quarta-feira, 31 de março de 2021

Mato Grosso| Tribunal de Contas apura 329 suspeitas de 'fura-fila' na vacinação contra a Covid-19 no Estado

 
G1MT.Foto: Divulgação/Condemat

O Tribunal de Contas Estadual (TCE) identificou 329 casos suspeitos de pessoas que furaram na campanha de vacinação contra a Covid-19 em 57 municípios de Mato Grosso. Os dados foram constatados por meio de cruzamento de dados referentes à vacinação. O TCE notificou as prefeituras para esclarecimentos.

O acompanhamento foi feito para avaliar as ações de vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso, com foco nos grupos prioritários previstos nos planos nacional e estadual de imunização.

Segundo a Secretaria de Controle Externo (Secex) de Administração Estadual do TCE, a base de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações referente aos vacinados entre 18 de janeiro e 15 de março apresentou 169.038 registros.

Deste total, a equipe técnica analisou 39.834 registros referentes aos grupos de pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas. Também foram avaliados os dados dos vacinados cujo grupo prioritário não foi informado no sistema.

O levantamento aponta que 99,17% dos casos estão com situação regular, 0,3% estão pendente de confirmação referente ao vínculo com instituição de idosos, pendente de confirmação referente ao vínculo com instituição de saúde e 0,53% estão em situação irregular.

De acordo com a informação técnica elaborada pela secretaria, os registros pendentes de confirmação referente ao vínculo com instituição de idosos se devem ao fato de que a idade constante na base de dados era inferior a 60 anos, contrariando a recomendação do Plano Nacional de Operacionalização.

Já os registros pendentes de confirmação relativos às instituições de saúde dizem respeito ao fato de o vínculo do profissional registrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ter sido finalizado antes de julho de 2020 ou ter se iniciado em fevereiro de 2021, podendo se tratar de profissional sem atuação presente ou recém-contratado, com possível desvio de finalidade, no sentido de criar vínculo somente para acesso à vacina.

Por fim, os casos identificados como irregulares são referentes a vacinados com idade inferior a 60 anos e sem registro localizado na base de dados do CNES.

Os resultados são preliminares e devem ser interpretados como indícios da ocorrência de desrespeito à ordem de priorização da vacinação (fura-filas).

A conclusão só será possível após a manifestação dos responsáveis pela operacionalização da campanha de vacinação nas entidades fiscalizadas, em especial aquelas no sentido de trazer elementos aptos a comprovar eventual pertencimento do vacinado ao grupo priorizado.

Vacinação

Até essa segunda-feira (30), foram vacinadas 164,8 mil pessoas na 1ª dose da vacina e 62,9 com a 2ª dose. No total, mais de 227 mil doses foram aplicadas em Mato Grosso.

Desde o início da pandemia, foram mais de 300 mil casos de Covid-19 e mais de 7 mil mortes em decorrência da doença.



terça-feira, 30 de março de 2021

Alto Taquari| Classificado como Risco Alto, novo decreto para conter avanço da Covid-19 deve fechar academias; veja o que pode mudar

Da Redação com O Documento| Imagem: Prefeitura de Alto Taquari 

O Tribunal de Justiça determinou que todos os 141 municípios de Mato Grosso sigam as recomendações do Governo de Mato Grosso quanto às medidas restritivas contra a covid-19.

A decisão foi dada nesta segunda-feira (29.03), a pedido do Ministério Público Estadual (MPE). A determinação autoriza os municípios, caso achem necessário, a tomar medidas mais duras do que as recomendadas no decreto estadual.

Com 180 casos positivos Alto Taquari está  classificado como Risco Alto para contaminação do coronavírus, motivo este que poderá levar o município a adotar medidas de prevenção mais estreitar. 

MEDIDAS A SEREM TOMADAS

– Proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração.

– Proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não-presenciais.

– Quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.

– De segunda à sexta, permissão de todas as atividades econômicas das 5h às 20h. Aos sábados e domingos, a permissão será até o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, imprensa, hospedagem, serviços de guincho, segurança e vigilância privada, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia, telefone e coleta de lixo.

– Proibição por 15 dias de consumo de bebida alcoólica nos locais de venda, ainda que dentro dos horários permitidos para funcionamento dos estabelecimentos por este Decreto e por normas municipais.

– Supermercados poderão funcionar nos sábados das 5h às 20h. Aos domingos até o meio-dia.

– Restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, poderão atender nos sábados e domingos até às 14h. Apenas retirada no local. 

– Fica autorizado o funcionamento de restaurantes e congêneres nas modalidades take-away e drive-thru somente até às 20h45m.

