quinta-feira, 23 de maio de 2019

Brasil| Governo de MT institui 6 de dezembro como dia de luta dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

Com informações do G1

O governo de Mato Grosso instituiu o dia 6 de dezembro como dia estadual de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. O projeto de lei sancionado na segunda-feira (20), foi proposto pela Assembleia Legislativa (ALMT) e sancionado pelo executivo.

De acordo com a proposta o dia de mobilização visa estimular e defender:

*o desenvolvimento de ações educativas de informação e conscientização, a fim de melhorar o conhecimento da população acerca da necessidade de o homem atuar em prol da diminuição da violência contra a mulher;

*a realização de debates e outras atividades que divulguem as políticas públicas e ações para que a violência contra a mulher seja evitada;

*a divulgação de entidades e empresas com histórico reconhecido de combate à violência contra a mulher;

*o reconhecimento de ações desenvolvidas pela sociedade civil organizada no combate à violência contra a mulher.

Segundo dados da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DEDM), em 2018, a unidade atendeu 3.054 mulheres vítimas de violência, somente em Cuiabá. Também registrados 2.914 procedimentos.

Ainda segundo o documentos, o mês de maior incidência de crimes contra a mulher, no ano passado, foi agosto, com 288 atendimento. Esse número representa 9,6 % do total de registro do ano.


A delegada Jozirlete Criveleto, que responde pela Delegacia da Mulher, afirmou que esses dados possibilitam a criação de alternativas de prevenção para reduzir os índices de violência contra as mulheres. Uma das ações criadas com base nestes dados foi a "Patrulha Maria da Penha", que percorre os bairros, onde foram registrados números altos de agressões à vítimas do sexo feminino, como forma de inibir os agressores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.