quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Agro| Asfaltamento melhora condições da BR-163 e favorece logística do agro

RevistaGloboRural| Foto:Fernando Martinho

Iniciada há mais de 40 anos, a rodovia BR-163 acumula uma longa folha corrida de problemas provocados pela sua falta de infraestrutura. Lentidão no trajeto e quilômetros de congestionamentos por causa de pontos intransitáveis foram dificuldades enfrentadas durante vários anos. Mas a realidade está mudando.

Neste ano, por exemplo, depois de muito tempo, foi entregue a conclusão do asfaltamento no trecho de Sinop, em Mato Grosso, a Miritituba, distrito do município de Itaituba, no Pará, onde estão instalados terminais de transbordo de grãos mantidos por tradings do setor e onde a administração da rodovia ainda é de responsabilidade do governo federal.

“É outra estrada hoje. Totalmente diferente”, reconhece Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do movimento Pró-Logística, ligado ao setor produtivo de Mato Grosso e que, recentemente, percorreu a rodovia.

A importância da BR-163, especialmente para Mato Grosso, não é novidade. Há tempos, produtores rurais, associações e especialistas lembram do quanto o caminho é fundamental para evitar rotas mais longas e mais caras, rumo aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). De acordo com o Movimento Pró-logística, a cada ano, três milhões de toneladas a mais de soja e milho do estado são levados pela rodovia.

“Nós éramos a ponta do rabo do cavalo. Todo nosso volume ia para os portos do Sul. Hoje o grande volume vai para o Arco Norte. E a tendência é melhorar”, acredita Tiago Stefanello, produtor rural em Sorriso e ex-presidente do Sindicato Rural do município.



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