– Fica proibida a venda de bebida alcoólica nas conveniências, restaurantes, lanchonetes e congêneres localizadas em postos de combustíveis situados em rodovias estaduais e federais no Estado de Mato Grosso fora dos horários definidos.

– Os supermercados, nos horários de funcionamento, devem aplicar sistema de controle de entrada restrito a um membro por família.

– Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.

– Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local.

– Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h59.

– O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.

– Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação, com exceção dos trabalhadores e consumidores das atividades já listadas.

– Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.



segunda-feira, 29 de março de 2021

Mato Grosso| Polícia Civil prende nove integrantes de associação criminosa envolvida em roubo e adulteração de carga


PJCMT

A Polícia Civil, em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) em apoio da Delegacia de Pedra Preta (238 km ao sul da Capital), desarticulou na quinta-feira (25.03), uma associação criminosa envolvida em crimes de roubos de caminhões, receptação e adulteração das cargas roubadas.

A ação resultou na prisão de nove pessoas em flagrante, por promover ou constituir organização criminosa e receptação. Durante o trabalho, também foi recuperada uma carga recém roubada e apreendido um caminhão, duas máquinas pá-carregadeira e os objetos destinados à adulteração do produto. 

As diligências iniciaram após informação repassada pela Polícia Civil de Pedra Preta para equipe da Derf Rondonópolis sobre um caminhão trator Scania com um reboque e um semireboque que foi localizado porém sem a carga dentro.

No momento em que a equipe da Derf chegou ao local, a soja já estava passando pelo processo de transbordo que caracteriza a adulteração, em que o produto se transforma em material de farelo. Diante das várias ocorrências de roubos de cargas que a equipe da Derf vinha apurando, os policiais logo conseguiram identificar um galpão, no distrito industrial onde os supeitos foram encontrados. No local foi recuperada a carga de soja que havia sido roubada na mesma data. 

Durante as investigações foi possível levantar a qualificação de todos os envolvidos, inclusive os líderes, assim como identificar a atuação de cada membro do grupo, desde o roubo da carga, transporte, descarregamento, entre outras fases, até a última etapa que era a adulteração.

Os nove membros da associação criminosa foram presos, sendo todos conduzidos até a delegacia onde após interrogados foram autuados em flagrante.A associação criminosa possuía um forte esquema montado, contando com contabilidade, transferências e recrutamento de motoristas e ajudantes. Com base nas informações e indícios colhidos, os investigadores da Derf Rondonópolis foram até o barracão e logo que chegaram já visualizaram a referida carga de soja recém roubada.

As investigações continuam para identificar e prender outros possíveis envolvidos no crime.



Covid-19| Após descobrir problema no fígado por causa do uso excessivo da ivermectina, baiana lamenta: 'Bobagens que a gente faz'

 
G1

Ivermectina, cloroquina, azitromicina, vitaminas e minerais: o coquetel de remédios apelidado de "kit Covid" é o chamado tratamento precoce, que, segundo cientistas e instituições de pesquisa renomados, não funciona para Covid-19. No entanto, muita gente pelo país ainda continua fazendo uso desses medicamentos e, muitas vezes, sem prescrição e de forma excessiva.

"Já vi de tudo. Até 10 comprimidos por dia, que é uma dose inaceitável, jamais testada em humanos", lamenta o médico hepatologista Raymundo Paraná.

O uso de tantos medicamentos, ainda mais por um tempo tão prolongado, tem se refletido no aumento de diagnósticos de problemas no fígado. Em São Paulo, o uso do 'kit Covid' pode ter provocado a morte de três pessoas. Quatro pessoas estão na fila pelo transplante e uma está em recuperação após passar pelo procedimento.

Em Salvador, a baiana Cremilda tomou três cápsulas de ivermectina a cada 15 dias, durante um ano. Agora, tomou um susto quando descobriu que desenvolveu uma doença chamada colestase pelo uso excessivo do medicamento.

"Meus irmãos disseram que alguém disse para eles que um médico falou que a ivermectina era a cura ou então a preventiva e todos eles começaram a tomar. Eu não podia ficar de fora. É muito mais fácil você acreditar com força que aquilo ali é seguro e vai lhe proteger, né? É essas bobagens da vida que a gente faz", afirma.

Para quem também está insistindo no tratamento precoce, Cremilda manda um recado: "Para com a ivermectina. Vai usar máscara, vai se cuidar, não vai aglomerar. Porque é a melhor coisa que você faz".



domingo, 28 de março de 2021

Alto Taquari| Com casos positivos em alta, Lockdown poderá ser adotado nos próximos dias

ASCOM Prefeitura de Alto Taquari 

Com 180 casos ativos de Covid-19 neste domingo (28.03), o município hoje é avaliado pelo Estado com classificação “alta” para a contaminação. Se os números não baixarem, seremos reavaliados em novo decreto estadual com a classificação “muito alta”, sendo o poder público municipal orientado e recomendado a adotar o “lockdown” como medida extrema para tentar reduzir os casos na cidade.   


