quinta-feira, 30 de abril de 2020

Mato Grosso| A partir de maio, Aeroporto Internacional Marechal Rondon vai receber novos voos


Agora MT

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon de Várzea Grande- MT, vai receber a partir do mês de maio novos voos. 
Os voos vão atender os municípios de Tangará da Serra, Sinop, Água Boa, Juína e São Félix do Araguaia, além desses haverá os trechos para Brasília (DF), Campinas (SP), Confins (MG), Guarulhos (SP) e Porto Velho (RO). 



A concessionária Centro-Oeste Airport anunciou nesta quarta-feira (29), os novos trechos e serão feitos pela s empresas Azul, Gol e Latam. 


A concessionária informou que as medidas de higienização com medidas ao combate do novo Coronavírus permanece.  




Segurança| Governo destina 279 pistolas e 27 fuzis para as forças de segurança de MT

Sesp-MT
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) recebeu a doação de 279 pistolas Taurus .40 do modelo PT 100, doadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma iniciativa pioneira no país. Em 2019, o órgão federal passou a utilizar armas da marca Glock 9mm. Por meio do termo de doação ao Governo de Mato Grosso, a Polícia Militar vai receber 195 pistolas, 60 foram para a Polícia Judiciária Civil e outras 40 para o Corpo de Bombeiros.
Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor Mauro Zaque, titular da 11ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital, destinou R$ 200 mil para a Polícia Judiciária Civil para a compra de 27 fuzis T4 calibre 556 da marca Taurus. As armas serão utilizadas pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Judiciária Civil.
O governador Mauro Mendes agradeceu as parcerias tanto com a PRF quanto com o MPE e lembrou que o Estado já tinha iniciado um processo de aquisição de novos armamentos e argumentou que as doações vieram em um bom momento.
“Tivemos que dar uma pausa no processo, mas não desistimos das aquisições. Nossas polícias estão há muitos anos sem receber investimentos necessários para mínimo de equipamentos para o dia a dia. Não desistimos do processo de aquisição, apenas uma pausa, e deve ser retomado nos próximos meses. Neste momento me resta agradecer e pedir a compreensão daqueles que ainda estão usando equipamentos não tão adequados”, disse o governador. 
O superintendente da PRF, Francisco Lucena, destacou que a iniciativa do termo de doação de armamentos em Mato Grosso é pioneira no país e que esta é mais uma contribuição da PRF no processo de integração com as forças de segurança do Estado de Mato Grosso.
“Nós temos hoje o nosso canal 191 funcionando no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) e isso para nós é de fundamental importância, trabalhar lado a lado com a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Politec, Bombeiros, ou seja, todos os agentes da Segurança Pública estão no mesmo espaço. Em Mato Grosso, o tempo de resposta diminuiu de forma significativa e o combate à criminalidade também e isso melhorou o nosso atendimento”.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, ressaltou que a parceria da PRF e o Ministério Público com a pasta é fundamental porque são investimentos na estrutura dentro do programa Tolerância Zero.
“A PRF tem sido uma grande parceira assim como Ministério Público. São diversos investimentos dentro do projeto do Ministério Público na pasta e eles tem nos ajudado bastante e realizado um grande trabalho”.
Participaram do evento o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Jonildo Assis, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alessandro Borges, o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Mario Demerval e o promotor Mauro Zaque.  

Mato Grosso| Uso de máscara será obrigatório a partir do dia 5 de maio


A partir do dia 5 de maio, os comerciantes que permitirem a entrada de pessoas sem máscaras nos estabelecimentos, funcionários ou clientes, serão multados. O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou a lei que torna obrigatório o uso de máscaras em todo o estado como forma de conter a disseminação do coronavírus.  A publicação consta na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 22 de abril.
A partir da próxima terça-feira, dia 5 de maio, enquanto estiver vigente o decreto de calamidade pública, os estabelecimentos públicos e privados que estiverem em funcionamento em qualquer município de Mato Grosso devem exigir o uso de máscaras faciais dos funcionários, colaboradores e clientes.


