Economia| Reclamação sobre cobrança na conta de luz cresce 40%
Da Redação com| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Aneel (Agência Nacional de
Energia Elétrica) recebeu 52.531 reclamações em todo o Brasil sobre cobranças
na conta de luz, número 40% maior do que o registrado de janeiro a outubro de
2019, quando a Agência recebeu 37.465 reclamações. A pandemia de coronavírus
fez com que mais pessoas ficassem em casa e, consequentemente, o número de
reclamações aumentassem.
Os dados de 2020 consideram as
reclamações enviadas até o dia 26 de outubro deste ano — veja os números
mensais em 2019 e 2020.
De acordo com o gráfico enviado
pela Aneel, houve um aumento significativo nas reclamações de março para abril,
período em que a quarentena começou no país e as pessoas passaram a ficar mais
em casa. A partir de julho deste ano, pico do gráfico, o número segue
trajetória de queda.
O engenheiro eletricista do
Ibape/SP Sérgio Levin afirma que, em função da pandemia, o perfil de consumo de
muitos brasileiros foi alterado. Levin diz que o consumo é baseado em um
triângulo, sendo as pontas tecnologia, perfil do consumidor e tarifas, impostos
e bandeiras.
Como o consumo passou a ser
maior em muitas residências em que há pessoas trabalhando ou estudando
remotamente, há um desequilíbrio neste triângulo. “As pessoas demandam mais
equipamentos elétricos, estão usando mais energia elétrica e usam muito a
geladeira, junto com o chuveiro”, afirma Levin.
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