Além de uma crescente nos números ativos, hoje 9 cidadãos daqui encontram-se em internações: 6 deles estão em Alto Taquari, 1 está em Rondonópolis (MT), 1 em Primavera do Leste (MT) e outro em Goiânia (GO). 


Apesar da gravidade do problema, nota-se que muitos ainda não se conscientizaram. Fiscais da Vigilância Sanitária, juntamente com a Polícia Militar, estão trabalhando neste final de semana, incansavelmente, na tentativa de impedir aglomerações. Neste domingo, por exemplo, inúmeros banhistas foram surpreendidos em córregos próximos. Os encontros em domicílio também continuam a ocorrer, indiscriminadamente.  





Mato Grosso| Bispo Dom Juventino morre após complicações em decorrência da Covid-19

 

AgoraMT

Internado desde o dia 11 de março após sentir febre e mal-estar decorrente da Covid-19, o bispo da Diocese Rondonópolis-Guiratinga, Dom Juventino, morreu neste domingo (28), após complicações decorrentes da doença. Dom Juventino estava com 74 anos.

O Boletim divulgado ontem (27) mostrou que ele havia tido uma piora no quadro de saúde após ter uma instabilidade cardíaca durante a madrugada e que estava com a pressão controlada por medicamentos.

A Assessoria da Diocese afirmou ao AGORA MT irá divulgar uma nota oficial com horário e local do velório, já que o Bispo não estava mais com o vírus ativo.

O Bispo Dom Juventino Kestering nasceu no dia 19 de maio de 1946, em Morro do Gato, hoje Morro do Cruzeiro, município de São Ludgero, Estado de Santa Catarina. Ingressou no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, no dia 12 de fevereiro de 1959, quando tinha 13 anos. Estudou filosofia e teologia em Curitiba/PR; foi ordenado padre pelo bispo Dom Anselmo Pietrulla, no dia 14 de julho de 1973, na igreja matriz São João, em São Ludgero e celebrou a primeira missa na capela de São Pio X, em sua terra natal. Logo assumiu a missão de vigário paroquial na catedral diocesana de Tubarão.


Em 19 de novembro de 1997, Pe. Juventino Kestering foi nomeado bispo diocesano de Rondonópolis pelo Papa João Paulo II e recebeu a Sagração Episcopal no dia 8 de março de 1998, na catedral de Tubarão, em Santa Catarina, assumindo como lema ‘Enviou-me para evangelizar’. Em 22 de março de 1998, Dom Juventino tomou posse como bispo diocesano de Rondonópolis. Em seu episcopado aconteceram as mudanças geográficas com anexação de mais cinco paróquias, passando a ser diocese de Rondonópolis-Guiratinga.



sábado, 27 de março de 2021

Alto Taquari| PM e Fiscais Sanitários dispersam banhistas no "Gueirobão"


Com restrições mais rigorosas no combate a propagação da Covid-19, a Polícia Militar em apoio aos Fiscais Sanitários após denúncia, despersaram banhistas que estavam aglomerados nas margens do Gueirobão na tarde deste sábado(27) em Alto Taquari. No Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (27), o município apresentava 148 casos positivos ativos e 16 mortes.


Entramos em contato com a Vigilância Sanitária  e segundo o chefe do departamento, os fiscais estão empenhados para fazer o melhor em prol da população, para isso contam com o apoio da Polícia Militar. 

"Neste momento a união é de suma importância, no entanto, precisamos que a população se concientize que não estamos de férias e que o vírus mata", disse Robson Esmerino, chefe da seção de Vigilância Sanitária.

O Governo de Mato Grosso atualizou as medidas restritivas para frear a contaminação pela covid-19 no estado. Entre elas, a proibição pelos próximos 15 dias de consumo de bebida alcoólica nos locais de venda, ainda que dentro dos horários permitidos para funcionamento.

