Agricultores de Mato Grosso
enfrentam dificuldades para escoar grãos em algumas das principais rodovias do
estado.
Em uma propriedade rural, o
carregamento de 42 toneladas ficou durante cinco dias tomando chuva na estrada.
Segundo os produtores, os caminhões ficam muito tempo na fila e a soja vai
apodrecendo.
Os agricultores reclamam que todo
ano acontece o mesmo problema.
Em outro trecho do nordeste do
estado, na BR-158, também se formou uma fila de caminhões atolados. Na região,
transitam mais de 2 mil carretas por dia.
O produtor Alessandro Pires fala
sobre a situação. "É a principal rodovia do Vale do Araguaia e até hoje
tem 120 km, aproximadamente, sem asfalto", relata.
A BR-158 tem cerca de 800 km em
Mato Grosso, até a divisa com o Pará, onde ficam os portos que escoam a maior
parte da produção de grãos do estado.
O trecho crítico, sem asfalto, é
um obstáculo a mais para os caminhoneiros todos os anos.
O Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit) disse que enviou equipes para o trecho sem
asfalto da BR-158 para ajudar a desatolar os caminhões.
De acordo com o Dnit, parte da
rodovia corta a Terra Indígena Marãiwatsédé e não pode ser pavimentada. Por
isso, a entidade afirma que irá fazer dois desvios na região. No entanto, um
está em fase de licitação e outro ainda em estudos.
O governo estadual informou que
enviou reforços há dois dias pra ajudar a desatolar caminhões na MT-322 e que
ela está entre as estradas que vão ser beneficiadas por um pacote de
infraestrutura apresentado nessa quinta-feira (18).
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