G1
Mato Grosso aparece em primeiro
lugar como o estado com maior crescimento na abertura de empresas no primeiro
quadrimestre de 2020 em um levantamento feito pelo Ministério da Economia. Ao
todo, foram registradas 21.040 novas empresas no estado.
Os dados apontam um crescimento
de 19,1% em relação ao último quadrimestre de 2019.
Do total, 5.993 são empresas dos setores de Serviços, Comércio, Indústria, Agropecuária e outros, registradas na Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). O restante, cerca de 70%, representa o número de Microempreendedores Individuais (MEI).
Conforme o relatório, é possível
perceber o impacto da pandemia do novo coronavírus com a desaceleração em março
e abril do saldo de empreendimentos ativos.
O Mapa de Empresas do Brasil é um levantamento nacional, realizado a cada quatro meses, para fornecer indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para abertura de empresas.
De acordo com a pesquisa, a região centro-oeste tem o tempo médio de um dia e 14 horas para abertura de novas empresas, tempo abaixo da média nacional.
No país, o tempo médio é 3 dias e 21 horas. O balanço nacional aponta uma melhora, com redução de 14 horas (13,1%) em relação ao último quadrimestre de 2019.
Segundo a presidente da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Gercimira Rezende, com o registro automático da Jucemat, houve um avanço muito grande no tempo de abertura de uma empresa, que antes demorava até três meses, e agora, leva em média uma hora, considerando as aberturas realizadas em julho deste ano.
Ela destaca também que os serviços como a emissão de certidão, atualização cadastral, e atendimento para tirar dúvidas exclusivamente pela internet, facilitaram ainda mais o acesso para os empreendedores do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.