segunda-feira, 31 de maio de 2021

Saúde| Jaciara é o primeiro município a abrir vacinação para pessoas sem comorbidades de 18 a 59 anos


A prefeita de Jaciara, a 144 km de Cuiabá, Andréia Wagner (PSB), anunciou nesta segunda-feira (31) que pessoas entre 18 e 59 anos de idade, começam a ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (1º).

De acordo com ela, o município segue à risca o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e se organiza neste momento para vacinar a população em geral.


As gestantes e puérperas (mulheres pós-parto - até 45 dias), também consideradas prioritárias, por recomendação do Ministério da Saúde, estão com a imunização suspensa. Em casos de comorbidades, as vacinas indicadas são Pfizer ou Coronavac.

No município, até o momento, já foram aplicadas 8.662 doses da vacina contra o coronavírus. Desse total, 2.763 são relativas à segunda dose. Os dados constam no vacinômetro divulgado no dia 28 de maio pela Secretaria de Saúde de Jaciara.


A prefeitura investiu na ampliação do Centro de Referência ao Enfrentamento das Síndromes Gripais e a Covid-19, que é formado por uma equipe de médicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

No local são realizadas consultas médicas, dispensa de medicações e realização de teste rápido e RPPCR.

Já no Hospital Municipal existe uma estrutura exclusiva de leitos de internação para pacientes acometidos pelo coronavírus, com médicos intensivistas, equipe de enfermagem e fisioterapia respiratória.



sábado, 29 de maio de 2021

Alto Taquari| PC recupera celular roubado há um mês e prende receptadora

A Polícia Civil em Alto Taquari prendeu nesta sexta-feira (28), uma mulher acusada de receptação de um aparelho celular oriundo de um roubo realizado em Alto Araguaia em Abril.


Segundo informações, as investigações levaram até a suspeita que mora em Alto Taquari. 

Ela foi detida, o celular avaliado em R$ 1500 reais. 

Após pagar fiança ela foi liberada e responderá pelo crime em liberdade.




sexta-feira, 28 de maio de 2021

Região| Costa Rica e mais duas cidades da região ficam com bandeira vermelha e toque de recolher a partir das 21h


Na última quarta-feira (26), o Prosseguir definiu novas bandeiras para os municípios de Mato Grosso do Sul. As definições consideram aspectos do cenário da pandemia da Covid-19 e definem os horários de toque de recolher para as cidades. Assim, Costa Rica se manteve na bandeira vermelha e continua com toque das 21h às 5h do outro dia.


No comparativo com o mapa do Prosseguir da semana anterior, 25 municípios regrediram de bandeira, 21 progrediram, e 33 permaneceram na mesma bandeira. Sendo assim, 46 cidades poderão ter o horário do toque de recolher modificado a partir de amanhã (27), quando começam a vigorar os novos mapas.

Além de Costa Rica, Chapadão do Sul e Camapuã foram classificadas como bandeira vermelha, com alto risco de Covid-19 e seguem toque das 21h às 5h do dia seguinte. Confira a lista completa de cidades que ficaram nesta classificação: Bodoquena, Bonito, Caarapó Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Itaquirai, Ivinhema, Jardim, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, são Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Assim, em bandeira laranja, ficou a cidade de Figueirão. Além dela, outras estão com risco médio de Covid-19: Alcinópolis, Anaurilândia, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Brasilândia, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Iguatemi, Japorã, Jaraguari, Jatei, Ladário, laguna Carapã, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Ribas do Rio Pardo, Selviria, Sete Quedas, Sonora e Tacuru.

Já em amarelo, com grau tolerável de Covid-19, está Paraíso das Águas. Além do município, o estado tem mais oito cidades nesta bandeira: Bandeirantes, Batayporã, Caracol, Douradina, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Paraiso das Águas, Rio Negro e Taquarussu.

Os toques de recolher valem nas cidades a partir desta quinta-feira (27). Nova publicação de classificação deve ser divulgada daqui a 14 dias.


FONTE/IMAGEM| MS TODO DIA

quinta-feira, 27 de maio de 2021

CPI: Butantan vai mostrar documentos que provam que Bolsonaro rejeitou vacinas

ISTO É/(Crédito: Ettore Chiereguini)

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse a interlocutores que vai apresentar nesta quinta-feira (27), em seu depoimento à CPI da Covid no Senado, documentos que comprovam que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) retardou a compra de vacinas Coronavac. As informações são da CNN Brasil e do jornal O Globo.