Em caso de descumprimento, o estabelecimento será multado em R$ 80 por pessoa que estiver sem a máscara. Os estabelecimentos públicos ou privados serão responsáveis por fornecer as máscaras aos funcionários e colaboradores.
O dinheiro arrecadado com as multas que podem ser aplicadas deve ser destinado à compra de cestas básicas que serão distribuídas ao município onde ocorreu a autuação.


A fiscalização ficará por conta do Procon, Polícia Militar e Vigilância Sanitária.



terça-feira, 28 de abril de 2020

Educação| Em MT, aulas de Libras são disponibilizadas de graça pela internet


G1

Aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) vão ser disponibilizadas gratuitamente pela Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, por meio do projeto 'Momento Libras', para ensinar um pouco sobre esse meio de expressão e comunicação.
O primeiro vídeo traz o alfabeto em Libras e estará disponível nas redes sociais da biblioteca (YouTube, Facebook e Instagram) nesta terça-feira (28).


Toda semana o público poderá acessar um novo vídeo com conteúdo diferente. Para começar, serão abordados temas como abecedário, números, saudações, família, cores, pronomes, verbos, expressões que remetem a piadas ou humor, e até mesmo diálogos com e sem legenda para os participantes praticarem o conhecimento.

A capacitação online oferecerá o conteúdo básico para o aprendizado de Libras, e os participantes terão direito a certificado de 40 horas. No entanto, para solicitar o documento, será necessário interagir nas redes sociais, tirando dúvidas e compartilhando experiências de aprendizado, além de fazer avaliação final.



Ao final, a equipe da Biblioteca Estadual montará um acervo de vídeos que ficará disponível para consulta e pesquisa no espaço cultural.



Saúde| Brasil tem quase 200 voluntários dispostos a se infectar com novo coronavírus em possíveis testes de vacina


Bem Estar

O Brasil tem quase 200 voluntários inscritos em uma plataforma internacional que está convocando pessoas dispostas a se infectar de propósito com o novo coronavírus em testes múltiplos de vacinas. A plataforma, chamada 1 Day Sooner, já tem 3,9 mil inscritos de 52 países. De acordo com os organizadores, até esta segunda-feira (27), 182 eram brasileiros.


Para desenvolver qualquer tipo de vacina, os cientistas precisam percorrer diversas etapas. Entre elas está a pesquisa básica – que é o levantamento do tipo de vacina que pode ser feita – seguida por testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais e que servem para demonstrar a segurança do produto. Depois, há os ensaios clínicos, que ainda podem se desdobrar em outras quatro fases. Uma das mais demoradas é justamente o teste em humanos.
A iniciativa do 1 Day Sooner pretende ter à mão candidatos para testar diversos tipos de vacinas ao mesmo tempo – o que abrevia algumas etapas tradicionais para chegar a um resultado. Atualmente, há 76 vacinas contra a Covid-19 sendo desenvolvidas, 71 em estágio pré-clínico e 5 em fase clínica,de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados até 20 de abril.

“Nosso objetivo é criar as condições prévias necessárias para os testes avançarem, o que envolve garantir um conjunto diverso de voluntários pelo mundo”, afirma Josh Morrison, criador da iniciativa, em entrevista ao G1.

Em 31 de março, pesquisadores dos Estados Unidos e da Inglaterra publicaram um estudo científico no “Journal of Infectious Diseases” em que defendem os testes múltiplos em voluntários para acelerar o desenvolvimento de vacina contra Covid-19. “Esses ensaios podem subtrair muitos meses do processo de licenciamento, disponibilizando vacinas eficazes mais rapidamente”, argumentam no artigo.

Os pesquisadores avaliam que os riscos de infectar voluntários com Covid-19 seriam amenizados se os testes forem feitos em pessoas que não estão em grupos de risco.



“Obviamente, ao desafiar voluntários com esse vírus, corre-se o risco de causar doenças graves e possivelmente até a morte. No entanto, argumentamos que tais estudos, ao acelerar a avaliação da vacina, poderiam reduzir o número global de mortalidade relacionadas ao coronavírus (...) o risco pode ser aceitável se forem feitos testes em adultos jovens e saudáveis, com risco relativamente baixo de doenças graves após infecção natural e se, durante o desafio, eles receberem monitoramento frequente e, após qualquer infecção, os melhores cuidados disponíveis”, afirmam.



