De janeiro até outubro, mais de 11 mil motoristas e motociclistas foram multados por estarem dirigindo com caçado inadequado em Mato Grosso, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Em todo o estado, foram quase 58 mil infrações. Dá para ver isso de perto, mas ruas, uma série de irregularidades. O calçado inadequado atrapalha na hora de dirigir e pode até causar acidentes como em Rondonópolis, quando a motociclista Gisele Gonçalves de Almeida morreu depois de ser atropelada por uma caminhonete.
A motorista disse que o chinelo prendeu no pedal do acelerador e ela não conseguiu frear.
A gerente de ações educativas do Detran, Rosane Polzl, conta que dirigir com calçados como sandália e chinelo podem causar acidentes.
“O risco é muito grande para si próprio principalmente no caso dos motociclistas porque ao dirigir com calçado inadequado ele calçado pode enroscar nos pedais de freio ou se ele pilotar descalço, mas colocar os chinelos nas mãos ou perto das mãos, nas manetes, pode engatar nas manetes e ele pode gerar um acidente. Normalmente quem sofre mais em um acidente de motociclista é o próprio motociclista, mas não impede que ele acabe afetando e envolvendo outras pessoas nesse acidente”, afirma.
A lei não prevê multa específica pra quem dirige de salto alto. Rosana explica que sapatos de salto alto também podem atrapalhar no manuseio dos pedais
“No caso dos saltos é uma questão bastante complicada principalmente quando for uma sandália porque não fica muito firme nos pés e os saltos também podem atrapalhar o manuseio dos pedais que são necessários pra que a gente tenha bastante segurança”, afirma.
A multa para o motorista que não respeita a lei e que determina uso de calçado fechado ao dirigir é de R$130 e quatro pontos na carteira. A gerente ainda, alerta sobre o que fazer quando sair com sapatos inadequados.
“O ideal seria que a gente conduzisse com sapato adequado, porém se saiu com sapato inadequado, ideal é que pelo menos retire o calçado dos pés”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.