Covas pretende relatar as negociações e apresentar as manifestações do Ministério da Saúde em resposta aos ofícios encaminhados pelo instituto oferecendo vacinas para serem comprados pelo governo federal. De acordo com a colunista Bela Megale, d’O Globo, o diretor do Butantan possui documentos que provam que o governo ignorou a compra de 60 milhões de doses da Coronavac ao longo de 2020.

Entre os tópicos a serem possivelmente abordados estão reuniões com o ex-ministro e general da ativa Eduardo Pazuello e sua equipe, e as negociações do governo de São Paulo com o governo federal.


De acordo com a CNN, o diretor do Butantan pretende deixar claro que o Palácio do Planalto não apenas não estimulou, como obstruiu as negociações do imunizante.

Outro assunto que deve ser abordado no depoimento marcado para as 9h são as dificuldades na relação e na importação dos IFAs (Ingredientes Farmacêuticos Ativos) com a China, causadas pelas manifestações contra o país do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e do deputado federal e filho 03 do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).



quarta-feira, 26 de maio de 2021

Economia| Consumo de carne bovina cai 30% depois do aumento do preço, diz Imea

G1

O consumo de carne bovina no estado teve uma queda de 30% em maio deste ano em comparação com maio de 2020, conforme levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (Imea).


A alta nos preços dos cortes bovinos desde o início da pandemia é o principal motivo pela queda no consumo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço das carnes, em geral, subiu 35% no país em um ano.


Além disso, houve um crescimento recorde na arroba do boi gordo e a exportação para China aumentou, fatores esses que também contribuíram para o aumento do preço e baixo consumo.

A baixa procura pela carne bovina continua em queda. O levantamento semanal do Imea apontou uma queda no consumo de 1,27%, de abril para este mês.

Com a carne mais cara, a opção agora é substituir o alimento por frangos e suínos.

Em um açougue de Cuiabá, caiu pelo menos 50% as vendas por causa do preço.

O Brasil atingiu o menor índice de consumo de carne bovina desde o começo da série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento, que começou em 1996. Cada brasileiro consome, em média, 26,4 quilos de carne por ano. A queda no país foi de cerca de 14% em comparação com 2019, antes da pandemia.



segunda-feira, 24 de maio de 2021

Região| Costa Rica confirma variante mais letal do coronavírus

MsTodoDia

Costa Rica confirmou, nesta segunda-feira (24), pelo menos dois casos da variante P1 da covid-19. A cepa é considerada mais transmissível e com maiores chances de agravamento dos casos.

A confirmação foi realizada por estudo da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgada por meio de boletim.


Conforme divulgado, a variante surgiu em Manaus, variante descendente da linhagem B.1.1.28.

“Variante de preocupação, indicada por algumas pesquisas como altamente transmissível e maior potencial de gravidade”, aponta a SES.

Ao site local, MS Todo Dia, a enfermeira responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Hospitalar de Costa Rica, Helizandra Garcia Barcelos Cardoso, destaca que os cuidados contra a doença ainda são os mesmos.


“Porém hoje o que muda são as variantes da doença. As variantes P1 e P2 são mais agressivas, e os pacientes se agravam mais rápidos”, esclarece.

Na Fundação, ela comenta que já é perceptível o agravamento causado pelas novas variantes.

“Já temos um tempo que percebemos que a evolução clínica dos nossos pacientes estava mais agressiva, porém essa pesquisa só confirmou nossas suspeitas”, disse.

Por isso, segundo as autoridades de saúde, é preciso seguir as medidas de biossegurança, como, por exemplo, lavar as mãos frequentemente, usar máscaras ao sair de casa, evitar aglomerações.



Saúde| Pessoas que tiveram dengue são propensas a ter sintomas da covid-19

Agência Brasil| © Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados

Estudo feito por pesquisadores brasileiros mostrou que pessoas que tiveram dengue têm mais propensão a desenvolverem sintomas da covid-19, caso sejam contaminadas pela doença. A pesquisa, divulgada no último dia 6, é baseada na análise de amostras sanguíneas de 1.285 moradores da cidade de Mâncio Lima (AC), na região amazônica. 

