sábado, 30 de janeiro de 2021

Esporte: Santos e Palmeiras decidem Libertadores no Maracanã

Agência Brasil| © Henry Romero/Reuters/Direitos reservados


A constelação de craques que Palmeiras e Santos ostentaram entre os anos 50 e 60 fez com que o encontro entre alviverdes e alvinegros ganhasse o apelido de "Clássico da Saudade". Seis décadas após embates que reuniam gênios como Ademir da Guia e Dudu de um lado, e Pelé e Coutinho de outro, os rivais paulistas irão protagonizar, provavelmente, o principal embate em mais de cem anos de história. Neste sábado (30), Verdão e Peixe decidem, às 17h (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, o campeão da edição 2020 da Libertadores. A partida terá transmissão ao vivo da Rádio Nacionalcom narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e plantão de Bruno Mendes.

O Palmeiras busca o segundo título continental na história. Em 1999, o Verdão superou o Deportivo Cali (Colômbia) na final e levantou a taça. A equipe da capital paulista ainda esteve em outras três finais (1961, 1968 e 2000). O Santos, que também disputa sua quinta decisão, mira o tetracampeonato, podendo se isolar como a equipe brasileira com mais títulos de Libertadores - hoje, o posto é dividido com São Paulo e Grêmio, ambos também tricampeões. O Peixe levou a melhor em 1962, 1963 e 2011, sendo vice em 2003.



A edição de 2019, vencida pelo Flamengo em Lima (Peru), foi a última com jogos de ida e volta. A final da Liberta nesta tarde no Maracanã será a primeira em jogo único. Quis o destino que o novo formato de decisão de título em solo fluminense fosse 100% brasileira. Apesar de não terem times cariocas envolvidos, Palmeiras e Santos estão longe de serem estranhos naquele que outrora foi o maior estádio do mundo. Ambos já tiveram o gostinho de levantar taças no Maracanã, e mais de uma vez.

Foi no "Maraca" que o Verdão conquistou a Copa Rio de 1951 ao superar a Juventus (Itália). Um feito que o clube entende ter sido o primeiro título mundial de clubes da história e cujo reconhecimento, ainda hoje, é motivo de discussão. Já em 1967, o Alviverde paulista foi campeão da Taça Roberto Gomes Pedrosa (equivalente ao Campeonato Brasileiro da época) ao bater o Náutico na final.

Apesar de o rival deste sábado (30) ter dado a volta olímpica primeiro, o Peixe é quem tem currículo mais campeão no estádio. São oito títulos, sendo quatro brasileiros (1962, 1964, 1965 e 1968), três edições do extinto Torneio Rio-São Paulo (1963, 1964 e 1997) e o principal, o título do Mundial de 1963, o segundo do clube, ao vencer o Milan (Itália), mesmo sem Pelé em campo. Com mais uma taça, o Santos se iguala ao Flamengo como maior detentor de conquistas nacionais e internacionais no Maracanã - o Rubro-Negro tem nove.

O Palmeiras é quem chega com a campanha mais positiva. O Verdão ganhou nove jogos, empatou dois e perdeu somente uma vez, justamente a partida de volta da semifinal, contra o River Plate (Argentina), por 2 a 0, em São Paulo - a vitória por 3 a 0 na ida, em Buenos Aires, foi determinante para a classificação dos paulistas. O Peixe também só tem uma derrota, além de três empates e oito vitórias, sendo a mais recente por 3 a 0 sobre o Boca Juniors (Argentina), em Santos (SP), no segundo duelo entre as equipes, na outra semifinal.

Independente do campeão, uma coisa é certa: pela primeira vez, o "Maraca" será palco da conquista da América por um time brasileiro. A primeira (e até então única) vez que uma equipe do país teve a possibilidade de celebrar o mais importante título sul-americano no estádio foi em 2008, quando Fluminense e LDU de Quito (Equador) fizeram a final, com vitória equatoriana nos pênaltis, após os cariocas terem ganhado no tempo normal por 3 a 1 - na partida de ida, em Quito, havia dado LDU por 4 a 2.