Política| Celso de Mello autoriza inquérito no STF para apurar declarações de Moro com acusações a Bolsonaro



G1

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello autorizou nesta segunda-feira (27) abertura de inquérito para apurar declarações do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro.


Ao deixar o governo, na última sexta (24), Moro apontou suposta interferência de Jair Bolsonaro em inquéritos da Polícia Federal. Segundo o ex-ministro, o presidente Jair Bolsonaro decidiu trocar a direção-geral da PF porque gostaria de ter acesso a informações de inquéritos sobre a família dele.

O pedido de abertura foi encaminhado na sexta-feira (24) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. O decano do STF foi sorteado relator do pedido.



Segundo o ministro Celso de Mello, os fatos narrados por Moro têm relação com o exercício do cargo, o que permite a investigação de Bolsonaro. Isso porque a Constituição impede que o chefe do Executivo seja alvo de apuração alheia ao exercício do mandato.

"Os crimes supostamente praticados pelo senhor presidente da República, conforme noticiado pelo então Ministro da Justiça e Segurança Pública, parecem guardar (...) íntima conexão com o exercício do mandato presidencial, além de manterem – em função do período em que teriam sido alegadamente praticados – relação de contemporaneidade com o desempenho atual das funções político-jurídicas inerentes à chefia do Poder Executivo", escreveu o ministro.

Com a abertura do inquérito, começa a fase de produção de provas. Aras pediu ao Supremo que a linha de investigação tenha início com o depoimento de Moro e que o agora ex-ministro apresente documentos que comprovem suas declarações.

Uma das medidas que podem ser tomadas no curso do inquérito é a quebra de sigilos telefônicos, por exemplo, para verificar a autenticidade da troca de mensagens entre Sergio Moro e Bolsonaro. O material foi indicado por Moro como prova da suposta influência e divulgado pelo Jornal Nacional.

Em pronunciamento, Bolsonaro afirmou que as declarações de Moro eram infundadas e que ele não havia tentado interferir na Polícia Federal.

A imagem da conversa mostra que o presidente enviou a Moro o link de uma reportagem sobre a PF estar "na cola" de 10 a 12 deputados bolsonaristas. No print, o número que seria de Jair Bolsonaro escreve: "mais um motivo para a troca", em referência ao então diretor-geral da PF, Mauricio Valeixo.

O estopim para que Sergio Moro deixasse o governo, e fizesse o discurso com indícios de irregularidades cometidas pelo presidente Jair Bolsonaro, foi a demissão de Valeixo - substituído por Alexandre Ramagem, delegado da PF que foi segurança de Bolsonaro na campanha e é amigo da família.



Para a PGR, a fala do ex-ministro da Justiça e ex-juiz indica possibilidade de crimes como falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça e corrupção passiva privilegiada.

Caso os fatos apresentados por Moro não sejam comprovados, ele poderia responder por denunciação caluniosa e crimes contra a honra. Nesta terça, Bolsonaro nomeou o advogado-geral da União André Luiz Mendonça para substituir Moro no Ministério da Justiça.



Mato Grosso| Detran retoma atendimento presencial de serviços não disponíveis online com agendamento prévio


G1

O atendimento presencial do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) foi retomado em todo estado nesta segunda-feira (27), mediante prévio agendamento, que deve ser feito através do site da autarquia (www.detran.mt.gov.br).

O retorno do atendimento foi publicado no Diário Oficial do Estado. Para agendar o atendimento presencial, o usuário deve acessar o endereço eletrônico do Detran-MT e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.


Ao entrar na página, basta o usuário preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

Serão realizados o atendimento presencial por agendamento dos seguintes serviços: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).


Já na área de Habilitação poderão ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, entrega de CNH para cumprimento de suspensão, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).


Atendimento

No atendimento presencial somente será permitida a entrada do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes. O horário para atendimento por agendamento será das 8h às 13h.