O trabalho, coordenado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Urbano Ferreira, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp), foi publicado na revista Clinical Infectious Diseases.

“Relatamos um risco aumentado de covid-19 clinicamente aparente entre as pessoas da região amazônica com infecção prévia por dengue, com importantes implicações para a saúde pública”, diz a conclusão da pesquisa publicada.


As amostras de sangue utilizadas no estudo foram coletadas em dois momentos e comparadas: em novembro de 2019 e novembro de 2020. O material foi submetido a testes capazes de detectar anticorpos contra os quatro sorotipos da dengue e também contra o novo coronavírus.

“Por meio de análises estatísticas, concluímos que a infecção prévia pelo vírus da dengue não altera o risco de um indivíduo ser contaminado pelo SARS-CoV-2. Por outro lado, ficou claro que quem teve dengue no passado apresentou mais chance de ter sintomas uma vez infectado pelo novo coronavírus”, disse à Agência Fapesp, Vanessa Nicolete, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, e uma das autoras do artigo.



Mato Grosso| Assassinatos de mulheres sobem 78% em 2021, diz Sesp

G1MT

Os registros de assassinatos contra vítimas femininas aumentaram 78%, sendo 16 casos em 2021, contra 9 no ano anterior. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

No entanto, o número de feminicídios registrado em Mato Grosso diminuiu 14% entre janeiro a abril de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, sendo registrados 18 e 21 casos, respectivamente.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica.

No total, houve 34 mortes de mulheres no estado, nos quatro primeiros meses de 2021. Já nos mesmos períodos de cada um dos dois anos anteriores, foram registrados 31 casos.

Deste total, em 29% dos crimes os autores utilizaram arma cortante ou perfurante; 24% arma de fogo; 26% usaram outros meios; força muscular e arma contundente foram empregados, cada um, em 9% dos casos; e 3% utilizaram um veículo automotor.

Quanto às motivações, a maioria (38%) continua sendo passional, seguido de 23% de casos a apurar.

A rixa foi identificada em 15% das mortes, motivo fútil em 9% e 6% por envolvimento com drogas. Responsáveis por 3% estão (cada uma) as seguintes motivações: ambição, embriaguez no trânsito e envolvimento com facção criminosa.

Esta última condição foi incluída nos levantamentos de vítimas femininas em janeiro deste ano, conforme explica a superintendente do Observatório de Segurança Pública da Sesp-MT.

A Sesp percebeu, nos últimos anos, um aumento do envolvimento de mulheres com organizações criminosas.

Como consequência disso, têm sido registradas mortes em função desse envolvimento, algumas vezes por participarem de fato de uma facção e outras vezes por se relacionarem com membros de facção, e acabam também sendo vítimas.

Municípios

Rondonópolis foi o município com maior número de homicídios dolosos de mulheres (5), sendo seguido por Sinop e Várzea Grande, cada um com três casos. Guarantã do Norte, Ribeirão Cascalheira e Lucas do Rio Verde apresentaram duas mortes cada.

A capital de Mato Grosso, Cuiabá, teve um registro, assim como os seguintes municípios: Juruena, Barra do Garças, Colíder, Brasnorte, Juara, São José do Rio Claro, Campo Verde, São José dos Quatro Marcos, Sorriso, Novo Horizonte do Norte, Nobres, Santo Antônio de Leverger, Nova Mutum, Cláudia, Porto Esperidião e Querência.



sábado, 22 de maio de 2021

Economia| Receita libera consulta a restituição do Imposto de Renda na segunda

Agência Brasil| Imagem Marcello Camargo

A partir das 10h de segunda-feira (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no início do prazo saberá se receberá dinheiro do Fisco ainda este mês. Nesse horário, a Receita Federal liberará a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021.

Esse será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado como em número de contribuintes. Ao todo, 3.446.038 contribuintes receberão R$ 6 bilhões.  Desse total, R$ 5.548.337.897,41  serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 96.686 idosos acima de 80 anos; 1.966.234 entre 60 e 79 anos; 127.783 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença e 891.421 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O restante do lote será destinado a 263.914 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 28 de fevereiro deste ano. 