Além de se garantir na edição de 2021 da Libertadores, o campeão será o representante da América do Sul no Mundial de Clubes, que será realizado entre 4 e 11 de fevereiro no Catar. Palmeiras ou Santos entrarão direto na semifinal do torneio, tendo pela frente o vencedor entre Tigres (México) ou Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) no próximo dia 7, no Education City Stadium, em Doha (Catar), às 15h.

Mistério pré-jogo

Sobre os times que irão à campo neste sábado, mistério total, de ambos os lados. Na sexta-feira (29), em entrevista coletiva promovida pelos organizadores da Libertadores, o técnico palmeirense Abel Ferreira deixou no ar uma dúvida no ataque (William Bigode ou Rony) e outra no meio-campo, sobre a escalação de Felipe Melo. O volante se recuperou de uma lesão no tornozelo esquerdo, mas só participou de dois jogos desde que voltou da fratura.

"Tenho sido honesto com a comunicação que tenho feito com vocês desde que cheguei aqui. O Felipe é o mais titular do Palmeiras, com uma experiência muito grande, uma vibração enorme, ajuda dentro e fora de campo. Ele pode ajudar, se vai ser de início ou entrando, cabe a mim decidir. Ele é um colecionador de títulos. Faremos de tudo para acrescentar mais um aos que já possui", disse o treinador do Verdão.

Do lado santista, o técnico Cuca também evitou confirmar o time que iniciará a partida. A principal dúvida se a escalação terá o volante Sandry ou o atacante Lucas Braga.

"Tivemos fora o [Yeferson] Soteldo nas duas partidas contra o Grêmio [pelas quartas de final]. Nas duas eu joguei com Sandry e Lucas Braga. Então podemos incluir o Soteldo também [entre as dúvidas]. Você pode mudar a forma de jogar, mas não a maneira com que o time joga. Forma é uma coisa, o sistema tático. Mas mesmo mudando as peças, teremos nosso jeito", comentou Cuca, também em entrevista coletiva, mencionando a possibilidade de não iniciar com o camisa 10 venezuelano.

Caso não tenha surpresas, o Palmeiras deve atuar com Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony e Luiz Adriano. O Santos, por sua vez, pode ir a campo com: John, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Yeferson Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga.



Entretenimento| Free Fire permitirá "casamento" em atualização; recurso dará prêmios

GE

A Garena anunciou, nesta quarta-feira, que o Free Fire receberá um sistema de "casamento" na próxima atualização. O uso do recurso no jogo fará com que os jogadores que se tornem um casal possam ganhar diversas recompensas e bônus exclusivos, como skins, emblemas e missões especiais. Entre as novidades do novo sistema, está a possibilidade de os jogadores acumularem pontos que podem ser adquiridos jogando um com o outro ou enviando presentes. Ao todo, será possível conquistar 500 pontos por semana, fazendo com que o casal seja premiado.

Para poder "se casar" no Free Fire, é necessário fazer um investimento de 100 diamantes para conseguir enviar a solicitação para outro jogador. Essa solicitação, por sua vez, precisa ser aceita em até oito horas ou o pedido será retirado e entendido como recusa por parte do outro jogador. Caso o parceiro aceite, os jogadores vão ganhar uma espécie de crachá de relacionamento que será exibido para outros players do battle royale.

Assim como na vida real, os casais que se unirem no Free Fire também poderão se separar. Para isso, basta que o outro lado também aceite o término do relacionamento. Para isso, a Garena não cobrará nada. No entanto, a empresa destaca que só será possível enviar outra solicitação de relacionamento após 48 horas do rompimento.





sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Brasil| Greve dos caminhoneiros é confirmada para segunda, mesmo com apelo de Bolsonaro

Da Redação com Contabeis/Foto: Miguel Schincariol/AFP 

Apesar do apelo público do presidente Jair Bolsonaro para que os motoristas não fizessem a paralisação, o Conselho Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (CNTRC) enviou um ofício ao governo confirmando o movimento para segunda, caso os pedidos da categoria não sejam atendidos. A entidade diz ter 40 mil afiliados em 22 estados brasileiros.

Outro apoio confirmado para paralisação de segunda é da Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB). O presidente da entidade, Jose Roberto Stringascida, explica que a política de preço dos combustíveis é um dos pontos que motivam a reivindicação da categoria.

 “O reajuste no preço [do combustível] precisa ser no mínimo a cada seis meses. O ajuste semanal torna impossível o trabalho dos caminhoneiros”, disse.

