Educação| Deputados aprovam educação como serviço essencial e aulas devem ser retomadas em MT
G1MT| Foto: Mayke Toscano| Secom-MT
Os deputados estaduais aprovaram
nesta quarta-feira (14) a educação como serviço essencial em Mato Grosso.
Com a aprovação, fica autorizado o retorno das aulas presenciais na rede estadual de educação quando comprovada a imunização de todos os profissionais.
De acordo com o projeto aprovado, ficam reconhecidas as atividades educacionais, nas modalidades presenciais, à distância e híbridas, nas esferas municipais, estaduais e federal, relacionadas à educação básica, educação de jovens e adultos, ensino técnico e ensino superior como essenciais no período que perdurar a pandemia da Covid-19.
Também fica garantido o funcionamento dos setores referentes à atividade reconhecidas com capacidade mínima de 30%, ocorrendo o retorno gradual das atividades presenciais. Assegura-se o direito dos pais e responsáveis de optarem pela modalidade educação à distância na educação básica. Estado e os municípios deverão observar as classificações de risco expedidas pelo Poder Executivo, aumentando, gradativamente a quantidade de alunos em sala de acordo com a redução da classificação de risco de cada cidade.
Segundo o projeto, as escolas de Mato Grosso devem observar as seguintes medidas de biossegurança:
I. Utilização de máscara em todo o ambiente escolar por alunos, colaboradores e qualquer pessoa que adentrar na unidade;
II. Distanciamento de 1,5m (um
metro e cinquenta centímetros) entre as carteiras/mesas das salas de aula;
III. Escalonamento do horário de
intervalo entre as turmas para evitar aglomerações;
IV. Realização da alimentação
dentro da sala de aula, com cada aluno em sua respectiva carteira/cadeira;
V. Disponibilização de álcool em
gel em todos os ambientes da escola (salas, pátio, banheiros);
VI. Suspensão das atividades
físicas coletivas;
VII. Medição da temperatura dos
alunos diariamente na entrada da unidade escolar;
VIII. As Janelas laterais de
todas as salas de aula deverão ficar abertas durante todo o tempo;
IX. Higienização periódica e
diária de banheiros, portas, maçanetas e corrimões da unidade escolar;
X. Escalonamento do horário de
início e término das aulas para saída dos alunos sem aglomeração;
XI. Fixação de cartazes na escola
indicando o fluxo de passagem dos alunos nas laterais dos corredores;
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