As unidades do Detran-MT localizadas em municípios que decretaram a suspensão do atendimento ao público deverão seguir a determinação municipal.

Para garantir a segurança dos usuários e servidores, durante o atendimento presencial, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressalta que somente serão realizados de forma presencial os serviços que não estão disponíveis online.


Serviços online

Atualmente o Detran-MT conta com uma série de serviços disponíveis no site da autarquia (www.detran.mt.gov.br) e no aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado em aparelhos celulares com sistema Android e IOS.

Os serviços disponíveis são: Licenciamento Anual de veículo, emissão de taxas como o IPVA, Seguro DPVAT e multas; segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir e troca para a CNH definitiva.

Além disso, pelo aplicativo e pelo site do Detran-MT também é possível realizar a consulta a informações de veículo, informações de condutor, resultado de Recurso de Infração, Certidão Negativa de Multa, emissão da Certidão de Condutor, validar documentos, Certidão de Propriedade, consulta a valores e taxas de serviços e extrato de multa do Detran.

Todos os serviços relacionados acima podem ser feitos 24 horas por dia, sem a necessidade de deslocamento do usuário a qualquer unidade da autarquia.

O Detran-MT também possui um canal para esclarecer dúvidas e informações, através do telefone (65) 3615-4800.

Deliberação Contran

O Detran-MT destaca que continua valendo a suspensão dos prazos para a realização de transferência de propriedade do veículo, emplacamento por mudança de cidade ou município e primeiro emplacamento veicular, determinada pela deliberação n°185 de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A deliberação também continua sendo cumprida quanto ao prazo de validade indeterminado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão para Dirigir (PPD), para os motoristas que estão com o documento vencido desde o dia desde o dia 19 de fevereiro de 2020.



segunda-feira, 27 de abril de 2020

Alto Araguaia| Com live solidária no facebook, Mel Carvalho arrecada mais de 2 mil kg de alimentos



A “Live Solidaria” da cantora Mel Carvalho que aconteceu na tarde deste domingo (26), transmitida na página oficial da artista, arrecadou 2.800kg de alimentos para serem doados às famílias carentes de Alto Araguaia-MT e Santa Rita do Araguaia-GO.  
Segundo a cantora, a ideia de fazer a “Live Solidária”, partiu do esposo, após, entraram em contato com alguns amigos e parceiros que apoiaram a ideia. 

“Estamos passando por momentos difíceis, mas a união faz a força”, enfatiza. 

Para a cantora Melzinha, como é chamada pelos fãs, a transmissão foi um sucesso, onde conseguiram arrecadar além dos 2.800kg de alimentos, valores em reais que ainda serão contabilizados e utilizados para a compra de cestas básicas. 

Com sucessos antigos, a Live animou o domingão de vários fãs espalhados pela região, Brasil e outros países. 

Ainda de acordo com a cantora, as doações ainda podem ser feitas até sexta-feira, dia 1° de maio. 

“Só tenho a agradecer, uma ação entre amigos, uma palavra me defini, gratidão”, enfatizou.


A transmissão durou cerca de quatro horas, teve mais de vinte mil visualizações, dois mil comentários e 451 compartilhamentos. 





Mundo| Mulher descobre traição do marido durante live

Uma ex-concorrente do Big Brother espanhol, Marta López, descobriu a traição de seu marido através de uma live.
Javier Negre é jornalista e foi convidado a compartilhar a sua experiência sobre o isolamento social e opinar sobre a forma como o governo espanhol estaria gerindo a crise sanitária.
A participação do profissional foi através de uma video-chamada. E foi neste momento que muitos ficaram de ?queixo caído', no fundo da sua participação apareceu uma mulher seminua.
A situação causou polêmica porque Javier é casado com Marta López, mas ambos estão cumprindo a quarentena em casas separadas.
Marta já foi assediada pelos meios de comunicação para falar sobre o episódio, mas não deu grandes detalhes,  disse apenas ser "muito desagradável". E admitiu que se trata realmente de uma traição já que seu companheiro não tem nenhuma filha.

Segundo a ABC.es, Marta disse que já sabe quem é a mulher que surge no vídeo.