As principais exigências dos caminhoneiros é que tenham uma aposentadoria especial, um piso mínimo estabelecido para frete e fiscalização mais atuante da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).

Nesta semana, a Petrobras anunciou mais um reajuste de 5% no preço da gasolina. O combustível já acumula alta de 13,4% neste ano. O diesel também vai sofrer aumento de 4,4%.


Mato Grosso| Dez detentos cavam buraco e fogem de cadeia pública

Agora MT/Foto Divulgação Cadeia Pública 

Dez detentos fugiram da cadeia pública de Nova Mutum (MT) na madrugada desta sexta-feira (29).

Conforme informações, os presos cavaram um túnel de dentro da cela 4 e fugiram. Um total de 21 reeducandos estavam na cela, entre eles 10 fugiram.

A secretaria Adjunta de Administração Penitenciária divulgou que entre os foragidos estão Abraão Bento de Melo, Daniel de Souza Vieira, Helom Xavier Viera de Souza, Jonatas de Almeida Gomes, Jhone Santos da Silva, Kaike Keldiri Benedito de Lima Leite, Kaliu Wender Fortunato, Keverson Lourenço Rodrigues, Manuel da Silva e Wemerson da Crus Martins.

Os policiais da Força Tática, Cavalaria, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e municípios vizinhos seguem a procura dos foragidos.



Entretenimento| Apostador de Alto Taquari ganha na Quina

Os apostadores premiados, ontem à noite, são de Alto Taquari, Cáceres Confresa e Pedra Preta. Cada um vai receber mais de R$ 7,6 mil. Eles acertaram quatro (10, 16, 45, 63 e 75) dos cinco números sorteados, ontem à noite, no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo.

Consta ainda no painel da Caixa Econômica Federal, outros 100 apostadores ganharam o mesmo valor. Não houve ganhadores com cinco acerto e, com isso, o prêmio principal acumulou em mais de R$ 10 milhões.

Conforme Só Notícias já informou, ontem, um apostador do município de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá) faturou R$ 41 mil na Mega Sena. O sorteio foi realizado, esta noite, em São Paulo (SP), e foram sorteadas as dezenas 8, 21, 23, 34, 42 e 47. A aposta feita em Pontes e Lacerda foi do tipo “simples”, na qual são escolhidos seis números. Ao lado de outros 21 apostadores, o “sortudo” faturou o prêmio por acertar cinco dezenas.



Só Notícias/Cleber Romero (foto: reprodução/arquivo)

Mato Grosso| Multas de trânsito podem ser pagas com até 40% de desconto em aplicativo

Detran_MT

Mais de 74 mil motoristas de Mato Grosso já aderiram ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para obter de 20% a 40% de desconto no pagamento das multas de trânsito.

Conforme a Coordenadora de RENAINF e Defesa de Autuação do Detran-MT, Carine da Silva Bezerra, frequentemente o proprietário toma conhecimento das infrações de trânsito quando licencia o seu veículo. 

“Com a adesão ao SNE, além do pagamento das multas com os descontos de 20% e 40%, o proprietário do veículo é notificado do cometimento da infração de trânsito com maior rapidez, pois esta chega através do aplicativo, não sendo enviada via Correios. Desta forma, o condutor pode regularizar o veículo de forma imediata, bem como fazer a indicação de condutor enviando ao órgão autuador correspondente”, explicou Carine.

O SNE está disponível dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito – que contém também a CNH e o CRLV digital. O aplicativo pode ser baixado em aparelho celular com sistema Android ou IOS.

Com o SNE o pagamento da multa pode ser feito com 20% de desconto para os condutores que desejarem entrar com recurso e com desconto de 40% para os proprietários que abrirem mão do recurso.

Para o pagamento, o usuário deve solicitar o código de barras da infração ou copiar o código para pagamento no aplicativo, instalado no smartphone, da agência bancária a qual é cliente.

Com a adesão do SNE por parte dos motoristas, o Detran-MT ainda economiza recursos públicos com a emissão e postagem das notificações via Correios, bem como os recursos emanados destas.

Em Mato Grosso, já aderiram ao sistema o Detran-MT, a Prefeitura de Cuiabá e a Prefeitura de Sinop. Órgãos Federais como PRF e DNIT também estão aderidos ao sistema.

