O número de ingressantes em cursos
de graduação presencial no País em 2018, 2,07 milhões, foi o menor dos últimos
sete anos, mostra o Censo de Educação Superior, divulgado nesta quinta-feira,
19. De cada dez calouros na graduação, quatro foram para o ensino a distância.
Desde 2011, a modalidade EAD cresceu mais de três vezes - passando de 431,5 mil
ingressantes, em 2011, para 1,37 milhão em 2018.
Preparado pelo Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, (Inep), o censo deixa
clara a concentração do mercado de ensino a distância - apenas 244 instituições
privadas ofertam essa modalidade de ensino. Mais de 80% dos estudantes de EAD
estão matriculados em 20 instituições - 19 privadas. E, pela primeira vez,
foram ofertadas em 2018 mais vagas de cursos a distância do que na modalidade
presencial: 7,1 milhões de vagas EAD, ante 6,3 milhões nos cursos presenciais.
No universo das particulares,
Pedagogia concentra o maior porcentual de matrículas de cursos a distância,
23,4%. Em seguida, vem Administração e Contabilidade com, respectivamente,
11,4% e 7%. Na rede federal, os cursos a distância de Pedagogia também são
maioria. Eles respondem por 12,9% das matrículas. Em seguida, vem Matemática,
com 11,9%.
Questionado se isso não
aumentaria o risco de professores serem formados sem nunca ter dado uma aula em
sala, o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, se amparou nas regras
existentes. De acordo com ele, a abertura de cursos cumpre o que é determinado
por lei.
O crescimento de cursos a
distância ganhou força exatamente graças a uma decisão do governo federal. Em
2017, o MEC publicou uma portaria tornando mais simples as regras para a
criação de graduações nessa modalidade. Anteriormente, a abertura de polos
estava condicionada a uma vistoria feita por técnicos. Com a mudança, basta que
alguns indicadores de qualidade sejam atendidos.
O estudo mostra ainda a expansão
do mercado privado no ensino superior. No ano passado, a cada 4 alunos
matriculados nos cursos de graduação, apenas 1 estava em uma instituição
pública. No período 2017-2018, a rede pública cresceu 1,6%, enquanto a privada,
2,1%.
O fenômeno é identificado em todo
o País. Em alguns casos, a diferença é muito marcante. Em São Paulo, por
exemplo, são 4,6 alunos na rede pública para cada aluno na rede privada, quando
se consideram os cursos presenciais. Em todo o País, só Roraima apresenta mais
matrículas na rede pública.
Ressalvas
O fenômeno da expansão de cursos
de graduação a distância é visto de diferentes formas pelos especialistas.
Parte tem ressalvas sobre a qualidade da modalidade a distância, pela
dificuldade de acompanhar alunos, interagir com colegas e professores e ofertar
atividades práticas. Outro problema apontado é o nível maior de desistência nas
graduações EAD.
Para Celso Niskier, presidente da
Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), porém,
"uma modalidade de ampla aceitação mundial está expandindo".
"Esse avanço do EAD vem acontecendo por motivos econômicos e financeiros,
mas também por uma mudança da sociedade, que passa a aceitar melhor a educação
mediada por tecnologias, além do alcance das pequenas e médias cidades, que a
abertura de polos EAD abrange."
Olavo Nogueira Filho, diretor de
políticas educacionais do Todos pela Educação, ainda considera preocupante o
avanço da participação de cursos a distância em Pedagogia e nas licenciaturas.
"É como acontece com Medicina. Ninguém avalia ter um médico que recebeu
apenas conhecimentos teóricos", compara. Ele acredita que o fato de
graduações voltadas à docência serem agora majoritárias na modalidade de cursos
a distância certamente poderá comprometer a qualidade do profissional.
"Não se trata apenas de alguns indicadores. O professor precisa, para além
do teórico, saber transmitir os ensinamentos aos alunos."
Desistência
O ministro da Educação, Abraham
Weintraub, chamou a atenção para as altas taxa de abandono dos cursos de ensino
superior. Antes de os dados serem apresentados, ele observou que as taxas de
desistência superam os 50% no País. São alunos que ingressam, mas não completam
o curso. "A conclusão é óbvia. Se a gente reduzisse significativamente
essa deficiência, a gente conseguiria dobrar o ensino superior", afirmou.
Instituições privadas são as
campeãs de desistência. Dados do censo mostram que 59,9% dos alunos desistiram
do curso. Em seguida, vêm alunos das universidades federais (com 47,6% de
desistência) e das estaduais (com 41,9%).
Há também atrasos. De acordo com
o censo, 33% dos alunos matriculados concluem o curso no tempo que seria
inicialmente programado para a graduação. Esse desempenho é um pouco superior
do que o apresentado por Portugal (29%), Holanda (28%) e Áustria (26%), mas
muito inferior, por exemplo, ao que é apresentados no Reino Unido, onde a taxa
de conclusão é de 72%. Nos Estados Unidos, a taxa é de 38%.
De acordo com o censo, 19,6% das
pessoas com 25 a 34 anos no Brasil têm educação superior. Um desempenho melhor
do que o apresentado por faixas etárias mais altas. Entre 55 a 64 anos, 13,7%
têm educação superior.
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