo. O material está disponível no link a seguir: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/senar-apresenta-como-obter-o-selo-arte-para-alimentos-artesanais 


.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.