SNE

Para ter acesso ao sistema, o proprietário do veículo deve baixar no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível no Google Play ou na Apple Store. Em seguida, o condutor cadastra seu veículo e inclui ou exclui veículos a qualquer tempo, podendo acompanhar de forma detalhada todas as informações.

Os cidadãos que possuem veículos registrados em seu nome, mas que não são habilitados, devem preencher os dados de: CPF, e-mail, senha, número e código de segurança do Renavam. Todas as informações cedidas são validadas na base do Renavam.

Os veículos cadastrados com CNPJ devem utilizar o SNE Web. A solução tem os mesmos benefícios e também garante até 40% de desconto nas infrações.

Pessoas físicas podem acessar as informações pelo aplicativo e pelo site (sne.denatran.serpro.gov.br). Já pessoas jurídicas acessam apenas pelo site, utilizando o certificado digital. 




quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Tecnologia| Golpes pela internet em MT crescem 16%; maioria deles são por meio de clonagem do WhatsApp

G1/ Foto: Bruno Alencastro

O número de vítimas de golpes pela internet cresceu 16% no ano passado, em Mato Grosso. Os crimes mais comuns são os de clonagem de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.

A contadora Fátima Dragonio teve o número clonado depois que recebeu uma ligação com um número de Brasília. "Jamais imaginei que cairia num golpe, eu estava num evento, me ligaram, falaram coisas relacionadas a trabalho e depois disseram que enviariam um código, e pediram o meu número", contou.

Só depois de passar o código é que ela percebeu que tinha sido vítima de um golpe. Os contatos do celular dela foram alvos dos criminosos que buscavam dinheiro. "Avisei meu amigos que meu número tinha sido clonado e registrei um BO, mas para minha decepção disseram que era comum e que não podiam fazer nada.

Na semana passada sete pessoas de uma mesma família foram presas suspeitas de aplicar golpes pela internet. O grupo estaria anunciando produtos em sites de vendas, recebia o dinheiro, depois sumia.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no ano passado mais 3.400 pessoas foram vítimas de estelionato em Mato Grosso, o que corresponde a 16% a mais que o registrado em 2019.

Dos crimes mais praticados, 23% são clonagem de WhastsApp; 15% de uso indevido de dados pessoais; 10% boleto falso e 8% são golpes por sites de comércio eletrônico.

Os criminosos só conseguem clonar o WhatsApp quando enviam um código para a vítima e ela repassa para o criminoso. O estelionatário cria um perfil no aplicativo, com a foto da vítima e se passa por ela.

Os bandidos também aplicam o chamado "Golpe do amor" para conquistar as vítimas antes de furtar dinheiro e objetos de valor.

"A vítima conhece a pessoa na internet e depois de um tempo ele inventa uma desculpa, de que precisa liberar um produto, que precisa de um depósito", disse o delegado Ruy Guilherme Peral da Silva.



Geral| Sete agências do Banco do Brasil podem ser fechadas em MT

G1

Funcionários do Banco do Brasil decidiram paralisar as atividades nesta sexta-feira (29) em todo o país, contra reestruturação anunciada recentemente pela direção do banco, que prevê fechamento de centenas de agências, desligamento de milhares de trabalhadores e a extinção da função de caixa. A decisão foi tomada em assembleia extraordinária realizada virtualmente nessa segunda-feira (25).

O G1 entrou em contato com a superintendência do Banco do Brasil em MT, mas não obteve retorno.

Conforme informações do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), o Banco do Brasil não divulgou oficialmente quantas agências devem ser fechadas, mas informações extraoficiais repassadas pelo secretário-geral do Seeb, Alex Rodrigues, apontam que ao menos sete agências devem fechar as portas no estado.

Confira quais agências devem fechar as ortas a partir de 8 de fevereiro:

Agência da Avenida da Feb – Várzea Grande

Agência MT, na Avenida Getúlio Vargas – Cuiabá

Agência de Nortelândia

Agência de Alto Paraguai

Agência de Denise

Agência de Nobres

Agência Rio Vermelho – Rondonópolis

Alex destaca que em Nortelândia, Alto Paraguai, Denise e Nobres só há uma agência do Banco do Brasil em cada cidade.

