Para conseguir um transplante de
rim, pacientes renais crônicos precisam buscar o atendimento em outros estados
por falta de hospitais e equipes médicas credenciadas em Mato Grosso. Além
disso, o presidente da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados, Carlos
Pereira, afirmou que os pacientes ainda sofrem com a falta de medicamentos na
rede pública.
Desde outubro do ano passado, por conta de mudanças na administração, o Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, único que estava credenciado para transplantes de rim, deixou de oferecer o procedimento.
De acordo com a superintendente estadual de Regulação, Dúbia Campos, o estado está em tratativa com dois hospitais para retomada de transplantes de rim em Cuiabá.“Um deles é o Hospital Estadual Santa Casa, mas o Hospital São Mateus também já demonstrou interesse”, explica Dúbia.
Apesar das negociações, não há previsão de quando os transplantes renais voltarão a ser realizados em Mato Grosso. Sobre a falta de medicamentos para pacientes renais, mas, conforme a superintendente, o problema é em nível nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.