;

Especiais

Alto Taquari| Secretaria de Assistência Social dá início a programa de atenção a homens autores de violência contra as mulheres

Da redação com assessoria

Dados divulgados pela Polícia Judiciária Civil do município revela que de janeiro ao dia 18 de maio deste ano, foram registradas 78 ocorrências de vítimas femininas. Sendo solicitadas 24 medidas protetivas. Vale lembrar que no início do mês, foi registrado o primeiro caso de feminicídio no município.

A Lei nº 11.340/2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, entrou em vigor em 2006, dando ao país salto significativo no combate à violência contra a mulher. Uma das formas de coibir a violência e proteger a vítima asseguradas pela norma é a garantia das chamadas medidas protetivas.

Diante os números, a Prefeitura de Alto Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início ao Projeto Desconstruir para Construir. A ação visa conscientizar autores de violência contra a mulher.

O projeto foi desenvolvido pela assistente social Rozilene Freitas e pela psicóloga Vanessa Bonadiman, responsáveis pela Proteção Social Especial (PSE) de Alto Taquari.

Segundo as idealizadoras, o projeto possui eixo voltado para conscientização e reflexão, de forma a estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens.

“Desconstruir para Construir”

A psicóloga e a assistente social explicaram que o foco é convidar as pessoas a repensar e ressignificar os estereótipos e/ou as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos. De acordo com a equipe, “esses pensamentos são fortemente arraigados em nossa cultura, sendo base da desigualdade de gênero, da discriminação das mulheres e, consequentemente, da violência exercida contra elas”.

A iniciativa foi apresentada para autoridades municipais em reunião realizada no dia 27 de maio de 2019, no Centro de Convivência do Idoso (Cecoi). Após 1 ano sendo maturado, entrou em ação na semana passada.

O que é a Proteção Social Especial?

A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.