;

Especiais

Mato Grosso| Detran divulga calendário de pagamento do Licenciamento 2021; prazos serão estendidos



Lidiana Cuiabano Detran-MT

O calendário de pagamento do Licenciamento Anual do veículo referente ao exercício 2021 vai iniciar a partir do mês de março. O novo cronograma foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou na sexta-feira (18.12), através da portaria n° 721 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

A medida leva em consideração o Decreto Estadual nº 755, de 15 de dezembro de 2020 que, em caráter excepcional, ajusta o calendário de vencimento do IPVA relativo ao exercício de 2021.

Tanto a prorrogação do vencimento do IPVA como do Licenciamento é uma forma de dar um “fôlego” a mais aos cidadãos em razão dos impactos econômicos causados pela pandemia da COVID-19.

Portanto, para o ano de 2021, o Licenciamento ficará com os seguintes vencimentos: placas finais 1, 2 e 3 vencerão em março; final 4, em abril; final 5 vencerá em maio e final 6 será em junho. Placa final 7 vencimento em julho, final 8 em agosto, final 9 em setembro e 0 em outubro.

Veja na tabela:

Como pagar

A taxa do Licenciamento Anual do veículo pode ser emitida através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) na opção “Consulte Seu Veículo”. Após o pagamento da taxa, o cidadão deve imprimir o Licenciamento, em formato de papel A4, através do próprio site do Detran ou pelo aplicativo MT Cidadão.

A nova versão do documento é de caráter definitivo, não sendo mais emitido no Detran-MT o licenciamento em papel moeda, antigo “verdinho”.

O documento em papel A4 possui o mesmo valor jurídico do antigo com autenticidade e segurança garantidos por meio de QR Code, que está ligado à base nacional de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Vale lembrar que o veículo só estará licenciado após o pagamento de todos os débitos como IPVA, Seguro DPVAT, a própria taxa de Licenciamento, além de possíveis multas.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.