Educação| Escolas do interior de MT conquistam as melhores notas do Ideb nos anos iniciais; resultados acima da média estadual
Seduc-MT/Foto Divulgação
Escolas estaduais de Mato Grosso tiveram ótimos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), etapa do ensino fundamental. As cinco melhores notas são acima de 7,0 e as três primeiras estão empatadas com índice 7,5.
São duas escolas estaduais de Rondonópolis (a 212 quilômetros ao sul de Cuiabá) – La Salle e Sagrado Coração de Jesus, além da EE Monte Verde, localizada no município de Nova Monte Verde (a 968 quilômetros da Capital).
As dez melhores notas do Ideb das séries iniciais da rede estadual são de unidades escolares localizadas em municípios do interior.
Entre as escolas com ótimos desempenho estão a EE Cleufa Hubner, em Sinop (a 500 quilômetros ao norte de Cuiabá), que também comemora o índice de 7,1 assim como a EE Luiza Nunes Bezerra (a 709 quilômetros a médio-norte de Cuiabá) que obteve nota 7,0. São indicadores que superam a média estadual de 5,6.
O diretor da EE Monte Verde, Osmar Boing, que ficou muito satisfeito com o resultado, lembra que a escola superou o índice de 2017 que foi de 7,3 subindo para 7,5. No entendimento do gestor, a nota alcançada não é fruto do acaso ou sorte, mas uma conquista resultante de muito trabalho, empenho e dedicação dos profissionais e principalmente da participação dos pais na vida escolar de seus filhos.
“Mesmo com tantas dificuldades os resultados alcançados por nós nos mostram que estamos no caminho certo e que precisamos continuar unidos em busca de nossos objetivos enquanto instituição escolar que está a todo o momento preocupado com a qualidade da educação e com a formação integral de nossos estudantes” salienta.
Osmar ressalta ainda que o resultado coloca a escola como destaque no cenário educacional estadual e nacional.
Educação de qualidade
Na EE Cleufa Hubner, a sensação de otimismo também é a mesma. A diretora Patrícia Guimarães Pereira ressalta que a equipe gestora e os profissionais da educação têm uma dedicação extrema à educação pública de qualidade.
“E isso com certeza faz toda diferença. Sem uma equipe unida e imbuída num objetivo comum, não se alcança êxito em nada, principalmente quando falamos de educação. Hoje sabemos que graças ao esforço de toda a comunidade escolar somos referência em nosso município”, comemora.
Árduo trabalho
Na EE Luiza Nunes Bezerra o cenário não é diferente. Tanto a equipe gestora como profissionais da educação estão satisfeitos com a nota do Ideb.
“Nossa escola é preocupada com o avanço dos índices de proficiências de seus alunos. Para isso, realizamos um árduo trabalho de conscientização, formação, coparticipação, autoavaliação. Buscamos, por meio de uma gestão participativa, cada um assuma sua responsabilidade numa educação de qualidade”, assegura.
Patrícia explica que, desde o início da realização do Ideb, investe esforços junto aos professores, alunos e família para que os estudantes participem da avaliação. Para isso, foram realizadas reuniões pedagógicas com os professores para elaborar uma ação de divulgação da necessidade de participação do exame.
As divulgações do exame e dos seus resultados são realizadas, desde a primeira edição, durante reuniões com a comunidade escolar, nas salas de aula com os alunos e nas reuniões pedagógicas com os professores.
“É importante a publicização das médias obtidas pela escola e, com isso, a indicação de responsabilidade de cada um dos atores educacionais nesse processo”, assinala.
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