Nos municípios com classificação de risco "muito alto", como Cuiabá, o Estado sugere a aplicação de quarentena obrigatória (lockdown) por dez dias. Em caso de não cumprimento das medidas elencadas na classificação, caberá aos órgãos de controle a adoção das medidas cabíveis.



sexta-feira, 26 de março de 2021

Alto Taquari| Polícia Militar conduz jovem à delegacia por desrespeitar toque de recolher

 
Foto:Divulgação

No final da noite desta quinta-feira (25), em ronda ostensiva e preventiva de fiscalização contra a Covid-19, a Polícia Militar conduziu até a delegacia de Alto Taquari, C.M (17) que transitava pelas ruas da cidade desrespeitando o toque de recolher. O novo decreto Estadual de combate ao COVID-19 permite que a Polícia Militar some força juntamente com os Fiscais Sanitários e outros órgão de fiscalização para fazer com que a população cumpra as determinações  do Decreto Lei 11.119/2020.



Já se passava do horário do toque de recolher (22h às 06h) quando os agentes da PM em ronda avistaram o jovem transitando no Bairro Parque Taquari. Para surpresa dos agentes além do desrespeito ao horário restritivo ele estava sem máscara.

Por ser menor de idade, os pais foram chamados à delegacia onde acompanharam os procedimentos referente à ocorrência.

Participaram da ação: 3ºSGT Maia  e os Soldados Faria e Paulo Victor.

Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso atualizou as medidas restritivas para frear a contaminação pela covid-19 no estado. Entre elas, a proibição pelos próximos 15 dias de consumo de bebida alcoólica nos locais de venda, ainda que dentro dos horários permitidos para funcionamento.

Nos municípios com classificação de risco "muito alto", como Cuiabá, o Estado sugere a aplicação de quarentena obrigatória (lockdown) por dez dias. Em caso de não cumprimento das medidas elencadas na classificação, caberá aos órgãos de controle a adoção das medidas cabíveis.



quinta-feira, 25 de março de 2021

Agro| MT tem maior expansão de área agrícola do país e 2º maior aumento de pastagem, diz estudo

G1MT


Mato Grosso apresentou a maior expansão da área agrícola, com 50.616 mil km² e foi o segundo no ranking de expansão da área de pastagem, com 45.449 mil km², e em reduções de área de vegetação florestal (-71.253 mil km²) e campestre (-22.653 km²), de 2000 a 2018. Os dados são do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os levantamento feito por estado foi divulgado pela primeira vez, no último dia 17. A contabilidade de cobertura e uso da terra já era divulgada, em nível nacional.

Em 2018, Mato Grosso concentrava 17,93% da área agrícola e 16,85% da área de pastagem com manejo do Brasil, as maiores áreas dessas classes de uso entre as unidades da federação.

Em contrapartida, entre as unidades da federação, o estado teve a maior redução absoluta da área de vegetação florestal.

Observando-se a dinâmica da transformação de vegetação florestal e campestre em Mato Grosso em cada período estudado, destaca-se, entre 2000 e 2010, o avanço de áreas de pastagem com manejo sobre a vegetação florestal (30.491 km²) e sobre a vegetação campestre (10.900 km²).

Já entre 2010 e 2012, a ênfase foi nas conversões de vegetação florestal para mosaicos florestais (3.584 km²) e de vegetação campestre para pastagem com manejo (872 km²).

Entre 2012 e 2014, observa-se o avanço de áreas agrícolas sobre a vegetação florestal (2.460 km²) e sobre a vegetação campestre (1.364 km²). Entre 2014 e 2016, destacam-se as conversões de vegetação florestal para mosaicos florestais (2.387 km²) e de vegetação campestre para pastagem com manejo (270 km²).

E, novamente, de 2016 a 2018, repete-se essa observação de conversões de vegetação florestal para mosaicos florestais (2.302 km²) e de vegetação campestre para pastagem com manejo (1.447 km²).



Mato Grosso| Homem é preso suspeito de matar patrão e incendiar a casa da vítima após não receber pagamento

 
PJCMT.Imagem Divulgação 

Um homem de 29 anos foi preso nesta quarta-feira (24) suspeito de assassinar outro homem e incendiar a casa da vítima em uma fazenda em Cocalinho. André Luiz Barbosa da Silva, de 34 anos, foi morto a tiros pelo rapaz. O suspeito foi funcionário da vítima por uma ocasião.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi preso em uma propriedade rural no município de Novo Santo Antônio.

O homem que apresentava queimaduras pelo corpo confessou que atirou na vítima após um desentendimento entre eles por causa de uma dívida e que a arma utilizada seria de André.

Segundo a esposa da vítima, o suspeito atirou no marido dela por causa de pagamento por um serviço prestado a André.

André teria contratado o suspeito para lhe auxiliar na prestação de serviços braçais na fazenda em que ele trabalhava.

A mulher disse que a vítima ainda não havia recebido para repassar o pagamento do suspeito.