“A hora é essa! Se não mostrarmos unidade e força, o desmonte vai continuar e mais colegas serão atingidos. Quem não foi atingido agora, pode ser depois. Só a luta nos garante”, o secretário de Assuntos Jurídicos do Seeb/MT e Funcionário do BB, Marcílio Lima, ressaltando que a paralisação do dia 29 de janeiro servirá como alerta, e caso as negociações não avancem, a greve por tempo indeterminado não está descartada.

“Convocamos todo funcionalismo do BB para essa paralisação nacional. Na próxima sexta-feira, vamos fazer uma grande paralisação para mostrar a nossa força e a nossa unidade”, convoca o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa.



terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Saúde| Boldo: 10 benefícios e como fazer o chá

 
Imagem e Fonte: Sua Saúde

O boldo é uma planta medicinal que contém substâncias ativas, como boldina ou o ácido rosmarínico, e que pode ser utilizado como remédio caseiro para o fígado devido às suas propriedades digestivas e hepáticas, além de possuir propriedades diuréticas, anti-inflamatória e antioxidante, por exemplo.

As duas espécies de boldo mais utilizadas são o boldo do Chile ou boldo verdadeiro, Peumus boldus Molina que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e ervanárias na forma de folhas secas ou em sachês para chás e o boldo brasileiro, boldo da terra ou falso boldo, Plectranthus barbatus, amplamente cultivado e encontrado no Brasil.



Embora tenha diversos benefícios para a saúde, o uso do boldo também pode causar efeitos colaterais, principalmente quando é consumido em quantidade excessiva e por mais de 20 dias, além de ser contra-indicado para mulheres grávidas por pessoas com hepatite aguda, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares ou pancreatite. Por isso, o uso do boldo deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

1. Estimular o funcionamento do fígado

A boldina, um alcalóide presente especialmente no boldo do Chile, e a forscolina presente no boldo brasileiro, estimulam a produção da bile pela vesícula biliar, ajudando o fígado a trabalhar melhor. Estas espécies de boldo, são muito útil em casos de problemas do fígado que causam sintomas de dor de cabeça, suor frio e mal estar.

2. Auxiliar no tratamento de problemas da vesícula

O boldo estimula a produção e liberação de bile pela vesícula biliar e, por isso, pode auxiliar no tratamento de problemas da vesícula biliar. Além disso, o boldo ajuda a normalizar o funcionamento da vesícula biliar. 

3. Melhorar a digestão

O boldo ajuda a melhorar a digestão principalmente quando tomado na forma de chá antes das refeições. Além disso, a boldina melhora a ação da bile que é liberada no intestino, auxiliando na digestão de gorduras e por isso alivia a má digestão.

4. Auxiliar no tratamento da gastrite

Os alcalóides presentes no boldo ajudam a controlar os ácidos do estômago podendo ser muito útil para auxiliar no tratamento da gastrite. Além disso, as propriedades adstringentes do boldo reduzem a acidez do estômago e, assim, auxilia no tratamento da azia.

5. Aliviar os sintomas da intolerância alimentar

O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.

6. Melhorar o funcionamento do intestino

Os alcalóides presentes no boldo agem como relaxante intestinal regulando o funcionamento do intestino, o que  pode ser útil para tratar a prisão de ventre. Além disso, o boldo reduz a produção de gases intestinais dando a sensação de barriga lisa e auxilia o tratamento de vermes e infecções intestinais.

7. Eliminar fungos e bactérias

O boldo pode auxiliar a eliminar bactérias como:

  • Streptococcus pyogenes que causa infecção de garganta ou erisipela, por exemplo;
  • Staphylococcus aureus que causam infecções pulmonares, de pele e ósseas.

Além disso, o óleo essencial do boldo do Chile tem atividade antifúngica principalmente para o fungo Candida sp que pode causar micose de pele. No entanto, o boldo não deve substituir nenhum antibiótico e só deve ser usado com conhecimento médico. 

8. Ter ação antioxidante

O boldo possui compostos fenólicos na sua composição como polifenóis e alcalóides, principalmente a boldina no boldo do Chile, o ácido rosmarínico e a forscalina presentes no boldo brasileiro, que possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos nas células. Assim, o boldo ajuda a prevenir e combater doenças associadas ao stress oxidativo causado pelos radicais livres como a aterosclerose.

