G1
O prazo para a entrega do Imposto
de Renda na Receita Federal termina dia 30 deste mês. Mesmo com a prorrogação
do caso, cerca de 200 mil pessoas em Mato Grosso ainda não enviaram os dados. O
contribuinte que não entregar está sujeito a multa e suspensão do CPF.
Em Mato Grosso, a expectativa é de que 570 mil contribuintes entreguem a declaração do imposto de renda. A declaração é obrigatória pra quem, em 2019, recebeu mais de R$28,5 mil.
O auditor fiscal da Receita Federal, Renato Moreira Pinheiro, conta que o prazo foi ampliado devido a pandemia.
“Até o momento, nós recebemos cerca de 570 mil declarações, então temos quase 200 mil ainda para serem entregues. Lembrando que o prazo inicial era de 30 de abril, mas por conta da pandemia, a Receita se a obrigação de ampliar esse prazo pra evitar aglomerações nas delegacias e junto aos contadores, afirma
A orientação é que mesmo se o
contribuinte não tiver todos os documentos, é preciso fazer a declaração dentro
do prazo. Se não for entregue, o CPF da pessoa é suspenso e só vai ser
regularizado quando houver a entrega.
“Aquele contribuinte que está obrigado a entregar a declaração do imposto de renda e não faz, ele vai ter seu CPF suspenso e ele só vai ser regularizado quando entregar a declaração.”
Quem entregar a declaração em atraso, está sujeito a multa mínima de R$165,00 podendo chegar a uma multa máxima de 20% do imposto de renda devido. Pra quem já está em dia com a receita federal, a restituição segue o cronograma, o primeiro lote já foi liberado em maio e os demais serão nos próximos meses.
A declaração do imposto de renda pode ser feita pelo site da Receita federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.