Agro| Vazio sanitário da soja começa na próxima terça-feira (15) em Mato Grosso
SEDEC-MT| Foto por: Wenderson Araújo/CNA
A partir da próxima terça-feira (15.06) está proibida a presença de plantas vivas de soja no estado de Mato Grosso. O vazio sanitário terá início no dia 15 de junho e se estende até o dia 15 de setembro, e neste período é proibida a presença de plantas vivas de soja, cultivadas ou guaxas (germinação voluntária).
Há 15 anos o estado do Mato Grosso estabeleceu o Vazio Sanitário da soja, que é a principal medida fitossanitária na prevenção da ferrugem asiática da soja. A medida está prevista na Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea-MT nº 001/2021 e tem o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo no período de entressafra, atrasando a ocorrência da doença na safra seguinte.
A fiscalização do cumprimento do Vazio Sanitário é realizada pelos Agentes e Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), que mesmo em período de Pandemia (Covid-19) devem fiscalizar mais de 5 mil propriedades.
Denúncias quanto ao descumprimento do vazio sanitário podem ser feitas ao Indea-MT por meio da Ouvidoria Setorial, pelo telefone 0800 647 9990, por meio Ouvidoria Geral do Estado pelo endereço eletrônico http://www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao, ou ainda nas unidades locais do Indea-MT. Os mesmos canais podem ser utilizados ainda para sanar dúvidas, fazer solicitações, elogios e/ou reclamações.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.