9. Melhorar a ressaca

O boldo ajuda a depurar o acetaldeído que é uma substância produzida pelo fígado após o consumo de álcool e é o principal responsável pelos sintomas de ressaca como boca seca, dor de cabeça e mal estar geral. Além disso, a boldina age como protetor do fígado, ajudando a restabelecer esse órgão.

10. Ter efeito calmante

O boldo é uma planta aromática, com cheiro parecido ao da hortelã, tendo efeito calmante e relaxante quando usado na forma de chá ou banho de imersão.

Como usar o boldo

O boldo pode ser consumido na forma de chá ou suco usando as folhas frescas do boldo brasileiro ou as folhas secas do boldo do Chile, compradas em farmácias de produtos naturais ou ervanárias, pois esse tipo de boldo não é cultivado no Brasil. O chá de boldo pode ser preparado imediatamente antes de tomar e as folhas não devem ser fervidas junto com a água para evitar o sabor amargo forte dessa planta.

Chá de boldo: adicionar 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 150 mL de água fervente. Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar e tomar morno logo em seguida. O chá de boldo pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições. Outra opção é tomar uma xícara antes de dormir para ajudar a digestão após o jantar e ter uma noite de sono tranquilo;

Suco de boldo: adicionar 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 1 copo de água gelada e meio copo de suco de limão. Bater no liquidificador, coar e beber em seguida.

Outra forma de usar o boldo é em banhos de imersão para acalmar e melhorar sintomas de cansaço e estresse, pois o aroma do boldo é semelhante ao da hortelã, causando sensação de bem-estar. Neste caso, pode-se ferver 1 litro de água com algumas folhas de boldo durante 15 minutos e, em seguida, jogar o chá de boldo na água da banheira e ficar imerso por aproximadamente 10 minutos.

Possíveis efeitos colaterais

O boldo é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por curto período de tempo. Entretanto, se o boldo for consumido em quantidade excessiva ou por mais de 20 dias pode causar intoxicação no fígado, náuseas, vômitos e diarreia. Além disso, o boldo pode causar aumento de contrações uterinas e aborto e causar má formação no bebê, principalmente se consumido no primeiro trimestre da gravidez.

Quem não deve usar

O boldo não deve ser usado por bebês, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e pessoas com hepatite aguda, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, pancreatite, câncer de fígado ou da bile. Caso suspeitar de gravidez, recomenda-se que, antes de usar o boldo, seja feito um teste de gravidez, pois o boldo pode causar aborto pelo aumento das contrações uterinas.

O boldo não deve ser usado para tratar a infecção pelo novo coronavírus, a COVID-19, pois não existem estudos que comprovem a ação antiviral do chá de boldo contra o coronavírus.

É importante usar o boldo sob orientação de um médico, fitoterapeuta ou de um profissional de saúde com conhecimentos específicos em plantas medicinais.



Economia| Mato Grosso impulsiona recorde agropecuário brasileiro

Sedec-MT/ Foto: Luan Jhonatan

O Brasil obteve recorde no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VPB) em 2020 e Mato Grosso foi o estado que mais contribuiu para isto. O VBP mato-grossense foi de R$ 134,3 bilhões, o que corresponde a 15,4% do total nacional, que foi de R$ 871,3 bilhões. Nos últimos dez anos, Mato Grosso apresentou crescimento de 75%.

Os dados demonstram que as lavouras agrícolas têm um peso maior no VBP mato-grossense, representando 79% do total, enquanto o VBP da pecuária é 21% do total. No Brasil, o VBP das lavouras é 67% do total e o da pecuária 33% do total.

“Mais uma vez, Mato Grosso mostrou a potência da sua produção agropecuária. O Governo do Estado vem trabalhando para transformar essa pujança em ainda mais desenvolvimento para os municípios, buscando parceiros para industrialização, novas cadeias produtivas e, desta forma, descentralizando a economia e levando emprego e renda para todas as cidades do Estado”, afirma César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

De acordo com o compilado realizado pelo Observatório do Desenvolvimento, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a soja é o principal produto que compõe o VBP de Mato Grosso, somando R$ 73,5 bilhões - 55% do total, e teve um incremento de 58,6% entre 2019 e 2020. O milho representa 21% do VBP, somando R$ 27,8 bilhões e teve um incremento de 71,8% no ano.

