O Distrito do Buriti, localizado a 99 quilômetros de sua sede, Alto Araguaia corre o risco de ter seus moradores contaminados pelo novo coronavírus, isso porque de acordo com moradores do vilarejo, pessoas dos municípios de Alto Araguaia e Alto Taquari com casos confirmados tem se deslocado até o Distrito aos finais de semana.
De acordo com um morador, no local há apenas um posto de atendimento médico para dar suporte nos primeiros socorros, tendo apenas um enfermeiro para atender as demandas.
Vídeo Gravado durante a pandemia
Ainda segundo o morador, diversas vezes ligou para as Fiscais Sanitárias de Alto Araguaia para solicitar providências, no entanto, sem obter êxito na solicitação. Ainda de acordo com o morador, por estar a 99 km de distância, é raro o atendimento das ocorrências referente as aglomerações no vilarejo.
Lado A - Vigilância Sanitária
Entramos em contato com o departamento em Alto Araguaia onde fomos informados há apenas duas fiscais sanitárias para atender todo o município com mais de 17 mil habitantes ( IBGE 2015).
Ainda de acordo com a servidora que nos atendeu, há uma grande demanda no município devido aos inúmeros casos já registrados. Segundo ela o que mais dificulta o atendimento no Distrito é serem apenas duas fiscais e muitas vezes no mesmo período de chamado, há diligencias na cidade.
A servidora ainda ressaltou que a população não colabora e continua se aglomerando.
Lado B – Polícia Militar
Em conversa com o segundo-tenente, Murilo Bezerra Moraes, ele nos explicou que a polícia sempre atendeu as demandas do Distrito do Buriti, no entanto, devido à distância e terem que realizar diligência no município de Alto Araguaia, inviabiliza o atendimento das ocorrências do vilarejo no momento da denúncia.
Segundo Murilo, é importante deixar claro que a guarnição sempre atendeu as demandas do Buriti, no entanto, neste período de pandemia, a polícia está sendo o apoio operacional dos Fiscais Sanitários que tem o papel fundamental de fiscalizar as irregularidades no combate ao novo coranavírus.
2 comentários:
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Vocês estão publicando mentiras , que vem de um morador querendo chamar atenção
ResponderExcluirGostaria que o morador que realizou a denuncia para o site de notícias informasse para a população do Distrito do Buriti qual o cidadão que esteve no local estava contaminado. Pois, o Distrito não possui testes rápidos e muito menos casos suspeitos. Precisamos da informação para saber se tivemos contato com o cidadão contaminado que está citado na reportagem.
ResponderExcluir