O dinheiro será pago em 31 de maio. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Calendário


Inicialmente previsto para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física passou para 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.


A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Balanço

A dez dias do fim do prazo de entrega, cerca de 10 milhões de pessoas físicas ainda não acertaram as contas com o Fisco. Até às 16h desta sexta-feira (21), 22.630.928 contribuintes tinham enviado a declaração, 69,4% do esperado. Neste ano, o órgão espera receber até 32.619.749 declarações.

A Receita alerta para que os contribuintes não deixem para a última hora o envio do documento. Quem perder o prazo terá de pagar multa, equivalente a R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.


Mato Grosso| Suspeito de ameaçar ex-companheira com faca é preso pela Polícia Civil

Assessoria/Polícia Civil-MT

Um homem suspeito de descumprimento de medida protetiva de afastamento da ex-companheira foi preso pela Polícia Civil, duas vezes na mesma semana em ações realizadas no município de Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá). O suspeito de 31 anos ameaçou a vítima com uma faca no pescoço para que ela reatasse o relacionamento.

Inconformado com a separação, o suspeito vinha perseguindo a ex-companheira há dias pela cidade, a ameaçando e exigindo que ela reatasse o relacionamento contra a sua vontade.

Na quarta-feira (19), a vítima procurou a delegacia informando que o suspeito estava descumprindo as medidas protetivas, a ameaçando de morte. Segundo as informações, na noite de terça-feira (18), ele foi até a casa da vítima e colocou uma faca em seu pescoço, para tentar obrigar a ex-companheira a voltar o relacionamento com ele.

A vítima implorou para que o suspeito não fizesse nada com ela, momento em que ele largou a faca e saiu correndo, fugindo da casa. Com base nas informações passadas pela vítima, e do risco iminente, os investigadores iniciaram as diligências em busca do suspeito que foi localizado em uma casa onde estava escondido.


Ao avistar os policiais, ele saiu pulando o muro, conseguindo fugir pelos fundos da casa, porém foi detido pelos policiais que estavam de campana. O suspeito ainda tentou reagir a prisão, porém foi contido pelos investigadores.

O agressor foi conduzido à Delegacia de Nova Xavantina, onde foi preso em flagrante pelos crimes de ameaça e descumprimento de medida protetiva. O delegado representou pela conversão da prisão em flagrante para preventiva, a qual foi deferida pela Justiça.

Segundo o delegado, Raphael Diniz, o suspeito possui um histórico de muita agressividade, e em outra ocasião teria trancado a vítima numa casa mantendo-a em cárcere privado por uma noite. Ele também teria agredido a ex-companheiro e o enteado por diversas vezes.

Após as providências cabíveis, o suspeito foi encaminhado ao Presídio Major Zuzi Alves da Silva, onde seguirá a disposição da Justiça.




sexta-feira, 21 de maio de 2021

Esportes| Fifa realizará estudo sobre viabilidade de Copa do Mundo a cada 2 anos


Agência Brasil |Credito Imagem © REUTERS/Mohamed Abd El Ghany/Direitos Reservados


A Fifa realizará um estudo de viabilidade sobre a realização da Copa do Mundo e da Copa do Mundo Feminina a cada dois anos, depois de apoiar uma proposta em seu congresso anual nesta sexta-feira (21).

Atualmente, as duas competições são realizadas a cada quatro anos, mas a Federação de Futebol Saudita (Saff) apresentou uma proposta de um estudo sobre o impacto de um evento bienal.

"Acreditamos que o futuro do futebol está em uma conjuntura crítica. As muitas questões que o futebol enfrenta são ainda mais exacerbadas agora pela pandemia em curso", disse o presidente da Saff, Yasser Al-Misehal. "É hora de rever como o esporte global está estruturado e considerar o que é melhor para o futuro de nosso esporte. Isto deveria incluir se o ciclo atual de quatro anos continua sendo a base ideal para como o futebol é administrado tanto da perspectiva da competição quanto da comercial", acrescentou ele.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, a classificou como "uma proposta eloquente e detalhada", e 166 federações nacionais votaram a favor e 22 contra. 

Infantino disse que o estudo analisará os sistemas de classificação dos torneios.