Na pecuária, os bovinos representam 16% do VBP do Estado, com valor de R$ 21,9 bilhões e crescimento também de 16%. O maior incremento foi na produção de suínos, com um aumento de 22,5% entre 2019 e 2020, somando R$ 1,6 bilhão.

O valor bruto da produção agropecuária teve um incremento de 45,1% no Estado. “O crescimento destoou da série histórica substancialmente. Isso deve-se, essencialmente, aos incrementos ocorridos nos valores de soja e milho que, somados, promoveram a incorporação de aproximadamente R$ 38,8 bilhões em 2020 em relação ao ano anterior”, explica Sérgio Leal, coordenador do Observatório do Desenvolvimento.




Alto Taquari| Polícia Civil incinera 1,2 tonelada de entorpecentes apreendidos em 2020


Da Redação com PJCMT

As drogas incineradas são resultados de ações policiais e flagrantes realizados pelas das forças de segurança na região, durante o ano de 2020. A incineração, supervisionada pela equipe do delegado José Mauro Dias de Souza, ocorreu após autorização da Comarca da Justiça local.

MATO GROSSO

As ações da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas em Mato Grosso realizadas por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) resultaram em 2020 na apreensão de quatro toneladas de drogas, o maior resultado dos últimos anos. Foram 2,4 toneladas de cocaína e 1,4 toneladas de maconha, além de outros tipos de entorpecentes, entre eles 300 comprimidos de ecstasy. Pela primeira vez, a apreensão de cocaína ultrapassou a de maconha.

As investigações da unidade levaram à prisão 281 pessoas, sendo 101 delas detidas em flagrante. A produtividade da delegacia inclui ainda a instauração de 1.305 procedimentos, sendo que 1.133 deles são inquéritos relativos a investigações sobre o tráfico de drogas doméstico e interestadual.



segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Região| Homem é preso após tentar matar dois policiais em Mineiros

Da Redação com Rádio Verde Vale /Imagem Verde Vale

Na manhã desta segunda-feira (18), um homem passou em frente a Delegacia de Polícia Civil de Mineiros (GO) e quebrou, utilizando um capacete, o para-brisas de uma viatura policial. Os policiais foram informados da ação e o abordaram.

O homem empunhou uma faca e tentou ferir os policiais que realizavam a abordagem. Uma viatura da Polícia Militar que passava pela localidade deu apoio e o homem foi detido e encaminhado à Delegacia.

No boletim de ocorrência consta que a todo instante o abordado gritava e pedia para os policiais atirarem, pois ele queria morrer. A polícia acredita que ele tenha tido algum tipo de surto psicótico, talvez por isso tenha danificado a viatura acreditando que os policiais iriam atirar. O indivíduo foi levado para a DP e autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado e danos ao patrimônio. 



domingo, 17 de janeiro de 2021

Alto Araguaia| PM apreende meia tonelada de maconha e prende 5 suspeitos

 

Foto PM-G1

Cinco pessoas foram presas e cerca de 500 kg de maconha apreendidos em uma ação ação conjunta de policiais militares de Mato Grosso, de Goiás e agentes da Polícia Rodoviária Federal na sexta-feira (15).



A droga estava na carroceria de uma caminhonete, coberta com lona preta. O veículo havia sido carregado com a droga do município de Camapuã, Mato Grosso do Sul, e teria como destino final a cidade de Rio Branco, capital do Acre.


Essa ação policial começou na BR-364, com uma equipe de policiais do 15º Batalhão da PM de Alto Araguaia, a partir de informações levantadas pelo serviço de inteligência sobre dois veículos suspeitos. O segundo veículo foi o primeiro a ser visto, em um restaurante na rodovia. Policiais das três instituições já haviam se organizado para a possibilidade de abordagens em diferentes pontos de MT e Goiás.


As prisões acabaram ocorrendo no estacionamento de um hotel a margem da rodovia no município goiano de Santa Rita do Araguaia. O veículo visto antes, depois descoberto como carro de apoio, estava parado próximo da caminhonete carregada com a droga.