Após atirar na vítima, o suspeito colocou fogo na residência da família da vítima. A esposa e os três filhos conseguiram sair da casa em chamas e pediram socorro para a vítima que acabou não resistindo aos ferimentos e veio à óbito no local.

O homem foi encaminhado ao hospital para receber atendimento médico, pois apresentava diversas queimaduras pelo corpo e estava debilitado, em seguida a PM o conduziu à delegacia de Ribeirão Cascalheira

A ocorrência foi entregue à Polícia Civil.



Mato Grosso| Detran-MT suspende provas teóricas e práticas de direção em Alto Taquari e em outras 42 cidades

Da Redação com DetranMT.- Foto por: Carolina Alonso/Detran-MT 

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) informou que está suspensa, desde segunda-feira (22.03), a realização de prova teórica e prática de direção em 43 municípios do Estado que se encontram com risco muito alto e alto de contágio do novo coronavírus, conforme o Boletim Informativo n° 375 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).


As provas estão suspensas, temporariamente, nas seguintes cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cláudia, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Alto Taquari, Aripuanã, Brasnorte, Canarana, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Colniza, Figueirópolis D'Oeste, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Paranatinga, Planalto da Serra, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Sapezal, Tabaporã, Tapurah, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

A suspensão temporária será pelos próximos 15 dias, para evitar a aglomeração de pessoas, podendo este prazo ser revisto a qualquer momento.

Risco baixo e moderado

Nas cidades que estão com a classificação moderada e baixa de contágio do novo coronavírus, conforme o Boletim Informativo n° 375 da Secretaria Estadual de Saúde, e que possuem banca fixa de examinadores, a aplicação das provas teóricas e práticas serão mantidas, seguindo todas as medidas de prevenção ao contágio do vírus.


Entre as medidas estão:

- Proibido aglomeração acima de 50 pessoas nos locais de prova;

- Exames práticos realizados para categoria A (moto) serão transferidos para às 15h;

- Exame para a categoria B (carro) será em dois horários: às 7h e às 10h, distribuídos por ordem alfabética das letras iniciais das autoescolas;

- Proibido ministrar aulas teóricas presenciais e práticas após às 19h;

Mais informações, entrar em contato com a Gerência de Exames Teóricos e Práticos, pelo e-mail: examesteoricosepraticos@detran.mt.gov.br  

Suspensão do atendimento presencial

O atendimento presencial nessas 43 cidades também estão suspensos a partir desta segunda (22). Os cidadãos que estavam com atendimento presencial agendado para as próximas duas semanas nas unidades do Detran-MT nessas cidades serão contactados pela autarquia e reagendados quando o atendimento voltar.

O Detran-MT ressalta que nas demais cidades que estão com a classificação moderada e baixa de contágio do novo coronavírus o atendimento presencial será mantido, com agendamento prévio, que deve ser feito pelo site do Detran (www.detran.mt.gov.br).

Informações através do e-mail: disquedetran@detran.mt.gov.br



quarta-feira, 24 de março de 2021

Economia| Nascidos em julho podem atualizar dados no Caixa Tem; confira o cronograma

Agência Brasil. Imagem Marcello Casal Jr.

Às vésperas de retomar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal convida os usuários do aplicativo Caixa Tem a atualizar os dados cadastrais no aplicativo. Clientes nascidos em julho podem fazer o procedimento a partir de hoje (24).

A atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. Segundo a Caixa, o procedimento pretende trazer mais segurança para o recebimento de benefícios e prevenir fraudes.

Ao entrar no aplicativo, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).

O calendário de atualização seguirá um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento dos clientes. O cronograma começou no último dia 14 para os nascidos em janeiro e encerrará em 31 de março, para os nascidos em dezembro.

Confira o cronograma completo abaixo:

Mês de nascimento

Data de atualização

Janeiro

14/3 (domingo)

Fevereiro

16/3 (terça)

Março

18/3 (quinta)

Abril

20/3 (sábado)

Maio

22/3 (segunda)

Junho

23/3 (terça)

Julho

24/3 (quarta)

Agosto

25/3 (quinta)

Setembro

26/3 (sexta)

Outubro

29/3 (segunda)

Novembro

30/3 (terça)

Dezembro

31/3 (quarta)

No ano passado, a Caixa abriu mais de 105 milhões de contas poupança digitais, das quais 35 milhões para brasileiros que nunca tiveram contas em banco. Além do auxílio emergencial, o Caixa Tem foi usado para o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Uma lei sancionada no fim de outubro autorizou a ampliação do uso das contas poupança digitais para o pagamento de outros benefícios sociais e previdenciários. Desde dezembro, os beneficiários do Bolsa Família e do abono salarial passaram a receber por essa modalidade.