;

Especiais

Ciência| O coronavírus surgiu mesmo no Brasil? E por que isso importa?

Exame

Até semanas atrás não havia muitas dúvidas sobre a origem do Sars-CoV-2, o novo coronavírus responsável pela maior pandemia em 100 anos. O vírus, pelo que se sabia, havia nascido na China, e se espalhado pelo mundo a partir da província de Wuhan. A certeza era tanta que o presidente americano Donald Trump começou a chamar a doença de Kung-Flu, um trocadilho com a arte marcial chinesa, impulsionando a divisão entre os dois países. Pois as últimas semanas trouxeram dúvidas sobre essa certeza, e abriram novas frentes de pesquisa sobre o tratamento da covid-19.

 

Na quinta-feira a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou que o Sars-CoV-2 foi encontrado em duas partículas do esgoto de Florianópolis em novembro de 2019. O estudo, ainda preliminar, indica que o vírus poderia já estar na capital de Santa Catarina, mais de um mês antes de ser identificado e anunciado globalmente.

 

O estudo pode indicar que o novo coronavírus chegou às Américas dois meses antes do que se sabia — ou, até, que pode ter nascido no continente. O primeiro caso oficialmente reportado foi em 21 de janeiro de 2020, nos Estados Unidos. No Brasil, acreditava-se que o vírus teria chegado entre fevereiro e março.

 

A primeira descrição do Sars-CoV-2 é de 31 de dezembro de 2019, em Wuhan. 

No dia 12 de janeiro autoridades chinesas divulgaram o sequenciamento de um novo coronavírus que pode levar à síndrome respiratória que desde então já teve mais de 10 milhões de casos confirmados no mundo. Os primeiros casos da doença na Europa foram reportados em 24 de janeiro.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.