Os dois veículos estavam locados em nome da mulher de 31 anos que viajava na caminhonete ao lado do marido, de 36. O outro casal e um terceiro envolvido estavam no outro veículo. Os cinco admitiram o tráfico e disseram que receberiam R$ 10 mil dividir entre eles depois de entregar a droga no Acre, mas não revelaram que os contratou para essa missão criminosa.


Todos suspeitos, os dois veículos e a droga foram entregues pelas equipes da PMMT, PMGO e PRF na Delegacia de Polícia Civil Judiciária da cidade goiana de Mineiros.

 


sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Entretenimento| Free Fire foi o jogo mobile mais baixado do mundo em 2020

 

GE-Foto: Divulgação Garena

Os números que orbitam o Battle Royale também são altos: o jogo alcançou 100 milhões de jogadores simultâneos em 2020, além de 72 bilhões de visualizações e o título de 3º jogo mais assistido no YouTube. No total, considerando anos anteriores, já são mais de 100 bilhões de visualizações.

A conquista vem junto do sucesso no mundo dos eSports: a Free Fire Continental Series, torneio internacional que aconteceu no fim de 2020, chegou a 2,5 milhões de espectadores simultâneos, conforme registrado pelo Esports Charts.

Além do esporte eletrônico, o apelo popular do Free Fire — especialmente no Brasil — é muito forte. O game teve eventos em parceria com La Casa de Papel, astros da música eletrônica como KSHMR e Alok, e chegou a trazer Cristiano Ronaldo como um de seus personagens.

O cenário competitivo do Battle Royale promete mudanças consideráveis para 2021: Bruno "Nobru", um dos principais nomes do país na modalidade, deixou o Corinthians e ainda está para anunciar sua nova empreitada. Outras equipes também estão bastante ativas na janela de transferências; Liquid e SS, que tiveram títulos no último ano, trarão mudanças no elenco para a próxima temporada.



Geral| Crea Mato Grosso fiscalizará 17 municípios do interior do estado em janeiro

O Documento/ Foto: CREAMT

Até o final de janeiro de 2021, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), fiscalizará 17 municípios do interior do Estado. Os principais focos são: cultivos, armazenagem, manutenção, secadores, balança, receituário agronômico, construção particulares e de órgãos públicos, entre outros tipos de engenharia.

O gerente de fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição explica que nas ações fiscais sempre será averiguada a presença de profissionais registrados no Sistema nos empreendimentos, bem como a verificação dos registros das Anotações de Responsabilidades Técnicas (ART) pelos serviços de Engenharia prestados nesses locais. Serão checados ainda, denúncias registradas junto a Ouvidoria do Crea-MT nos municípios fiscalizados. “Um dos principais objetivos do Conselho é coibir o exercício ilegal da profissão e garantir que as atividades da engenharia sejam desenvolvidas por profissionais legalmente habilitados. Esse trabalho visa garantir a segurança da sociedade. Vale ressaltar que a equipe de fiscalização realiza todos os trabalhos em obediência às normas do Ministério da Saúde   contra o Coronavírus (COVID-19), no uso de máscara, álcool e distanciamento social”, explanou Jackson.

Cidades e distritos que serão fiscalizadas no mês de janeiro:

Diamantino, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Sapezal, Campos de Júlio, Comodoro, Tapurah, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Itanhangá, Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta, Araguainha, Itiquira e o Distrito de Boa Esperança. Além da fiscalização de rotina nos 25 municípios que tem inspetorias regionais do Crea-MT.



Alto Araguaia| PM apreende carga de cigarros contrabandeados do Paraguai avaliada em R$ 1 milhão

G1-Foto: PMMT


Policiais militares apreenderam dezenas de caixas de cigarro contrabandeados em Alto Araguaia, a 420 km de Cuiabá, nessa quarta-feira (13). A carga foi avaliada em R$ 1 milhão, segundo o G1.

O motorista do caminhão foi preso por descaminho.

Os policiais realizavam uma operação quando pararam o motorista de um caminhão com placas da cidade de Comendador, em Minas Gerais, na área central de Alto Araguaia.

Na vistoria na carga, foi descoberto que o homem transportava caixas de cigarros produzidos no Paraguai com destino à cidade de Mineiros, em Goiás.