terça-feira, 4 de junho de 2019

Alto Taquari| Após diagnósticos imprecisos de Dengue emitidos pela FUNSAT, MPE convoca população para registrar reclamação



Após receber denúncia que diversos exames clínicos realizados por médicos da Fundação Hospitalar de Alto Taquari têm apresentado falhas no diagnóstico para identificar o vírus da Dengue, o Promotor de Justiça, Dr. João Mota, por meio do Ministério Público instaurou o SIMP nº000445-046/2019 para investigar a denúncia.

Diante a reclamação, o Promotor vem a público, convocar todos os munícipes que realizaram qualquer exame junto a Fundação Hospitalar de Alto Taquari e o  diagnóstico apresentou erro, principalmente nos exames para identificar o vírus da Dengue,  assim como aqueles moradores que tenham conhecimento de lugares que possam estar com larvas, para que compareçam no MPE e formalize sua reclamação. É importante que leve os documentos pessoais e com os resultados dos exames ou parecer clínico. 

A participação de cada cidadão é primordial para que o MPE possa tomar as medidas cabíveis junto ao atendimento de saúde em nossa cidade.

Vale ressaltar que os casos de dengue em nosso município de acordo com a Secretária Estadual de Saúde saltou de 05 para 124 casos no início deste ano.

A preocupação do MPE é que uma vez o diagnóstico clínico dando erro, o paciente pode ser prejudicado ao ingerir remédios que são proibidos quando o quadro é Dengue.

Diagnósticos errados

Uma paciente procurou o MPE e realizou a denúncia após ela e seu filho terem  tido o diagnóstico de dengue negativo na FUNSAT, após  passar por consulta clínica. No entanto, ao realizar o exame no laboratório particular, os resultados foram positivos para o vírus.

Já em outro momento, uma senhora  informou ao Alto Taquari em pauta que sua filha de 15 anos passou por três médicos, todos realizaram exames clínicos e nenhum foi diagnosticado o vírus da  Dengue, no entanto, ao efetuar o exame no laboratório particular, os resultados confirmaram a suspeita da mãe.

Sendo assim, é de suma importância que todos participem desta coleta de dados. 

Exames Clínicos x Exames Laboratoriais 

É importante antes de tudo saber que há uma diferença entre diagnóstico clínico e o sorológico. Quando se diz clínico é o procedimento realizado pelo médico dentro do consultório. Já o sorológico é aquele que é realizado através do sangue. 

Lembrando que a recomendação é que o teste sorológico na  FUNSAT  seja realizado até o 5º dia para que o mesmo identifique o vírus através do NS1. Após o 5º dia somente será identificado no laboratório particular através do IgM. 






Um comentário:

  1. Funsat, alguém pode explicar a sua função. Prq pra min sua única função é captar o dinheiro da população, pra fazer exames q deveriam ser feitos,pelo SUS. Minha duvida, qual a sua
    função?

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.